Home Esporte

Fora de casa, Santos perde para o Grêmio na estreia do Brasileirão

Em partida realizada em Caxias do Sul, Peixe acabou sendo superado pelo Imortal por 1 a 0

42
Crédito: Raul Baretta/Grêmio

O Santos estreou com derrota no Campeonato Brasileiro da Série A. Na noite deste domingo (16), o time paulista viajou até Caxias do Sul (RS) e foi superado pelo Grêmio por 1 a 0, no Alfredo Jaconi. O saldo poderia ter sido pior, mas Luis Suárez desperdiçou uma penalidade no segundo tempo. Na reta final, o Santos ainda teve Soteldo expulso. O confronto marcou o encerramento da primeira rodada do Brasileirão.

Ao lado do São Paulo, o Santos foi outro time paulista a estrear com revés na competição. A partida aconteceu em Caxias do Sul, devido a uma punição de três jogos sofrida pelo Grêmio, ainda na Série B.

A primeira etapa foi movimentada, com mais domínio do Grêmio. Jogando em casa, o time gaúcho empurrou o Santos no campo de defesa. Cristaldo, de chapa, obrigou João Paulo a espalmar. Apesar de fazer volume no campo de ataque, o Grêmio deixava espaços na defesa. Foi a alternativa encontrada pelo Santos, para tentar surpreender os donos da casa. Marcos Leonardo, por duas vezes, teve a chance de abrir o placar, mas pecou na hora de concluir o lance.

Na reta final, o Grêmio voltou a acuar o Santos. Trocando passes e arriscando de longe, os mandantes buscavam abrir o marcador. De tanto insistir, a persistência gremista foi recompensada aos 43 minutos. Diogo Barbosa cruzou e Eduardo Bauermann tirou parcialmente. No rebote, João Pedro arriscou da intermediária e venceu o goleiro João Paulo, para decretar a vitória parcial do Grêmio no primeiro tempo.

A segunda etapa começou com o mesmo panorama. O Grêmio tinha a posse e pressionava o Santos. O time gaúcho teve a chance de ampliar o marcador de pênalti, com menos de 10 minutos, porém Luís Suárez isolou a cobrança. O Santos quis aproveitar o momento de baixa do Grêmio e se aventurou no ataque. Ângelo cruzou para Eduardo Bauermann, que cabeceou para grande defesa de Adriel.

O lance serviu para acordar o Grêmio, que se recuperou do pênalti perdido e voltou a ter a posse da bola. Nathan, fazendo sua estreia, quase ampliou. Depois, o garoto Zinho arriscou de fora da área e João Paulo defendeu. O Grêmio que já levava a melhor da partida ficou ainda mais confortável, quando Soteldo acabou levando o segundo amarelo e foi expulso.

Com um a mais, o Grêmio colocou a bola no chão. Trocando passes, Luis Suárez quase marcou seu primeiro gol no Brasileirão, mas João Paulo tirou com as pontas dos dedos. Nos acréscimos, o time gaúcho segurou a bola no ataque e gastou tempo, garantindo a vitória por 1 a 0, até o apito final.

Na próxima rodada, o Santos estreia na Vila Belmiro contra o Atlético-MG, no domingo, às 16h. Antes, o time paulista encara o Audax Italiano-CHI, pela Sul-Americana. Já o Grêmio atua no sábado, às 21h, quando visita o Cruzeiro, na Arena Independência. (Futebol Paulista)