Jogando na noite desta terça-feira, a Ferroviária encarou o Corinthians e, de virada, venceu pelo placar de 2 a 1, na Fonte Luminosa, em jogo adiantado da nona rodada do Paulistão 2021.
O Timão abriu o placar no final do primeiro tempo com Camacho em lance polêmico, o qual os jogadores afeanos reclamaram da saída de bola pela lateral. Antes, a equipe da casa havia marcado, mas foi anulada através do VAR.
A Locomotiva construiu a virada no segundo tempo com o volante Higor Meritão e com o zagueiro Xandão, que marcou um golaço já aos 44 minutos.
Com o triunfo, a Ferrinha encerrou tabu de quatro anos sem vencer um grande da capital. A última vitória havia acontecido justamente diante do time corintiano em 2017, por 1 a 0, também na Fonte Luminosa.
O resultado levou a equipe aos 10 pontos e ocupa a segunda colocação no Grupo B, ficando a três do líder São Paulo, enquanto o Corinthians teve a invencibilidade quebrada, mas segue em situação confortável na liderança do Grupo A com 14 pontos, oito a mais que o Santo André.
Agora, a Ferroviária enfrentará o Novorizontino, sábado, às 22h15, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em jogo válido pela sexta rodada. Já o Corinthians encara o São Bento, quinta-feira, às 20h, na Neo Química Arena.
O JOGO
Aos quatro minutos, o Corinthians teve a primeira grande oportunidade de abrir o placar. Lucas Piton cruza da esquerda e a bola chega até Léo Natel no bico da grande área, que domina e chuta cruzado. Saulo espalma e evita o pior para o time grená.
Com muitas dificuldades em trocar passes, a Locomotiva chegou ao ataque dois minutos depois. Zanocelo recebe na entrada da área e chuta de pé esquerdo, mas a bola sai fraca para defesa tranquila de Cássio.
O Timão voltou a rondar a área adversária aos 13 minutos. Otero finta a marcação e chuta de longa distância, Saulo quase é enganado pela curva da bola, mas consegue a defesa, espalmando para longe do gol.
Aos 19 minutos, o Corinthians quase abriu o placar. Otero cobra escanteio na área, Jô desvia de cabeça e Luan chega para completar, mas Saulo faz grande defesa e evita o gol.
Mais uma chance alvinegra foi desperdiçada aos 23 minutos. Jogadores da Locomotiva reclamaram de falta na lateral, mas a arbitragem mandou seguir o jogo. A bola foi recuperada por João Victor e tocou para a chegada de Otero quase da marca do pênalti chutar forte. A bola explode no travessão e, na sequência do lance, ficou para defesa de Saulo.
Sofrendo uma pressão incrível, a Ferrinha ficou acuada no campo de defesa e via o time visitante chegar mais uma vez com perigo.
Aos 26, Luan toca para Jô dentro da grande área e na hora de finalização é desarmado por Xandão, que coloca a bola para escanteio. Após a cobrança e bate rebate na área, a bola sobrou com Luan, que finaliza com estilo de pé direito, mas a bola faz uma curva e vai para fora.
Se aproveitando das investidas corintianas ao ataque, a Ferroviária começou a explorar a ligação direta e quase conseguiu abrir o placar aos 33 minutos. Everton dá belo lançamento para Felipe Marques, que se infiltra por trás da linha de defesa, parte livre em direção ao gol e finaliza, mas Cássio fez grande defesa e mandou a bola para escanteio.
Na sequência, a Locomotiva teve gol anulado com auxilio do VAR. Aos 35 minutos, Renato Cajá cobra escanteio na área, a bola sobra para Everton que finaliza rasteiro no canto esquerdo de Cássio para estufar as redes.
Porém, o VAR foi acionado e o lance foi revisado, paralisando o jogo por cerca de cinco minutos. O árbitro, Thiago Luís Scarascati, analisou o lance e marcou impedimento de Xandão na hora do chute, encobrindo a visão do goleiro.
