Home Esporte

Red Bull Bragantino pode “furar” quarentena e retomar os treinamentos

Toro Loko enviou proposta ao poder executivo de Bragança Paulista para que as atividades retornem já na próxima semana

322
Crédito: Reprodução / Twitter Red Bull Bragantino

No início da noite desta sexta-feira, o Red Bull Bragantino anunciou que voltará aos treinamentos mesmo durante a quarentena provocada pela pandemia do coronavírus (COVID-19).

De acordo com a nota divulgada, o poder executivo da cidade de Bragança Paulista autorizou o clube a retomar das atividades a partir desta segunda-feira (1º de junho).

“O protocolo foi desenvolvido pelos médicos do Red Bull Bragantino em conjunto com infectologistas, seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde. Clubes e federação da Alemanha, bem como FPF e a Confederação Brasileira de Futebol, também foram consultados para referência”, diz parte do comunicado.

Por outro lado, o Toro Loko pode descumprir um acordo entre os clubes que disputam o Paulistão. Nas reuniões tratadas entre os dirigentes da Federação Paulista de Futebol e dos demais representantes, ficou decidido que as equipes retornariam de forma simultânea, aguardando o sinal verde do governo estadual e órgãos de saúde.

“As orientações preveem, entre outras coisas, realização periódica de exames, separação dos atletas em grupos menores, higienização constante das mãos, presença de um número reduzido de pessoas no CT, quartos individuais para cada pessoa se vestir, utilização de máscaras (exceto os atletas durante a atividade física), não cuspir ou assoar o nariz em campo, manter uma distância de no mínimo dois metros e, em caso de qualquer sintoma, informar imediatamente o departamento médico”, diz outro trecho.

Na última quarta-feira (27), o governador João Dória (PSDB) anunciou o plano de flexibilização em todo o estado de São Paulo e designou fases para cada região.

São cinco faixas, da maior para a menor restrição: fase 1 (vermelha), fase 2 (laranja), fase 3 (amarela), fase 4 (verde) e fase 5 (azul). Nenhuma região chegou às fases 4 e 5 até o momento. Na última fase, está o plano para que estejam liberados os eventos em praças esportivas.

Confira a nota emitida pelo clube:

“Seguindo decreto estadual, que permite ao setor interessado em voltar a atuar, protocolar um pedido à prefeitura de sua cidade, o Red Bull Bragantino entregou seu protocolo de intenção de retorno aos treinos. Em reunião realizada com o prefeito de Bragança Paulista, Jesus Chedid, com a secretária municipal da Saúde, Marina de Oliveira, com a comissão de prevenção da Covid-19 e a presença do deputado Edmir Chedid, o protocolo foi apresentado junto com a explanação do projeto e a aplicação dos cuidados médicos.

O documento foi bem recebido pelas partes e o clube só aguarda a oficialização para uma possível volta aos treinos na próxima semana.

O protocolo foi desenvolvido pelos médicos do Red Bull Bragantino em conjunto com infectologistas, seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde. Clubes e federação da Alemanha, bem como Federação Paulista de Futebol e a Confederação Brasileira de Futebol, também foram consultados para referência.

As orientações preveem, entre outras coisas, realização periódica de exames, separação dos atletas em grupos menores, higienização constante das mãos, presença de um número reduzido de pessoas no CT, quartos individuais para cada pessoa se vestir, utilização de máscaras (exceto os atletas durante a atividade física), não cuspir ou assoar o nariz em campo, manter uma distância de no mínimo dois metros e, em caso de qualquer sintoma, informar imediatamente o departamento médico.

Vale ressaltar que todos os atletas, comissão técnica e staff do clube foram testados antes do início das atividades, e a orientação para todos é seguir o caminho casa-treino-casa, sem mais paradas.”