Home Esporte

Hugo Calderano faz história e é campeão da Copa do Mundo ao vencer o chinês Lin Shidong

Hugo Calderano faz 4 a 1 em Lin Shidong, líder do ranking mundial, e é campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa

98
Calderano escreve a página mais importante do tênis de mesa mundial (Foto: ITTF)

Mais um resultado histórico de Hugo Calderano para o tênis de mesa brasileiro. Na manhã deste domingo (20), o melhor mesatenista do país se tornou campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa. Hugo derrotou o chinês Lin Shidong por 4 a 1 (6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5) para garantir o título em Macau. O ouro foi a primeira medalha de um atleta das Américas na competição e veio com vitórias sobre os três primeiros colocados do ranking mundial.

A partida começou tensa com os dois atletas cometendo erros nos primeiros pontos. O brasileiro teve dificuldades contra o forte backhand de Lin Shidong, que abriu 7 a 3 no marcador. Hugo Calderano conseguiu pontuar em contra-ataques para diminuir a diferença, mas Lin estava melhor no set de abertura e fechou a parcial em 11/6. No segundo set, Hugo Calderano começou a entrar de vez na partida. O brasileiro demonstrou variações interessantes no saque para dificultar as devoluções do chinês. Assim, Hugo abriu 6 a 4 no placar na primeira metade do set. Com o controle da partida, ele se manteve na frente e fez um 11/7 para empatar o duelo.

A casquinha da mesa ajudou Hugo Calderano no começo do terceiro set. Em um dos pontos mais bonitos da partida, um ataque seu bateu na quina da mesa e desviou do caminho de Lin Shidong, garantindo o ponto para o Brasil. A parcial seguiu equilibrada até o final. O chinês chegou a ter 9/7 no placar a seu favor, com dois saques para fechar a parcial. Mas Calderano manteve a calma e ganhou quatro pontos consecutivos para fazer 11/9 e abrir 2 a 1 na partida.

O quarto set passou voando. Hugo Calderano dominou a maior parte dos pontos, fazendo 11/4. Demonstrando um grande nível técnico, o brasileiro saiu na frente no quinto e decisivo set, mas Lin encostou no placar e tirou a diferença para apenas um ponto. Hugo pediu tempo para dar uma respirada e voltou ainda melhor, com três pontos seguidos. Ele administrou a vantagem até o fim e fechou a partida com um 11/5.

CAMPANHA ESPETACULAR E HISTÓRICA

O resultado de Hugo Calderano na Copa do Mundo de tênis de mesa de 2025 é histórico não só para o Brasil, mas também para o continente americano. Hugo se tornou o primeiro atleta das Américas a subir no pódio da Copa do Mundo desde sua primeira edição em 1980.

O tênis de mesa é historicamente dominado por atletas asiáticos, com alguns europeus conseguindo penetrar no pódio nas grandes competições. Com o desempenho em Macau nesta semana, Hugo Calderano garantiu o melhor resultado de um atleta do continente americano na competição.

A campanha histórica ainda contou com vitórias importantes para Hugo Calderano. Atual quinto colocado do ranking mundial, o brasileiro chegou na final após vencer o japonês Harimoto Tomokazu, terceiro do mundo, nas quartas de final.

Em seguida, uma vitória espetacular na semifinal contra o chinês Wang Chuqin, vice-líder do ranking mundial. O asiático liderava a partida por 3 a 1, com um grande domínio dos pontos. Mas Hugo manteve a calma e virou o jogo em 4 a 3. Na final, o carioca terminou de arrasar o top-3 do ranking mundial, com a vitória sobre Lin Shidong, atual líder da lista. (OTD)