A Ferroviária Futebol S/A pode sacramentar a entrada de novos acionistas na noite desta terça-feira (19), às 19h, na Fonte Luminosa, o que pode levar o clube a um outro patamar estrutural e financeiro em toda a sua história como clube-empresa.
Na reunião, o conselho precisa aprovar a nova aquisição feita pela MS Sports junto à Know-How para que possa ter um aporte financeiro mais elevado para investimentos no clube, seja na montagem de elenco ou na construção de um moderno Centro de Treinamento, como o presidente da Locomotiva, Carlos Salmazo, confirmou na noite desta segunda-feira.
“Conversando com os investidores que se aproximaram da Ferroviária, acho que muitos clubes do interior, até mesmo de Séries A e B, estão com uma pontinha de inveja do que está acontecendo no clube hoje. Chegar um investidor como esse, por opção de negócio mesmo, que um investimento na Ferroviária vale muito a pena”, contou o mandatário durante a sua participação no programa Balanço Geral, da Rádio Cultura AM.
“Eles [a MS Sports] fizeram um levantamento completo com uma equipe de auditores respeitados, sendo que um deles tem teses de Doutorado que acabaram virando normativa dentro das leis do futebol. A gente até fica com uma ponta de orgulho em saber que ter um profissional deste porte, avaliando as contas da Ferroviária, deu parecer favorável à negociação”, completou.
Sobre o percentual adquirido pelos investidores, Salmazo encerrou de vez a dúvida que pairava se seria 49% ou acima dos 50%.
“A MS Sports chega com o primeiro aporte de 50%. Um dos acionistas [a Know-How] tem esse percentual de ações e é isso que está sendo negociado com o investidor que está chegando”, declarou.
AUDITORIA FEITA EM OUTROS CLUBES
Além da Ferroviária, Santo André e Comercial de Ribeirão Preto foram outros clubes que foram auditados, assim como foi noticiado na matéria feita por Rodrigo Viana ao Portal UOL.
Sem revelar o nome, mas dando a entender que é Samuel Klein, ex-proprietário das Casas Bahia o investidor por trás da MS Sports e por muitos anos foi o principal “padrinho” do São Caetano, Salmazo falou sobre a escolha pelo time da cidade de Araraquara.
“Das opções citadas, uma delas foi o Santo André. Pela localização e logística do domicilio do investidor, era muito mais fácil e prático estar ali. Porém, a localização geográfica de Araraquara ajuda muito e o perfil da cidade também, além do apoio do poder público, no esporte em geral, em especial à Ferroviária. Tudo isso foi contabilizado por eles para que fosse feita a escolha”, revela.
“Não sabíamos há quanto tempo eles estavam prospectando, mas a hora que chegou ao nosso conhecimento, a mais ou menos 45 dias atrás, é quando fomos procurados pela primeira vez para conversarmos sobre esta negociação. Não é uma coisa antiga”, declarou o presidente.
Salmazo confirmou a presença do empresário Giuliano Bertolucci e deixou claro que esta é uma outra negociação, que envolve as categorias de base, e que não está envolvendo os novos acionistas.
“Giuliano Bertolucci trabalha no topo da pirâmide do futebol mundial. Tem seis jogadores que estão na seleção brasileira que ele presta assessoria. Agora, estamos falando da base da Ferroviária que está em um momento muito importante. Claro que pensando nisso, evidentemente a participação maior é do investidor financeiro que chega e vai tratar do futebol profissional juntamente com a transição feita na base, mas o Bertolucci terá um representante de São Paulo que vai acompanhar a formação dos nossos meninos”, disse.
MONTAGEM DO ELENCO
Ao todo, 14 jogadores já deixaram o clube após participação na Copa Paulista, ou renovaram contratos para serem emprestados.
Ainda aguardando a confirmação do negócio entre os acionistas e os novos investidores, Salmazo prega cautela sobre a possível montagem do elenco para o Paulistão 2020. O investimento pode ser de até R$ 1,5 milhão.
“O nosso diretor é o Roque. Claro que o investidor tem um indicado dele para que esteja conosco, participe deste processo, mas no âmbito muito maior. O detalhe da montagem é com a diretoria de futebol através do Roque, do Cristian [Mendes, gerente de futebol], que vão conversar sobre isso. Lógico que vai vir do investidor o tamanho do passo que dá, aí o Roque saberá acertar este passo”, declara
O presidente afeano confirmou também que o orçamento que será investido no clube passará também para o futebol feminino, principal modalidade no ano, que conquistou o bicampeonato Brasileiro, o vice-campeonato da Libertadores e medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior.
CENTRO DE TREINAMENTO
“Nós fizemos uma visita onde o nosso time treina [CT do Pinheirinho], no qual temos cinco campos muito bem cuidados e acaba sendo um modelo. Claro que precisaríamos de alojamento, refeitório e isso está na cabeça deles. Eles ficaram muito satisfeitos com o que viram. Eu conheço o CT do Athletico-PR e temos mais campos que eles, por exemplo. Se tratando de futebol, a estrutura está perfeita para eles”, detalhou.