Início Esporte

EC São Bernardo herda vaga e disputará a Série D do Brasileiro

Um dos clubes mais antigos do ABCD aceitou o convite feito pela FPF e disputará torneio nacional pela primeira vez

24
Crédito: João Romoli / EC São Bernardo

Após o São Caetano oficializar a sua desistência da disputa da Série D, a Federação Paulista de Futebol confirmou que o EC São Bernardo será o substituto na competição.

A vaga veio através da surpreendente campanha feita pelo clube na Copa Paulista 2019. A equipe foi semifinalista, caindo para o XV de Piracicaba. Como o campeão São Caetano desistiu da participação, o Nhô Quim disputou a Copa do Brasil e o Mirassol está garantido na Série D deste ano, a vaga foi passada para o Cachorrão, quarto colocado da competição estadual.

Com isso, o clube integrará o Grupo A8 e terá como adversários Caxias, Joinville, Marcílio Dias, Novorizontino, Pelotas, São Luiz e Tubarão.

O Cachorrão, como é conhecido, recebeu convite da Federação Paulista de Futebol e prontamente foi aceito. Em 92 anos, um dos clubes mais antigos do ABCD paulista disputará um torneio nacional pela primeira vez em sua história.

Atualmente, a equipe disputa a Série A3 do Paulista e ocupa a segunda colocação com 20 pontos, seis atrás do líder Noroeste.

Confira a nota publicada pelo EC São Bernardo em suas redes sociais:

“Cachorrão aceita convite da FPF para disputar primeiro nacional de sua história

O EC São Bernardo pode fazer história nessa temporada. Isto porque o clube aceitou o convite da Federação Paulista de Futebol para disputar sua primeira competição nacional — Série D do Brasileiro. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (23), em reunião realizada para analisar as possibilidades financeiras do clube diante do Coronavírus.

A oportunidade se deu pela desistência do São Caetano, campeão da Copa Paulista de 2019. Na ocasião, o EC São Bernardo foi eliminado na semifinal pelo próprio rival. Como o XV de Piracicaba, o outro finalista, já atuou na Copa do Brasil neste ano, e o Mirassol, também semifinalista, ja está na Série D, a vaga foi automaticamente direcionada ao Cachorrão.

Feliz com a oportunidade, o presidente Felipinho Cheidde destacou o comprometimento com o clube. “Baseado em muita responsabilidade e orgulho comunicamos oficialmente a FPF o desejo de representar o Grande ABC na Série D (ocupando a vaga legalmente). Estamos preparados para esse novo desafio indo de encontro com a nítida evolução do EC São Bernardo, o Cachorrão”, enfatizou.

Vale lembrar que o clube ocupa a segunda colocação da Série A-3 do Campeonato Paulista, zona de acesso para a A-2.”