Home Ferroviária

Aline Gomes se torna a atleta mais jovem da Ferroviária a integrar grupo que disputará a Copa do Mundo Feminina

Próxima de completar 18 anos, fenômeno do futebol feminino brasileiro está na lista de suplentes, mas fará parte da programação na preparação para o Mundial

81
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

O 27 de junho de 2023 se torna especial para Aline Gomes e Ferroviária. A data marcou a convocação da Seleção Brasileira de Futebol Feminino para a disputa da Copa do Mundo, que acontecerá de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.

Prestes a completar 18 anos no dia 7 de julho, ela se torna a atleta mais jovem das Guerreiras Grenás a estar presente no grupo que disputará o Mundial da categoria principal. Ela está na lista de suplentes da treinadora Pia Sundhage, ao lado de Tainára (Bayern de Munique) e Angelina (OL Reign-EUA).

Antes, ela já havia sido a jogadora mais jovem do time araraquarense a ser convocada para a Seleção Principal, passando a marca da ex-jogadora Andreia Rosa, que foi chamada pela primeira vez com 19 anos, em 2004.

Natural de Tabatinga, interior de São Paulo, Aline Gomes Amaro chegou na Ferroviária em 2019, mas começou a se destacar na base em 2020, com apenas 15 anos, isso em meio a pandemia do coronavírus.

A sua primeira competição oficial foi o Campeonato Paulista Sub-17 de 2020, ajudando o time grená chegar até a final, quando foi derrotado pelo Santos, ficando com o vice-campeonato. Ela foi a artilheira da competição com cinco gols marcados.

Com 16 anos completados, marcou o seu primeiro gol no profissional na vitória por 3 a 2 contra o Santos, pelo primeiro jogo das quartas de final do Brasileiro Feminino, sendo a mais jovem a marcar pelo clube araraquarense na história da competição.

Alternando entre base e profissional da Ferrinha, esteve na conquista o título da Liga de Desenvolvimento de Futebol Feminino Sub-16 de 2021, vencendo o Santos na final. No Paulista Sub-20, marcou o gol diante do São Paulo que deu o título inédito ao clube em 2022. Pelo Brasileirão Feminino, foi eleita pela CBF como a revelação do torneio.

Em 2022, assinou contrato exclusivo com a fornecedora de materiais esportivos Nike. Na Seleção Brasileira de base, ela esteve na conquista do Sul-Americano Sub-17 de 2022, disputado no Uruguai, sendo a vice-artilheira da competição, anotando seis gols, e também disputou o Mundial da categoria, chegando até às quartas de final, perdendo para a Alemanha.

Com a equipe o Sub-20, na mesma temporada, Aline conquistou o terceiro lugar no Mundial, disputado na Costa Rica.

Já em 2023, a jovem jogadora se firmou de vez na titularidade da equipe comandada por Jéssica de Lima, anotando 10 gols em 15 jogos disputados no Brasileirão Feminino, sendo a principal artilheira.

Ela estará presente no amistoso do Brasil diante do Chile, partida que acontece no domingo (2/7), às 10h30, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília

Na Copa do Mundo Feminina, o Brasil está no Grupo F, ao lado de Panamá, França e Jamaica. A estreia será diante das panamenhas, no dia 24 de julho, sábado, às 7h (Brasília), em Adelaide.