Em 1958, o Brasil soltava o grito de campeão mundial pela primeira vez. Há exatos 66 anos, a Seleção Brasileira Masculina participava de sua sexta Copa do Mundo, campeonato que se tornaria o marco inicial de uma trajetória vitoriosa para o país no futebol mundial.
Começava ali a despontar para o mundo o melhor jogador de todos os tempos: Pelé, então um garoto de 17 anos, cuja genialidade encantava até os torcedores rivais.
A equipe, comandada por Vicente Feola, estreou com uma vitória: 3 a 0 contra a Áustria. No entanto, o caminho não foi apenas de vitórias. No segundo jogo, empatou em 0 a 0 com a Inglaterra, resultado que obrigou a Seleção a vencer a União Soviética para avançar sem depender de outros resultados. E assim o fez, garantindo a classificação para a próxima fase com o placar de 2 a 0.
Nas quartas de final, o adversário foi Gales e mais um triunfo brasileiro: 1 a 0. Nas semifinais, o Brasil encontrou a então campeã mundial, a França. Em um jogo memorável, a equipe brasileira venceu por 5 a 2, carimbando seu passaporte para a grande final contra a Suécia.
Na decisão, o Brasil sofreu um gol logo aos quatro minutos de jogo, marcado por Liedholm. A resposta veio rapidamente. Didi demonstrou confiança ao pegar a bola e levá-la até o centro do campo, incentivando seus companheiros a não se abaterem.
Aos nove minutos, Vavá empatou a partida após um belo cruzamento de Garrincha. Aos 32 minutos, Vavá virou o jogo em um lance incrivelmente semelhante ao primeiro.
Na volta do intervalo, Pelé fez um dos gols mais marcantes da história de Copas do Mundo. Nilton Santos cruzou para o camisa 10, que dominou no peito e deu um chapéu no defensor sueco, antes de concluir para marcar o terceiro do Brasil.
Zagallo, ampliou o placar com um chute por debaixo das pernas do goleiro adversário. A Suécia ainda diminuiu a diferença com Simonsson aos 80 minutos, mas o título já estava praticamente assegurado. Para finalizar, Pelé, aos 90 minutos, marcou de cabeça, colocando no peito de milhões de brasileiros, a primeira estrela do Brasil.