
Tricolor volta à modalidade profissional
Na manhã desta segunda-feira, o São Paulo surpreendeu e anunciou a contratação da atacante Cristiane, uma das principais jogadoras da Seleção Brasileira e do futebol feminino. Este é o primeiro reforço do Tricolor Paulista, que aproveitou para oficializar o seu retorno com o time feminino profissional de futebol.
Com 33 anos, a jogadora estava no Changchun Yatai, da China, e rescindiu o seu contrato para retornar ao Brasil. “Eu acho que é o sonho de toda atleta, de todo mundo, de representar um grande clube e hoje eu represento o São Paulo. Estou feliz demais. É uma alegria muito grande e eu espero poder representar à altura do clube”, disse Cristiane ao site do clube.
A jogadora contabiliza recordes, como o de maior goleadora do futebol (feminino e masculino) em Jogos Olímpicos (14 gols). Ela também está na terceira posição entre os artilheiros históricos da Seleção, atrás de Marta e Pelé – a agora são-paulina balançou as redes 83 vezes pelo Brasil.
“Essa contratação consolida o nosso início na formatação do futebol feminino do São Paulo. A negociação parecia difícil no início, mas tivemos a melhor receptividade possível da Cristiane e as conversas evoluíram rapidamente. A confiança dela no projeto que apresentamos e a vontade que ela demonstrou em atuar pelo São Paulo foram determinantes. Trabalhei com ela no Santos, em 2009 e 2010, e sei do que ela pode agregar dentro e fora de campo”, disse Amauri Nascimento, supervisor do futebol feminino, que assume o comando da modalidade ao lado do diretor associado Antonio Luiz Belardo.
Em 2007 e 2008, Cristiane ficou com o terceiro lugar no prêmio de melhor do mundo da Fifa, troféu vencido por Marta nas duas temporada. Marta é, inclusive, a maior parceira da atacante com a camisa brasileira. A atacante passou por Juventus, Turbine Potsdam (Alemanha), Wolfsburg (Alemanha), Linköping (Suécia), São Bernardo, Corinthians, Chicago Red Stars (Estados Unidos), Santos, Rossiyanka (Rússia), Daekyo (Coreia Do Sul), Centro Olímpico, Paris Saint-Germain (França), Changchun Yatai (China).
O São Paulo aproveitou para divulgar uma nota sobre o retorno da modalidade ao clube. Confira:
“Futebol feminino do Tricolor
Em 2019, começa o trabalho da equipe feminina profissional. Cristiane chega para ajudar no desenvolvimento do time que vai contar, além de atletas contratadas, com algumas das joias da base e com jogadoras que participaram das avaliações abertas, feitas em outubro de 2018.
Na temporada 2017, o São Paulo retomou o projeto do futebol feminino por meio de uma parceria com o Centro Olímpico para a disputa do Campeonato Paulista Sub-17. Mesmo atuando com um time Sub-15, a parceria rendeu resultados excelentes, e as garotas ganharam os três títulos que disputaram: Campeonato Paulista Sub-17, Torneio de Desenvolvimento da Conmebol e Fiesta Sudamericana de la Juventud.
A partir de março de 2018, o São Paulo passou a ter equipe própria, e continuou levantando todos os troféus que disputou. As meninas levaram o título Paulista e o Torneio de Desenvolvimento da Conmebol: 100% de aproveitamento.”
Crédito da foto: Renata Damasio/saopaulofc.net