Home Esporte

Palmeiras vence o Atlético com gol de Raphael Veiga e abre vantagem

Verdão marca no primeiro tempo, bate o Galo por 1 a 0, em pleno Mineirão e fica a um empate de chegar às quartas de final da Libertadores

54
Crédito: César Greco/Ag. Palmeiras

O Palmeiras conseguiu um grande resultado atuando fora de casa, no Mineirão, contra o Atlético-MG, pelo jogo de ida das oitavas de finais da Copa Libertadores da América. Na noite desta quarta-feira, o time paulista venceu o mineiro por 1 a 0, com gol de Raphael Veiga, ainda na primeira etapa, e abriu vantagem por uma vaga nas quartas de finais.

Agora, o Palmeiras joga pelo empate no jogo da volta, marcado para a próxima quarta-feira, às 21h30, no Allianz Parque, em São Paulo. Caso perca por um gol de diferença, independentemente do placar, a vaga será decidida nos pênaltis.

No terceiro confronto seguido de mata-mata de Libertadores entre Atlético-MG e Palmeiras, os times começaram se estudando bastante. Característico, o Palmeiras apostava na velocidade pelos lados, principalmente pelo esquerdo, com Dudu. Assim o Palmeiras abriu o placar, aos 29. Após lançamento na área, a defesa do Atlético-MG afastou parcialmente e a bola sobrou para Raphael Veiga, que acertou um belo chute, no canto direito.

O gol deixou o Palmeiras confortável, e o time de Abel seguiu explorando os contra-ataques com velocidade pelos lados do campo. O  Atlético, porém, pouco conseguiu incomodar o goleiro Weverton, chegando apenas em jogadas de bola parada, como numa tentativa de bicicleta de Hulk, que foi para fora. Na reta final, o Palmeiras administrava a partida mesmo sem ter a posse e emplacou alguns contra-ataques, mas sem conseguir ampliar o marcador ainda no primeiro tempo.

A segunda etapa voltou agitada. Após cobrança de escanteio, Weverton defendeu a cabeçada de Jemerson no reflexo. A resposta do Palmeiras veio em jogada individual de Rony, que parou em Everson. Depois o que se viu foi o resumo da primeira etapa. Bem postado defensivamente, o time paulista explorava os contra-ataques, mas não conseguia empurrar a bola nas redes. O Atlético-MG tinha a posse de bola, rondava a área de Weverton, mas sem incomodar o goleiro.

Na reta final, o Atlético-MG subiu o tom e foi para o tudo ou nada. O Palmeiras já não tinha a mesma imposição ofensiva para matar os contra-ataques, errando as tomadas de decisões. O Atlético-MG seguiu com pouco repertório, insistindo na bola aérea, que era facilmente afastada pela defesa paulista. Mesmo pressionado, o Palmeiras soube suportar a pressão dos donos da casa e por pouco não ampliou nos acréscimos, que seria um gol contra de Alan Kardec, que parou na trave esquerda.

O Palmeiras volta a campo no sábado, quando visita o Fluminense, no Maracanã, às 21h, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Atlético-MG encara outro paulista, o São Paulo, no domingo, às 16h, no Morumbi.