Home Ferroviária

Coordenadora de futebol feminino fala sobre o futuro da Ferroviária

Em entrevista ao Portal RCIA Araraquara, Nuty Silveira falou sobre categorias de base, profissional, além do planejamento do elenco e investimentos para a próxima temporada

131
Coordenadora de futebol feminino, Nuty Silveira falou sobre categorias de base, profissional, além do planejamento para 2023 - Crédito: Tetê Viviani

A Brasil Ladies Cup iniciou as atividades com a “Semana de Desenvolvimento do Futebol Feminino”, uma série de palestras e atividades que está sendo realizada no Hotel Araucárias, envolve profissionais dos clubes participantes e da área do futebol feminino.

No início das palestras, a Ferroviária foi representada pela coordenadora de futebol feminino, Nuty Silveira, falando sobre o trabalho desenvolvido dentro das Guerreiras Grenás, sendo referência do projeto futebol feminino não só profissional, como na formação de atletas.

O Portal RCIA Araraquara esteve presente no ciclo de palestras e Nuty falou com a reportagem sobre o fomento das novas atletas. Na temporada, as equipes das categorias de base conquistaram o Campeonato Paulista Sub-15 e 20, a CONMEBOL Fiesta Evolución, no Paraguai, e a CONMEBOL Magic Cup, em Orlando, na Flórida, além de estar na semifinal do Paulista Sub-17 e também na final do Festival de Futebol Feminino Sub-14.

“A gente fica feliz de estar sendo mencionado e estamos continuando uma história em que a Araraquara começou, através da Prefeitura, e a Ferroviária, assumindo este projeto, está conseguindo dar continuidade e estamos fortalecendo cada vez mais. Não adianta a gente ser um projeto mais tradicional se a gente não consegue pensar em longevidade. Pensando nisso, a gente tá fazendo um grande esforço, visando a continuidade de ter atletas formadas na Ferroviária, com o nosso DNA e perfil, e que estas atletas consigam se manter competitivas, que sintam que querem jogar grandes jogos que é pra isso que a gente quer formá-las. Fico feliz que a Ferroviária esteja conseguindo conquistas expressivas e também compõe a Seleção Sub-17 e 20, que isso faz com que elas se desenvolvam e consigam entender alguns pontos de projeto também ao longo de suas carreiras”, declarou a coordenadora.

No futebol profissional, a equipe foi eliminada nas quartas de final do Brasileirão e também da Libertadores. Além da Brasil Ladies Cup, resta também a continuidade do Paulistão Feminino com a disputa de mais três rodadas da fase de classificação. E os cenários são os mesmos: nos dois torneios, a equipe luta para conseguir a classificação à próxima fase.

“Está uma briga ferrenha dentro deste grupo [da Ladies Cup]. Temos um jogo sábado e estamos nos preparando muito para isso e aí depois vamos entender se vamos dar continuidade dentro da competição. No Paulista, temos um desafio bem grande contra o Palmeiras e estamos também brigando pela classificação, pois se trata de um campeonato extremamente competitivo. Temos três ou quatro equipes brigando por vaga. Participamos do Brasileiro e Libertadores, são campeonatos desgastantes e de altíssimo nível, e temos que tomar cuidado com este zelo para esta reta final”, comentou.

Nuty falou sobre o planejamento financeiro de um clube de futebol feminino em palestra realizada no Hotel Araucárias – Crédito: Tetê Viviani

PLANEJAMENTO PARA 2023

Com a reta final da temporada, a Ferroviária já se planeja para 2023. Com a ideia de manter um elenco competitivo mesmo sem ter a Libertadores em disputa, Nuty falou sobre permanência de atletas, mas também sobre a possíveis chegadas de reforços. A intenção é brigar novamente para conquistar uma vaga para a Libertadores de 2024.

“De fato, a Libertadores é uma competição muito importante e que é atrativa, mas pensando dentro de um cenário paulista onde temos uma competição de altíssimo nível, a gente consegue trazer atletas e consegue ‘vender’ este projeto. A Ferroviária, mesmo não estando na Libertadores, é um nome muito forte dentro do futebol feminino. Temos um perfil bem estabelecido, uma tradição e estamos conversando com as atletas que tem o desejo de continuar e vir pra cá. De maneira muito cuidadosa e detalhada, pensando pontualmente, a gente busca ter um bom elenco para buscar esta vaga para Libertadores”, contou.

Além do elenco, o departamento de futebol feminino se planeja com novos patrocinadores. A Estrella Galicia continuará estampando a sua marca no uniforme do profissional e base até 2024, com investimento total de R$ 3 milhões.

“Estamos estudando com todo o departamento de marketing estas renovações e busca de novos parceiros. Claro que o peso de uma Libertadores é muito grande, mas ainda temos competições importantíssimas e que dão muita visibilidade no Campeonato Brasileiro e Paulista, estando nas principais plataformas, na TV aberta e fechada. Então, a gente consegue dar um bom retorno para estes parceiros”, detalhou Nuty.

Neste sábado, as equipes da Ferroviária têm duelos importantes. Às 10h, as Guerreirinhas Grenás enfrentarão o Santos, na Fonte Luminosa, pelo jogo de ida das semifinais do Paulista Feminino Sub-17. Já, às 18h, é a vez das Guerreiras Grenás enfrentarem o Flamengo, também na Fonte, valendo vaga para a final da Brasil Ladies Cup.