Home Ferroviária

Atacante da Ferroviária está entre as mais promissoras jogadoras do mundo

Sensação das Guerreiras Grenás, Aline Gomes está entre 25 jogadoras mais talentosa do mundo

389
Atacante da Ferroviária, Aline Gomes, de apenas 17 anos, posa com o troféu do prêmio NXGN Nine, na Fonte Luminosa - Crédito: Jonatan Dutra/Ferroviária SAF

Não foi só a convocação da Seleção Brasileira Feminina principal que rendeu os holofotes para atacante da Ferroviária, Aline Gomes.

Nesta terça-feira (21), a jogadora de apenas 17 anos também foi apontada pelo do site da GOAL como uma das 25 atletas de futebol feminino mais promissoras do mundo, através do prêmio NXGN Nine Feminino.

Diferente dos últimos anos, a GOAL optou em eleger um grupo de jogadoras sem classificá-las por posição. Aline é a única representante brasileira dentro da lista de nove atletas divulgadas e posou com o troféu da premiação. Todas as selecionadas são nascidas a partir do dia 1º de janeiro de 2004 (19 anos).

Em janeiro deste ano, a atleta apareceu figurando a lista do Wonderkids 2023, ficando em 13º lugar entre 275 jogadoras, nascidas a partir de 2003.

Natural de Tabatinga, interior de São Paulo, Aline Gomes Amaro chegou na Ferroviária em 2019, mas começou a se destacar na base em 2020, com apenas 15 anos, isso em meio a pandemia do coronavírus.

A sua primeira competição oficial foi o Campeonato Paulista Sub-17 de 2020, ajudando o time grená chegar até a final, quando foi derrotado pelo Santos, ficando com o vice-campeonato. Ela foi a artilheira da competição com cinco gols marcados.

Com 16 anos completados, marcou o seu primeiro gol no profissional na vitória por 3 a 2 contra o Santos, pelo primeiro jogo das quartas de final do Brasileiro Feminino, sendo a mais jovem a marcar pelo clube araraquarense na história da competição.

Alternando entre base e profissional da Ferrinha, esteve na conquista o título da Liga de Desenvolvimento de Futebol Feminino Sub-16 de 2021, vencendo o Santos na final. No Paulista Sub-20, marcou o gol diante do São Paulo que deu o título inédito ao clube em 2022. Pelo Brasileirão Feminino, foi eleita pela CBF como a revelação do torneio.

Em 2022, assinou contrato exclusivo com a fornecedora de materiais esportivos Nike por quatro temporadas.

Na seleção brasileira de base, ela esteve na conquista do Sul-Americano Sub-17 de 2022, disputado no Uruguai, sendo a vice-artilheira da competição, anotando seis gols, e também integrou o Sub-20 na mesma temporada e conquistou o terceiro lugar no Mundial da categoria, disputado na Costa Rica.

Já em 2023, Aline Gomes se firmou de vez na titularidade da equipe comandada por Jéssica de Lima, anotando dois gols em quatro jogos disputados no Brasileirão Feminino.