Home Esporte

Paulistão 2019: Conselho Técnico será realizado terça-feira

57
paulistao 2019

paulistao 2019Corinthians é o atual bicampeão da competição

A Federação Paulista de Futebol anunciou a realização do Conselho Técnico do Paulistão 2019, na próxima terça-feira (24), às 10h30, na sede da entidade, para definir todos os detalhes da disputa do estadual mais competitivo do Brasil.

Serão discutidos a fórmula de disputa, como os potes com os clubes para sorteio e as definições dos grupos. A previsão é de que a competição comece no dia 20 de janeiro, de acordo com o Calendário de Competições, divulgado pela CBF, sendo disputada em 18 datas.

A principal novidade do estadual será o uso do VAR a partir da fase quartas-de-final, onde o presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, confirmou a negociação para uso da tecnologia.

“Está bem encaminhado (para o Paulista de 2019) com a empresa que fez o VAR na Copa do Mundo. Já solicitamos à CBF que encaminhe nossas pretensões à Fifa. Estamos dispostos a fazer e a bancar”, disse o mandatário ao GloboEsporte.com no dia 30 de agosto, após ser reeleito.

POTES

Caso seja seguido as diretrizes nos últimos três anos de disputa, o Paulistão 2019 terá as seguintes divisões dos potes para as definições dos grupos:

Pote 1
Corinthians
Palmeiras
Santos
São Paulo

Pote 2
Bragantino
Novorizontino
São Caetano
Botafogo

Pote 3
Ituano
Ponte Preta
São Bento
Ferroviária

Pote 4
Red Bull
Mirassol
Guarani
Oeste

Por ter terminado o Paulistão 2018 na 11ª colocação, a Ferroviária, desde a sua volta à elite, ficará no Pote 3, um acima com relação aos anos anteriores e terá a possibilidade de receber mais um dos times grandes em Araraquara. Guarani e Oeste ficariam no Pote 4 por terem conseguido o acesso da Série A2 este ano.

É certo que os times que estarão no mesmo pote se enfrentaram na primeira fase da competição. Lembrando que o sistema de disputa são de grupo x grupo. Os times que estarão nos mesmos grupos não se enfrentam, apenas na próxima fase, quando os dois primeiros passam para a fase quartas-de-final e se enfrentaram em dois jogos.

A equipes do interior que não conseguirem a classificação à próxima fase, com exceção dos dois times rebaixados, disputarão o Troféu do Interior.

Crédito da foto: Rodrigo Corsi/FPF