Home Ferroviária

Além da luta pela permanência na elite, Ferroviária tem chance de vaga na Série D de 2023

Para conseguir vaga no torneio nacional, Locomotiva precisa vencer o Mirassol e torcer por combinações de resultados

273
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SA

O torcedor da Ferroviária vive um drama na luta contra o rebaixamento no Paulistão. No sábado, a equipe enfrentará o Mirassol, às 16h, na Fonte Luminosa pela última rodada e precisa, ao menos, de um empate para sacramentar a permanência na elite paulista.

Porém, está em jogo também uma vaga para o Brasileiro da Série D de 2023. O Paulistão dá três vagas para o torneio nacional aos melhores colocados da classificação geral, com exceção aos que já estão garantidos nos Brasileiros da Série A, B e C.

Classificado às quartas de final, o São Bernardo FC, com 15 pontos, selou uma destas vagas. Outras quatro equipes brigam pelas outras duas vagas ao torneio: Inter de Limeira (14), Santo André (12), Água Santa e Ferroviária, ambos com 11 pontos.

Neste cenário, a Ferroviária precisa vencer o Mirassol para chegar aos 14 pontos. Santo André (Grupo D) e Inter de Limeira (Grupo A) fazem confronto direto no estádio Bruno José Daniel, no ABC, e os dois brigam por vaga às quartas em seus respectivos grupos.

Em caso de vitória, a Inter vai a 17 e carimba a segunda vaga para a Série D, enquanto o Ramalhão permaneceria com 12.

Por outro lado, caso Santo André e Inter empatem, ambos podem garantir vaga nas quartas de final, mesmo com a Locomotiva ficando melhor colocada que o Ramalhão na classificação geral. Eles teriam que contar com as derrotas do Guarani (Grupo A) para o São Bernardo e do Água Santa para o Santos (Grupo D).

O time do ABC, mesmo somando 13 pontos, se garante entre os oito melhores colocados do torneio, o que tira essa vaga do time araraquarense que não conseguiu chegar ao mata-mata.

Se o Ramalhão vencer a Inter, a Locomotiva precisaria derrotar o Mirassol por diferença de, no mínimo, três gols de diferença para diminuir o saldo de gols.

Já no outro confronto em que a Ferrinha precisa ficar de olho é entre Água Santa e Santos, na Vila Belmiro. Com chances mínimas de classificação às quartas, o Netuno não pode vencer o Peixe, já que chegaria também a 14 pontos, mas ficaria com uma vitória a mais que a equipe grená. O empate bastaria para tirar as chances do rival.

Caso não consiga a vaga diretamente pelo Paulistão, a Ferroviária terá a última cartada na Série D deste ano para buscar o acesso para a Série C de 2023.