Home Destaques

ELA FICA! Ferroviária vence o Mirassol e permanece na elite do Paulistão

Com muita propriedade, Locomotiva faz 2 a 0 pra cima do Leão e, de quebra, garante vaga no Brasileiro da Série D de 2023

155
Crédito: Jonatan Dutra/Ferroviária SA

A Ferroviária garantiu a permanência na primeira divisão do Campeonato Paulista ao vencer o Mirassol por 2 a 0, na Fonte Luminosa, pela última rodada.

Dependendo apenas de si, a Locomotiva jogou com inteligência e soube dar o “bote” para chegar a vitória. O placar começou a ser construído aos 22 minutos em um chute de fora da área do lateral-direito Vidal para marcar um golaço: 1 a 0.

Logo aos 18 segundos do segundo tempo, o atacante Bruno Mezenga tratou de ampliar o placar para 2 a 0 para assim garantir a vitória e a permanência na primeira divisão estadual.

O resultado levou o time araraquarense aos 14 pontos, terminando em terceiro no Grupo B e em 11º na classificação geral.

De quebra, contou com combinações de resultados e garantiu vaga para a Série D de 2023, ao lado de São Bernardo e Santo André.

Agora, a Ferroviária aguarda a definição da FPF para a disputa do Troféu do Interior, que contará com a participação de equipes que não conseguiram classificação às quartas de final, com exceção do Santos.

O JOGO

Logo no primeiro minuto, o Mirassol chegou perigo pelo lado direito. Rafael Ferreira cruzou rasteiro e zaga afeana afasta bola de dentro da pequena área para escanteio.

Com mais posse de bola, o Leão foi chegando mais perto da área grená e por pouco não abriu o placar aos oitominutos. Fabinho coloca a bola entre as pernas de Vidal e chuta da entrada da área e a bola sai a direita de Saulo.

No minuto seguinte, em sua primeira subida ao campo de ataque, a Ferroviária chegou com perigo e quase abriu o placar. Hygor recebe na direita, invade a área e chuta cruzado. Darley tem dificuldades, mas consegue espalmar a bola para escanteio.

Em jogo muito equilibrado, o Mirassol tinha mais a posse de bola, mas tinha muitas dificuldades no sistema de criação. Já a Locomotiva ficou mais defensiva aguardando o momento do contra-ataque.

A estratégia deu certo e a Ferroviária conseguiu abrir o placar aos 22 minutos. A equipe recuperou a bola e Thomaz recebeu livre no banco e abriu jogo com Vidal. De muito longe, o lateral-direito soltou uma bomba de fora da área, a bola toca na trave direita de Darley e morre no fundo das redes. Golaço: 1 a 0.

Depois do gol, o Leão não conseguiu ter forças e pouco ameaçou o sistema defensivo grená.

A partida ficou mais truncada e faltosa, com alguns jogadores recebendo cartões amarelos, mas a vantagem grená persistiu até o término da primeira etapa.

Já na volta do intervalo, as duas equipes voltaram com alterações. Elano Blumer promoveu a entrada de Orejuela no lugar de Rafael Luiz, que estava pendurado.

Porém, o segundo tempo demorou para o seu início por conta das partidas aconteceram de formas simultâneas.

Com a bola rolando, a Ferroviária não quis saber e foi logo abrindo o placar aos 18 segundos. Em saída de bola rápida, Bruno Mezenga recebe na área livre de marcação e fuzila no gol de Darley, sem chances defesa: 2 a 0.

A vantagem trouxe muita tranquilidade para todos os presentes na Fonte Luminosa, deixando a torcida muito animada com o desempenho da equipe.

O Mirassol detinha maior posse de bola, mas não conseguia chegar de forma efetiva.

A Ferroviária estava se aproveitando muito da exposição do time mirassolense e por pouco não chegou ao terceiro gol aos 34 minutos.

Em contra-ataque iniciado pela esquerda, Breno Lopes partiu em velocidade, foi até a linha de fundo e cruzou na segunda trave, Hygor ajeitou de cabeça na pequena área, mas Orejuela perdeu o tempo da bola e cabeceou por cima com o gol totalmente aberto.

Desnorteada com o resultado, o Mirassol errava os passes finais e não conseguia chegar com perigo. Porém, já aos 49 minutos, por pouco não descontou.

Em cruzamento na área, um jogador do Leão desviou de cabeça, mas Saulo se estiou todo no canto esquerdo e fez uma grande defesa.

Assim, terminou a participação da Ferroviária na Série A1 de 2022, garantindo a permanência na elite paulista e encerrando um longo tabu de 71 anos sem vencer o Mirassol em jogos do Campeonato Paulista.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PAULISTA 2022 – SÉRIE A1 – 12ª RODADA

FERROVIÁRIA 2×0 MIRASSOL
Data/horário: sábado, 19 de março de 2022, às 16h
Local: estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara
Arbitragem: Douglas Marques das Flores, com os assistentes Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Rafael Tadeu Alves de Souza; 4º árbitro: Jeferson Silvestrini
VAR: Vinícius Furlan e seu assistente, Vitor Carmona Metestaine
Público: 1.464 pagantes
Renda: R$ 20.425,00
Cartões amarelos: Rafael Luiz (aos 46′ do 1T), Orejuela (aos 37′ do 2T) para a Ferroviária; Netto Moura, Thalisson (45′ do 1T) para o Mirassol
Gols: Vidal (aos 22′ do 1T), Bruno Mezenga (aos 18 segundos do 2T) para a Ferroviária

Ferroviária – Saulo; Vidal, Bruno Leonardo, Didi e Breno Lopes; Vitinho, Guilherme Nunes e Thomaz (Uillian Correia); Rafael Luiz (Orejuela), Bruno Mezenga e Hygor (Gegê). Técnico: Elano Blumer

Mirassol – Darley; Rafael Ferreira, Thalisson, Rayan e Pará (Frank); Oyama, Netto Moura (Du Fernandes) e Camilo (Kauan); Fabrício Daniel (Rafael Oller), Zeca e Fabinho (Ivan). Técnico: Ivan Baitello