Home Ferroviária

CBF altera pontuação da Ferroviária no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino

Entidade não somou a pontuação de clubes que avançaram na fase mata-mata do Brasileiro Feminino de 2021; posições não foram alteradas

138
Crédito: Lucas Figueiredo / CBF

A CBF alterou a pontuação da Ferroviária e de outros três clubes no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Feminino de 2022, divulgado no último dia 14. Os clubes foram notificados na noite desta segunda-feira após o perfil no Twitter @FutMaranhao ter alertado a entidade sobre o equívoco.

Nos pontos obtidos, a entidade havia considerado apenas a primeira fase do Brasileiro Feminino A-1 e não somou as pontuações obtidas por algumas equipes durante a fase mata-mata, sendo determinante para a classificação final do torneio e, consequentemente, do ranking.

Nas quartas de final, a Ferrinha venceu e empatou duelo diante do Santos, avançando às semifinais, enquanto o Internacional perdeu um jogo e venceu o outro, e também garantiu vaga na fase seguinte.

Com a correção feita, as Guerreiras Grenás, que ocupam a segunda colocação, estavam com 8.952 pontos e agora passam a ter 9.192, caindo a diferença para 2.168 pontos em relação ao líder Corinthians.

O Santos (4º colocado) aparece agora com 8.488 pontos (-80 em relação ao anterior), Internacional (7º) com 7.208 pontos (+80) e São Paulo (10º) com 6.360 pontos (-240). As colocações dentro ranking não sofreram alterações por conta disso.

Além do ranking de clubes, no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino, a federação de São Paulo também teve alteração na pontuação, passando de 69.152 pontos para 69.072. Já a federação do Rio Grande do Sul teve acréscimo de 80 pontos e agora possui 15.892.

O ranking da CBF é estabelecido a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes em competições das últimas cinco temporadas.