Home Esporte

São Paulo e Vasco decidem título da Copinha nesta sexta

41

copinha sao paulo vascoPacaembu será palco da decisão

O São Paulo encara o Vasco pela final da 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta sexta-feira. O técnico da equipe paulista, Orlando Ribeiro, participou da entrevista coletiva com os finalista nesta quinta-feira para promover a final do torneio.

Ribeiro colocou o aprendizado que a competição trás para o atleta na frente de qualquer título. “É importante que eles consigam vencer ou se destacar. Mas é muito importante chegar à final e ter uma consciência que se você não vencer ali, pode vencer mais para frente. O que eles tiverem de aprendizado é muito mais importante do que o título”, disse.

Substituindo André Jardine, hoje no profissional, Orlando enfatizou a formação dos atletas como principal foco. “Todo momento na base você tem que usar como aprendizado. Eles sabem da importância que tem o campeonato, da torcida e do torneio. Para nós da comissão técnica é se reunir depois e ver os pontos positivos e negativos, para saber o que melhorar”, continuou Orlando.

A equipe deste ano tem alguns jogadores que estavam na temporada passada, quando o time foi derrotado na decisão pelo Flamengo, e o treinador falou sobre a experiência já adquirida. “Mais uma vez eu falo do aprendizado. Eles estiveram ano passado na final. Eu não estava, era o André, mas outros meninos estavam e vão passar experiência dentro de campo, vão conversar. Para os que não estavam é uma experiência nova, tenho certeza que será muito proveitoso para eles”, finalizou Orlando Ribeiro, técnico do São Paulo.

Já o técnico cruzmaltino, Marcos Valadares, aprova a qualidade do torneio, que favorece o desenvolvimento dos atletas no aspecto emocional, para encarar a grande decisão. “É uma competição tradicional e sabemos o que ela pode trazer em temos de tradição. Estivemos em outras edições, mas a Copinha traz características peculiares. O processo ajuda na formação, presença de público, cobertura da mídia, que ajuda no emocional, para os jovens dar aquele salto no profissional”, disse.

Valadares ressaltou a boa campanha vascaína e a projeçção que o torneio pode dar aos atletas. “É uma edição especial como essa que deixa satisfeito. Cheguei perto com o Cruzeiro e tenho experiência em outros clubes, estivemos em grandes decisões, mas é uma competição tradicional. Momento importante, todos querem vencer e vislumbrar uma final, se aproximando do profissional”, completou o técnico.

O jogo entre Vasco e São Paulo acontece no Estádio Municipal do Pacaembu, nesta sexta-feira (25), às 15h30.

Crédito da foto: Rodrigo Corsi/FPF