Home Esporte

Palmeiras faz seu primeiro jogo na Libertadores 2024 empatando com time reserva na Argentina

O Palmeiras empatou com o argentino San Lorenzo em uma partida da primeira rodada do Grupo F da Copa Libertadores-2024; em campo um time reserva por causa da decisão com o Santos, no domingo.

2
O uruguaio Joaquín Piquerez comemora o gol de empate do Palmeiras

O Palmeiras estreou na Libertadores contra o San Lorenzo, na Argentina, iniciando apenas com Gómez de titular. Depois de sofrer gol dos donos da casa no primeiro tempo, Piquerez empatou na etapa final.

Depois de 45 dias fora dos gramados por conta de fratura em um dos dedos do pé esquerdo, sofrida no empate do Palmeiras com o Corinthians em 2 a 2, na Arena Barueri, pela 9ª rodada do Paulistão; enfim, Gustavo Gómez voltou a defender a zaga Alviverde, nesta quarta-feira (3), contra o San Lorenzo.

Para a estreia do Alviverde nesta edição da Conmebol Libertadores o técnico Abel Ferreira preferiu escalar um elenco 99% composto por atletas reservas, poupando titulares para o jogo de volta da final do Campeonato Paulista contra o Santos, às 18h (de Brasília) do próximo domingo (7), no Allianz Parque.

O Palmeiras iniciou o duelo contra o San Lorenzo, no Estádio El Nuevo Gasómetro, em Buenos Aires, na Argentina, válido pela 1ª rodada da fase de grupos da Libertadores, com Marcelo Lomba; Garcia, Gustavo Gómez, Naves e Vanderlan; Richard Ríos e Gabriel Menino; Lázaro, Rony, Breno Lopes e Caio Paulista.

PRIMEIRO TEMPO

Visivelmente desorganizado, o Verdão iniciou a partida encontrando dificuldades para se defender dos ataques dos Cuervos, que soube aproveitar os buracos abertos na zaga do Palmeiras para buscar chances de abrir o placar, em casa. Entretanto, Lomba, em duas oportunidades, segurou o ímpeto do San Lorenzo.

Aos 20 minutos, o goleiro reserva de Weverton acabou vencido pelo zagueiro Romaña que, cabeceando, abriu o placar no Estádio Pedro Bidegain, chamado por El Nuevo Gasómetro. Na marca dos 36 minutos, o Palmeiras já estava encontrando-se melhor em campo, tanto que Rony quase empatou, de bicicleta.

Outra grande chance, três minutos após o lance do camisa 10, que parou nas mãos do goleiro Altamirano; teve Gabriel Menino, chutando forte, de fora da área, mas que não resultou no gol de empate, que só saiu no segundo tempo, após alterações na equipe, promovidas por Abel Ferreira.

SEGUNDO TEMPO

Sem alterações no intervalo, o Palmeiras reiniciou o confronto com o San Lorenzo apresentando as mesmas dificuldades do início da partida. No entanto, a partir dos 8 minutos da etapa complementar, Abel Ferreira realizou substituições que mudaram a história do Verdão na partida.

As primeiras alterações foram as saídas de Vanderlan e Caio Paulista para as entradas de Piquerez e Flaco López, dois dos quatro titulares que viajaram para Buenos Aires. Aos 14 minutos, Breno Lopes e Gabriel Menino cederam suas vagas a Luis Guilherme e Aníbal Moreno, respectivamente.

Gustavo Gómez, aos 27 minutos, teve chance de empatar o duelo ao aproveitar cruzamento de Piquerez, mas o cabeceio do paraguaio fez a bola passar rente à trave do San Lorenzo. Cinco minutos mais tarde, por pouco Herazo não amplia para o “time do Papa”, chutando forte bola que acertou o travessão.

Aos 35 minutos, cobrando falta, Piquerez chutou por cima da barreira do San Lorenzo e a bola achou o canto direito de Altamirano, empatando a partida para o Palmeiras. Três minutos depois, Lázaro foi substituído por Luan mas a chance da virada foi de López, aos 41 minutos, quando o artilheiro do Paulistão  bateu colocado, obrigando o goleiro dos Cuervos a mandar a bola para escanteio.

Alcançado o primeiro ponto no continental; o Palmeiras ‘vira a chave’ para focar na decisão do Paulistão contra o Santos, no Allianz Parque, domingo (7), às 18h (de Brasília). Para conquistar o tricampeonato, algo que não se repete desde 1934; o Verdão precisa derrotar o Peixe por 2 gols de diferença.

Pela Conmebol Libertadores, o time de Palestra Itália, no Grupo F do torneio, vai receber a equipe do Liverpool, do Uruguai, na quinta-feira (11), às 21h (de Brasília), no Allianz Parque, pela segunda rodada da fase de grupos da competição Sul-Americana.

FICHA TÉCNICA
SAN LORENZO 1 x 1 PALMEIRAS

Competição e fase: Conmebol Libertadores 2024; primeira rodada da fase de grupos
Local: Estádio Pedro Bidegain, El Nuevo Gasómetro, Buenos Aires, Argentina
Data e hora: Quarta-feira, 3 de abril de 2023; às 21h30 (de Brasília)

ARBITRAGEM

Árbitro: Jesus Valenzuela (VEN)
Assistente 1: Jorge Urrego (VEN)
Assistente 2: Tulio Moreno (VEN)
Quarto árbitro: Alexis Herrera (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)

Cartões amarelos: Nahuel Barrios, Cristian Ferreira, Bareiro, Giay, Romaña e Perruzzi (San Lorenzo); Vanderlan, Breno Lopes, Naves, Richard Ríos e Abel Ferreira (Palmeiras)

Gols: Romaña, aos 19′ do 1º tempo (San Lorenzo); Piquerez, aos 35′ do 2º tempo (Palmeiras)

San Lorenzo: Altamirano; Peruzzi, Romaña, Campi e Braida; Irala, Cristian Ferreira (Herazo), Giay, Leguizamón (Luján) e Nahuel Barrios; Bareiro. Técnico: Fabiano Garcia (auxiliar)

Palmeiras: Marcelo Lomba; Garcia, Gustavo Gómez, Naves e Vanderlan (Piquerez); Richard Rios e Gabriel Menino (Aníbal Moreno); Lázaro (Luan), Rony, Breno Lopes (Luis Guilherme) e Caio Paulista (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira