
A Seleção Brasileira encara o Japão na manhã desta terça-feira (14), às 7h30 (de Brasília), no Estádio de Tóquio, na capital japonesa, no último amistoso desta Data FIFA de outubro. A partida será transmitida ao vivo pela TV Globo, SporTV, GE TV e no Globoplay.
Na última sexta-feira (10), a Amarelinha goleou a Coreia do Sul por 5 a 0, e o técnico Carlo Ancelotti quer que a equipe mantenha “o compromisso e a atitude” no duelo com os japoneses.
“Acho que o que buscamos é equilíbrio na equipe, é colocar como base o compromisso e a atitude de vencer a equipe para a qualidade que cada jogador do Brasil tem. Acho que o sacrifício e o compromisso do time nesse jogo foi muito bom e, na verdade, também com bola, o jogo contra a Coreia saiu bem”, disse, em entrevista coletiva nessa segunda (10).
Nos 13 jogos realizados entre as seleções, o Brasil está invicto, num embate que é disputado desde 23 de julho de 1989, data do primeiro jogo: vitória do Brasil por 1 a 0, com gol de Bismarck, em São Januário. Ao todo, são 11 vitórias e dois empates, com 35 gols brasileiros e cinco japoneses.
Antes da Copa do Mundo de 2022, a Seleção foi a Tóquio para enfrentar os donos da casa no Estádio Nacional e venceu por 1 a 0, com gol de Neymar, de pênalti. Este foi o duelo mais recente.
Já a principal vitória brasileira se deu em 9 de agosto de 1995, pela Copa Umbro. No Estádio Nacional de Tóquio, goleou por 5 a 1, com tentos de Jorginho, Edmundo, Leonardo, Sávio e César Sampaio.
Os únicos tropeços da Amarelinha diante do Japão aconteceram pela fase de grupos das Copas das Confederações de 2001 e 2005, quando empataram por 0 a 0, em Kashima (JAP), e por 2 a 2, em Colônia (ALE), respectivamente.
SOBRE O PALCO DA PARTIDA
Também conhecido como Estádio Ajinomoto, o Estádio de Tóquio tem capacidade para cerca de 50 mil pessoas, e os ingressos para o jogo entre Brasil e Japão estão esgotados.
Inaugurado em março de 2001, o palco foi utilizado em quatro jogos do futebol dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020: pelo masculino, a vitória do México sobre a França por 4 a 1 e o triunfo do Japão sobre a África do Sul por 1 a 0; pelo feminino, a vitória da Suécia sobre os Estados Unidos por 3 a 0 e o triunfo da Austrália sobre a Nova Zelândia por 2 a 1.
ARBITRAGEM DO JOGO
A arbitragem de campo da partida será sul coreana: Kim Jong-hyeok (Árbitro central); Park Kyunyong, Jang Jongpil (Assistentes); e Ko Hyungjin (Quarto árbitro).