O polonês Robert Lewandowski se consagrou ao levar o título de melhor jogador do mundo pela FIFA. O prêmio “The Best” elegeu os melhores da temporada e o jogador do Bayern de Munique desbancou Cristiano Ronaldo e Messi para ficar com o prêmio.
Campeão com o time alemão da Champions League em cima do PSG, Lewandoswski também foi eleito o craque pela UEFA na temporada.
A escolha foi feita através de votação, na qual participaram jornalistas, capitães das seleções nacionais e torcedores, estes votando diretamente no site da entidade.
Esta é a primeira vez que um polonês vence a premiação da FIFA. O Brasil é o líder absoluto com oito títulos com três de Ronaldo, dois de Ronaldinho Gaúcho, um de Romário, um de Rivaldo e um de Kaká.
BRASILEIRO LEVA PRÊMIO DE TORCEDOR DO ANO
Se o Brasil não levou o prêmio no campo, conquistou nas arquibancadas. Marivaldo Francisco da Silva faturou o Fifa Fan Award 2020, o torcedor do ano.
A história do pernambucano, contada em reportagem do Globo Esporte em setembro de 2019, mostra a caminhada de 60 km de sua cidade, Pombos, até o Recife para acompanhar os jogos do Sport.
Depois da morte do pai, Maurício Francisco da Silva, Marivaldo não teve condições de se sustentar depois de perder o seu mercadinho. Para acompanhar os jogos do Leão, decidiu caminhar 12 horas de uma cidade a outra para acompanhar os jogos na Ilha do Retiro.
Ele leva consigo apenas uma garrafa de água e dois pacotes de biscoito, e recebe dos outros torcedores ingressos para assistir os jogos.