Home Ferroviária

Aline Gomes se torna a mais jovem a marcar gol pela Ferroviária em uma edição de Brasileiro Feminino

Jogadora de 16 anos superou Isadora Amaral, quando balançou as redes com 17 anos, 5 meses e 10 dias, em 2017

1021
Crédito: Cárila Covas/Diário Futebol Feminino

O gol marcado por Aline Gomes aos 30 minutos da segunda etapa diante do Santos não só escreveu um capítulo na história do Brasileiro Feminino, como também para a Ferroviária.

A jogadora de 16 anos, um mês e oito dias se tornou a mais jovem a marcar um gol pelas Guerreiras Grenás na competição, desde 2014. Ela superou a volante Isadora Amaral, que hoje está no Minas Brasília, quando marcou contra o Vitória-BA no empate por 2 a 2, na edição de 2017.

Na ocasião, Isadora tinha 17 anos, cinco meses e 10 dias de vida. Antes dela, a lateral-direita araraquarense Isabela Queiroz, atualmente no Grêmio, era a mais jovem a balançar as redes, ao marcar na goleada diante do Pinheirense-PA por 6 a 2, em 2014. Ela tinha 17 anos, seis meses e cinco dias completados.

DIAMANTE GRENÁ

Aline Gomes é tratada como uma das grandes promessas do futebol da base das Guerreirinhas Grenás dos últimos anos.

Ela participou da última peneira promovida pelo clube, por conta da distância entre Araraquara e Tabatinga (cerca de 60km), sua terra natal, além da estrutura que o clube oferece ao futebol feminino.

As aparições com a camisa grená durante a disputa do Paulista Sub-17, em 2020, sendo a artilheira da competição com cinco gols marcados, e também disputou as edições do Brasileiro Feminino Sub-16 e Sub-18 de 2020.

Isso lhe rendeu convocações da treinadora Simone Jatobá para a Seleção Brasileira da categoria e que tinha até então Lindsay Camila como a sua auxiliar-técnica e futura treinadora da Ferrinha.

“Em dezembro [2020], eu vi o time da Ferroviária jogando e eu me encantei. A Aline é uma joia, um diamante a ser lapidado. Não tem nada construído ainda. Ela precisa ficar nessa de treinar com a gente e a base, é uma menina em formação”.

“A gente não pode pular etapas Ela precisa se formar, precisa aprender algumas coisas que meninas que estão no adulto não aprenderam por não terem feito base. Se pularmos etapas com a Aline, estaremos cometendo os mesmos erros que foram cometidos aqui no Brasil durante muitos anos. Hoje, ela está com a gente, mas amanhã, ela pode voltar com o Sub-18”, contou a treinadora após a vitória sobre o Santos, no primeiro jogo das quartas de final, na Fonte Luminosa.

O primeiro jogo oficial de Aline Gomes no time profissional foi contra o Flamengo, em Bauru, pela última rodada do Brasileiro Feminino. Com 15 anos, ela entrou no decorrer da segunda etapa e deixou uma boa impressão.

Além da partida diante do Santos, ela também entrou no segundo tempo contra o Corinthians e iniciou pela primeira vez como titular no triunfo sobre o São José por 4 a 2, na última quarta-feira, ambas as partidas pelo Paulistão Feminino.

Aline Gomes tem sido convocada para a Seleção Brasileira Sub-17 – Crédito: Thaís Magalhães/CBF