Palmeiras e São Paulo decidem neste domingo (4), a partir das 16h (de Brasília), no Mineirão, quem ergue a primeira taça do futebol brasileiro na temporada. Os rivais paulistas se enfrentam na Supercopa Rei, competição refundada pela CBF em 2020 e que opõe o campeão brasileiro e o vencedor da Copa do Brasil.
Dodecacampeão nacional, o Palmeiras é o atual campeão da Supercopa. Conquistou o torneio no ano passado ao ganhar de 4 a 3 do Flamengo no que foi um dos melhores jogos de 2023. Depois de encerrar o tabu e vencer a Copa do Brasil no ano anterior pela primeira vez em sua história, o São Paulo debuta na competição.
Será a primeira decisão nacional entre os clubes na história. Para o técnico Abel Ferreira, é mais uma oportunidade de reforçar sua idolatria e conquistar o seu décimo título, o que o igualaria a Oswaldo Brandão como o treinador com mais taças na história do Palmeiras, mesmo embora Brandão tenha mais de uma passagem pelo clube.
“Os números do Abel falam por si só. Um cara que admiro. Respeito muito o trabalho dele e da sua equipe técnica”, disse Thiago Carpini sobre o treinador português. Ambos se enfrentaram cinco vezes. Foram três vitórias para o comandante palmeirense e duas para o técnico são-paulino. “Hoje estamos em uma mesma prateleira e tem tudo pra ser um grande jogo, um duelo competitivo, um duelo justo”.
Situação oposta vive Thiago Carpini. Escolhido para substituir Dorival Junior, o jovem treinador de 39 anos chegou ao clube no início desta temporada e busca se estabelecer no comando tricolor. Quer mostrar à torcida que pode ser vitorioso no clube. Ele vai atrás do primeiro título de sua curta carreira.
“Ele conhece mais aquilo que eu faço do que eu a ele, eu sei. Acho que é um jovem treinador com muita capacidade”, afirmou Abel, em tom elogioso a Carpini.
O Palmeiras é o atual campeão paulista, brasileiro e da Supercopa, mas tem o São Paulo como uma pedra no sapato em jogos decisivos, apesar de superar o rival na decisão do Estadual de 2022 e de enfiar 5 a 0 no adversário em jogo do Brasileirão de 2023. A equipe tricolor se vangloria de ter eliminado o time de Abel Ferreira nas últimas duas edições da Copa do Brasil.
Capitão do Palmeiras, Gustavo Gómez pode levantar um troféu no clube pela nona vez. É quem mais conseguiu o feito, seguido pelo ídolo Ademir da Guia, que festejou sete taças. O paraguaio celebra os feitos. “Para mim, é um orgulho muito grande fazer parte deste elenco tão vitorioso. A gente vai tentar entrar ainda mais na história. Temos um grupo muito bom, unido e trabalhador. Vamos dar o nosso melhor para conquistar mais uma taça importante”, destacou.
Não deve haver novidade na escalação de ambos. É esperado que o Palmeiras jogue com a conhecida linha de três defensores, com o lateral Marcos Rocha ao lado dos zagueiros Gustavo Gómez e Murilo. Nessa formação, outro lateral, Mayke, vira ala ao atacar pela direita. O São Paulo deve repetir a escalação que derrotou o Corinthians em Itaquera.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
PALMEIRAS: Weverton; Rocha, Murilo e Gómez; Mayke, Richard Ríos, Zé Rafael, Raphael Veiga e Piquerez; Rony e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.
SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa e Welington; Alisson e Pablo Maia; Wellington Rato, Luciano e Lucas; Calleri. Técnico: Thiago Carpini.
ÚLTIMOS RESULTADOS DE PALMEIRAS E SÃO PAULO
Red Bull Bragantino 0 x 1 Palmeiras – Paulistão
Corinthians 0 x 2 São Paulo – Paulistão