Após a retomada, o Corinthians conseguiu abrir o placar em lance polêmico. Aos 42, João Victor escapa pela direita e a bola sai pela lateral. Porém, a arbitragem não marca e o lateral segue a jogada e cruza na área. Piton toca para trás e Camacho tabela com Luan, entra na área e toca na saída para balançar as redes: 1 a 0.
O lance causou a ira no banco de reservas grená, que começou a reclamar de forma acintosa com a arbitragem. Neste lance, o VAR não foi consultado e o gol foi confirmado.
Na saída para o intervalo, o auxiliar-técnico da Ferroviária, Dino Camargo, tentou mostrar o lance para Thiago Luís Scarascati por celular e foi expulso logo em seguida.
Com a bola rolando para o segundo tempo, a Ferroviária tomou a iniciativa e foi para o campo de ataque. Aos sete minutos, Felipe Marques recebe bom passe de Arthur na área e chuta rasteiro, mas Raul se antecipa a Bruno Mezenga na área e evita a finalização ao gol de Cássio.
Mais recuado e com a vantagem no placar, o alvinegro de Parque São Jorge diminuiu o ritmo de jogo apresentado no primeiro tempo e cadenciou mais o jogo. Já a Ferroviária apresentou maior volume de jogo, porém, pecou muito nas finalizações, principalmente em chutes de longa distância.
De tanto pressionar, a Locomotiva conseguiu chegar ao gol de empate aos 29 minutos. Rogério recupera a bola de Xavier e fica com Hygor. Dentro da grande área, ele cruza para trás para a chegada de Higor Meritão fuzilar para as redes, sem chances de defesa para Cássio: 1 a 1.
Melhor no jogo, a equipe da casa foi para cima e quase virou o placar. Aos 33 minutos, Felipe Marques recebe livre na esquerda e cruza rasteiro para Rogério chutar, mas a bola vai em cima de Cássio, que faz grande defesa, e evita o gol grená na Fonte Luminosa.
Três minutos depois, a Ferrinha perdeu chance incrível de ficar a frente do placar. Everton faz grande jogada pelo lado esquerdo, finta dois marcadores e toca para Hygor livre de marcação pela direita. Dentro da área, o atacante finaliza, mas acaba pegando muito mal na bola e sai por cima do gol.
Aos 44 minutos, a Ferroviária conseguiu chegar ao gol da virada. Em cobrança de falta, Xandão solta o pé e a bola vai forte no canto esquerdo de Cássio, que armou a barreira com apenas um homem, para marcar um golaço: 2 a 1.
Com a vantagem, o time grená se segurou e controlou o ímpeto corintiano até o apito final aos 50 minutos da segunda etapa.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PAULISTA 2021 – 9ª RODADA
FERROVIÁRIA 2×1 CORINTHIANS
Data/horário: terça-feira, 13 de abril de 2021, às 20h
Local: estádio Fonte Luminosa, em Araraquara
Arbitragem: Thiago Luís Scarascati, auxiliado por Fabrini Bevilaqua Costa e Evandro de Melo Lima
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, auxiliado por Alberto Poletto Masseira
Cartões amarelos:
Gols: Higor Meritão (aos 29′ do 2T) e Xandão (aos 44′ do 2T) para a Ferroviária; Camacho (aos 42′ do 1T) para o Corinthians
Ferroviária – Saulo; Diogo Mateus, Matheus Salustiano, Xandão e Arthur; Higor Meritão, Vinícius Zanocelo (Yuri) e Renato Cajá (Hygor); Felipe Marques (Anderson Rosa), Bruno Mezenga (Rogério) e Everton (Fellipe Mateus). Técnico: Pintado
Corinthians – Cássio; João Victor, Jemerson, Raul Gustavo e Lucas Piton; Xavier (Ramiro) Camacho (Roni), Luan (Araos) e Otero (Adson); Léo Natel (Gabriel Pereira) e Jô. Técnico: Vagner Mancini