Home Esporte

Joinville, o Tricolor da Manchester Catarinense

312
joinville brasao

 joinville brasaoConheça o primeiro adversário da Ferroviária

O portal RCIARARAQUARA inicia um especial sobre os rivais da Ferroviária na fase de grupos da Série D do Brasileiro 2019. De início, será o Joinville, primeiro adversário da Locomotiva no Grupo A17 da competição, com quem medirá forças no próximo sábado, às 18h, na Fonte Luminosa.

Fundando em 29 de janeiro de 1976, o Joinville Esporte Clube busca se reerguer no cenário nacional. Depois de 32 anos, voltou a disputar a Série A apenas em 2015, porém a passagem foi repentina. Em 38 jogos, foram apenas 31 pontos conquistados, terminando na última colocação.

Entre 2016 e 2019, foram mais duas quedas, até chegar a Série D deste ano, podendo ter mais uma chance de se reerguer no cenário futebolístico brasileiro.

No estadual deste ano, a campanha do JEC não foi a das melhores e decepcionou o seu torcedor. Na fase primeira fase, terminou apenas na sétima colocação com 20 pontos, a sete do Criciúma, último da zona de classificação às quartas-de-final.

A eliminação precoce fez a diretoria do clube demitir o treinador Zé Teodoro e, para o seu lugar, contratou Felipe Surian, de apenas 37 anos.

O clube manteve, praticamente, todo o elenco para a disputa da Série D. Porém, um dos destaques da equipe, o atacante Rafael Grampola, acertou sua ida para o Brasil de Pelotas e disputará a Série B.

Do atual elenco, um ex-afeano está presente. O zagueiro Luan, que possuí mais de 90 jogos com a camisa grená, participou do acesso à elite paulista, em 2015, e do título da Copa Paulista de 2017 e o vice-campeonato, em 2016.

Rodrigo Figueiredo (meia), Arêz (lateral-direito) e Caxito (atacante), deixaram a equipe. Porém, chegaram: Renato Justi (zagueiro), Ângelo (lateral direito), Leandro Salino (volante), Giba (meia), Jean Silva (atacante) e Felipe Alves (atacante).

Joinville Esporte Clube

Alcunhas: JEC e Tricolor
Fundação: 29 de janeiro de 1976, 43 anos
Mascote: Coelho
Principais rivais: Criciúma, Avaí, Figueirense e Chapecoense
Estádio/Capacidade: Arena Joinville / 17 mil
Treinador: Felipe Surian
Presidente: Vilfred Schapitz
Competições no ano: Campeonato Catarinense, Brasileiro Série D, Copa do Brasil e Copa Santa Catarina

joinville arenaArena Joinville, casa do JEC

Crédito das fotos: Reprodução/Twitter/Facebook