Depois de três empates seguidos, o Palmeiras voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Diante do lanterna Coritiba, o time paulista não encontrou dificuldades e construiu uma vitória tranquila por 3 a 1, no Allianz Parque, na noite deste domingo, pela nona rodada. Com o tropeço do líder Botafogo, o Palmeiras voltou para a distância de dois pontos de diferença.
Único invicto do Brasileirão, o Palmeiras chegou a 19 pontos, enquanto o Botafogo soma 21 (o time carioca perdeu na rodada para o Athletico-PR, por 1 a 0). O Coritiba segue seu calvário, na lanterna, com três pontos, ainda sem vencer na competição.
Enfrentando o lanterna, o Palmeiras foi o Palmeiras que o torcedor está acostumado. Com amplo domínio, o time paulista abusou de lançamentos longos e cruzamentos na área do Coritiba. Dudu cruzou na cabeça de Luan que parou em grande defesa de Gabriel. O time paranaense pouco criou e chegava apenas em chutes de longa distância, direcionadas no meio do gol, facilitando para Weverton defender.
Valendo-se do jogo aéreo, umas das principais armas do Palmeiras de Abel Ferreira, Artur abriu o placar. Piquerez cruzou na medida e o atacante chegou finalizando de chapa, aos 29 minutos. Não demorou muito para o time da capital paulista ampliar. Novamente pelo alto, porém invertendo o lado e os atores, o Palmeiras marcou o segundo gol aos 33. Mayke cruzou e Rony, livre de marcação, cabeceou no canto esquerdo. No último lance, Zé Roberto tentou uma reação do Coritiba e Weverton espalmou, garantindo a vantagem de 2 a 0 do Palmeiras no primeiro tempo.
O Palmeiras voltou para o segundo tempo com a mesma postura. Sem deixar espaço, o time controlava a partida e seguiu com a sua arma de bola aérea. Zé Rafael lançou Dudu, que entrou na área, mas mandou por cima. Em seguida, como se fosse um replay, Zé Rafael cruzou, Dudu fintou e parou em Gabriel. Na terceira tentativa, Dudu chegou a marcar, porém o VAR anulou o gol do camisa 7.
O VAR não anulou o terceiro gol do Palmeiras. Dudu desarmou no meio campo e já acionou Rony. O atacante recebeu em velocidade, entrou na área e bateu na saída do goleiro, aos 27 minutos. Com três no placar, o Palmeiras rodou a bola.
A tranquilidade deu lugar para a desatenção. Após cruzamento na área, Luan e Weverton bateram cabeça e Alef Manga empurrou para as redes para diminuir aos 37 minutos. A reação veio tardia e depois da falha, o Palmeiras priorizou a posse da bola e administrou o resultado até o apito final.
Na próxima rodada, o Palmeiras tem o clássico contra o São Paulo, no domingo, às 16h, no Morumbi. No meio de semana, o time tem compromisso pela Libertadores, onde encara o Barcelona-EQU, podendo classificar-se antecipadamente para as oitavas de finais. Já o Coritiba, tem somente o Brasileiro para disputar e recebe o Santos, no sábado, às 16h, no Couto Pereira. (Futebol Paulista)