Home Ferroviária

Ex-jogador Pio recebe honraria Medalha de Mérito Desportivo da Câmara de Araraquara

Osmar Alberto Volpe, o Pio, com trajetória de destaque na Ferroviária, no Palmeiras e no Santa Cruz, foi homenageado em Sessão Solene na Câmara

33
O homenageado Pio, com a esposa Ana Lúcia, o vereador Rafael De Angeli e a presidente da Fundesport Roseli Gustavo

O ex-jogador Osmar Alberto Volpe, o Pio, de 78 anos de idade, recebeu mais uma medalha em sua carreira vitoriosa no futebol brasileiro: a Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Araraquara, sua cidade natal.

A homenagem foi entregue durante Sessão Solene do Legislativo, recentemente e é de autoria da Mesa Diretora 2021/2022, por meio de indicação do vereador Rafael de Angeli.

Pio teve trajetória de destaque na Ferroviária, no Palmeiras e no Santa Cruz, entre outros clubes. Também se tornou professor de Educação Física e foi gestor na área esportiva das prefeituras de Araraquara e Américo Brasiliense.

A emoção familiar durante o acontecimento

“Seus feitos esportivos são parte do nosso patrimônio cultural, lembrando-nos de que Araraquara é um celeiro de talentos. Além de sua carreira nos gramados, Pio também se destacou na educação. Sua busca pela formação acadêmica é um testemunho de sua determinação”, afirmou Angeli.

“Você é uma fonte de inspiração para todos nós. Lenda viva que Araraquara tem a honra de chamar de sua. Que essa honraria seja um símbolo do nosso reconhecimento por tudo o que você fez e continua fazendo não só por nossa cidade, mas pelo Brasil”, também destacou o autor da homenagem.

Representando a prefeitura, a presidente da Fundesport, Roseli Gustavo, ex-atleta da seleção brasileira de basquete, parabenizou Pio e disse estar emocionada por estar presente na sessão. “A homenagem ao Pio é extremamente justa, pois suas realizações transcenderam o campo de jogo e ecoaram nos corações e memórias dos araraquarenses”, disse Roseli, destacando a trajetória de Pio como jogador e como gestor esportivo. “Pio é um verdadeiro campeão, não apenas no campo, mas na vida. Essa medalha representa nossa profunda gratidão por suas contribuições excepcionais ao esporte”, complementou.

Momento histórico na carreira do brilhante profissional

Em sua fala, Pio recordou momentos de sua carreira e de sua vida pessoal e falou sobre sua dedicação pelos clubes por onde passou. O ex-jogador, emocionado, também agradeceu a Câmara pela homenagem.

“Muito obrigado ao Rafael de Angeli por lembrar-se do meu nome dentre tantas pessoas que mereciam ser homenageadas. Serei eternamente grato, bem como meus familiares”, declarou Pio.

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi, a esposa de Pio, Ana Lúcia, com quem é casado há 54 anos, os filhos Alexandre, Luciana e Liliana, entre outros familiares e amigos, ex-atletas e jornalistas.

Também estiveram presentes no evento o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Aluisio Boi, a esposa de Pio, Ana Lúcia, com quem é casado há 54 anos, os filhos Alexandre, Luciana e Liliana, entre outros familiares e amigos, ex-atletas e jornalistas.

TRAJETÓRIA DE PIO

O araraquarense Pio atuava como ponta-esquerda e foi um grande batedor de faltas. Iniciou sua carreira na Ferroviária, em 1963, participou do acesso à elite do Campeonato Paulista, em 1966, e foi tricampeão do interior em 1967, 1968 e 1969.

Rafael De Angeli com o homenageado

Na equipe pernambucana, Pio ajudou o time a chegar às semifinais do Brasileiro de 1975, a melhor campanha do Santa Cruz na história do campeonato, e foi campeão estadual em 1976.

Ainda jogou em outros clubes como o Colorado (atual Paraná Clube) entre 1977 e 1978, e Grêmio São-Carlense, de 1979 a 1980, onde também foi treinador interino do clube durante algumas partidas em 1979. Terminou a carreira como jogador no Novorizontino, entre 1981 e 1982.

Pio também foi professor de Educação Física na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e secretário municipal de Esportes em Américo Brasiliense. Em Araraquara, ele foi coordenador de Esportes da Fundesport, supervisor da equipe de vôlei e diretor da Ferroviária. Após sua aposentadoria, foi homenageado por sua carreira e carregou a tocha olímpica em Araraquara antes dos Jogos Olímpicos de 2016.