
Locomotiva assume a liderança isolada do grupo
Na tarde deste sábado, a Ferroviária confirmou a boa fase e venceu, de virada, o clássico diante do XV de Piracicaba pelo placar de 3 a 1, no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, pela 5ª rodada da Copa Paulista.
Os gols da partida foram marcados por Cássio Gabriel, para o Nhô Quim, Luís Henrique e Tom, duas vezes, para o time grená.
De quebra, a Locomotiva quebrou um longo tabu. A equipe não vencia, em Piracicaba, há quase 40 anos. A última vitória foi no dia 24 de setembro de 1978, por 2 a 1.
O resultado levou a equipe aos 10 pontos, deixando Desportivo Brasil, ficando líder de forma isolada do Grupo 2 da competição. Na próxima rodada, a Ferroviária recebe o Rio Claro, quarta-feira, às 11h, no estádio da Fonte Luminosa, no aniversário de 201 anos de Araraquara.
*ERRATA: Divulgamos, anteriormente, que a última vitória da Ferroviária em Piracicaba ocorreu há 45 anos, vitória por 1 a 0. Olhando os arquivos do blog “Ferroviária em Campo”, de Vicente Baroffaldi, constatamos que a última vitória, fora de casa, aconteceu em 1978, em vitória por 2 a 1, válida pelo Campeonato Paulista da Série A1.
O JOGO
No começo da partida, o XV de Piracicaba começou pressionando a Ferroviária e não dava espaços. Aos 3 minutos, o XV teve a primeira chance. Cássio Gabriel recebe no meio e arrisca de longe. Gabriel Leite se estica todo e manda a bola para escanteio.
Aos 9, a equipe da casa quase abre o placar. Mário Sérgio cruza na pequena área e Rafael Rosa, de cabeça, finaliza. A bola passa rente ao travessão.
A primeira chance da Ferroviária aconteceu aos 15 minutos. Em cobrança de falta pelo lado esquerdo, Tom cruza na área, a bola passa por Caíque e Luís Henrique, que quase marca, mas a bola é desviada e sai para escanteio.
Melhor na partida, a Ferroviária tinha mais a posse de bola e chegava com perigo. Aos 21, Caíque arrisca de muito longe e a bola passa com perigo pelo lado direito do gol de Leonardo.
Porém, no minuto seguinte, o Nhô Quim abria o placar. Em jogada pelo lado direito, Romarinho cruza na área, a bola chega até Samuel, que domina e chuta na pequena área. A zaga afeana falha, passa por Gabriel Leite e Cássio Gabriel manda para o fundo das redes: 1 a 0.
Em cobrança de escanteio, a Ferrinha criou outra oportunidade. Aos 34, Tom levanta na área, Élton cabeceia, mas a bola sai fraca para defesa tranquila de Leonardo.
Dois minutos depois, a Ferroviária chegaria ao empate. Em ótima troca de passes pelo lado direito, Caíque da um lindo chapéu, toca para Vinícius e a bola chega para Felipe Ferreira, que limpa a marcação e cruza de perna direita. Luís Henrique, livre de marcação, cabeceia firme e marca. A bola toca no travessão de Leonardo antes de entrar: 1 a 1.
Na segunda etapa, a conversa do treinador Vinícius Munhoz com a equipe parece ter surtido efeito e voltou melhor.
Logo aos 7 minutos, a Ferroviária virava o placar. Em cruzamento da direita, a zaga quinzista afasta mal, Tom pega a sobra e manda a bola no ângulo do gol de Leonardo. Golaço no Barão: 2 a 1.
Buscando o empate, o XV foi pra cima. Aos 10 minutos, em cobrança de falta perto da meia lua, Cássio Gabriel cobra por cima da barreira, a bola explode na trave e sai pela lateral. Gabriel Leite ficou estático no meio do gol.
Apesar da tentativa, a Ferrinha ampliou o marcador aos 17 minutos em cobrança de pênalti. Após cruzamento de Felipe Ferreira, Mário Sérgio se atrapalha e coloca a mão na bola. O árbitro marca penalidade máxima. Na cobrança, Tom bate rasteiro, no meio, e marca o seu segundo gol na partida: 3 a 1.
Tom foi decisivo e marcou dois gols contra o XV
O XV sentiu o golpe e a Ferroviária quase faz o quarto aos 25 minutos. Em jogada pelo lado esquerdo, Tom rola a bola na grande área para a chegada de Diogo. Na hora da finalização, o lateral acaba furando e perde chance incrível.
Ao longo da partida, a Locomotiva foi predominante e o Nhô Quim não conseguia avançar ao campo de ataque, permanecendo o resultado até o apito final.
FICHA TÉCNICA
XV DE PIRACICABA 1X3 FERROVIÁRIA
Local: Estádio Barão de Serra Negra, Piracicaba/SP
Data/Horário: Sábado, 18 de agosto, às 16h
Arbitragem: Alessandro Darcie, auxiliado por Orlando Coelho Júnior e Jooão Petrucio Marimônio de Jesus dos Santos
Público: 1.475 pagantes
Renda: R$ 13.465 reais
Cartões amarelos: Luís Henrique (Ferroviária)
Gols: Cássio Gabriel (22′ do 1T) para o XV de Piracicaba; Luís Henrique (36′ do 1T) e Tom (7′ e 17′ do 2T) para a Ferroviária
XV de Piracicaba – Leonardo; Mário Sérgio, João Victor, Caio Souza e Samuel; Fraga, Rafael Rosa, Gabriel Tonini (Welton Paranaguá) e Cássio Gabriel (Renan Zanelli); Romarinho e Danilo Melega. Técnico: Fahel Júnior
Ferroviária – Gabriel Leite; Vinícius, Élton, Raniele e Diogo; Caíque (Élvis), Mateus Cancian e Pedro do Rio; Felipe Ferreira (Lucas Douglas), Luís Henrique e Tom (Richard). Técnico Vinícius Munhoz
Créditos das fotos: Beto Boschiero