Home Ferroviária

Em entrevista, Elano fala sobre sua expectativa na Ferroviária: “O que me trouxe aqui foi o projeto”

Novo treinador revelou que já estava acertado para a disputa da Série D do Brasileiro, falou sobre o trabalho inicial e da utilização das categorias de base

171
Crédito: Jonatan Dutra / Ferroviária S/A

Na tarde desta quarta-feira, a Ferroviária apresentou o técnico Elano para a sequência do Paulistão 2021.

Um pouco mais de cinco meses depois, o treinador volta a comandar uma equipe  de futebol desde a sua passagem pelo Figueirense, permanecendo até novembro do ano passado. Durante este período, ele dedicou o seu tempo aos estudos e contou o porquê de ter escolhido o clube araraquarense.

“O que me trouxe aqui foi o projeto. Eu dei uma pausa na minha carreira para eu me especializar e buscar uma equipe para que pudesse executar o trabalho em conjunto e a Ferroviária me ofereceu isso”, contou em suas primeiras palavras.

A sua escolha pela Locomotiva tem o motivo da forma como o clube trabalha o futebol, principalmente com as categorias de base. Ele revelou que tinha o desejo de trabalhar no clube e que já existia um acerto para comandar a equipe na disputa da Série D do Brasileiro, mas acabou sendo antecipado com a saída de Pintado.

“Confesso que joguei contra a Ferroviária pela Inter de Limeira no Campeonato Paulista e um desejo muito grande de um dia conseguir trabalhar aqui. A gente vê a organização, sabemos que tem a base forte, a questão estrutural para oferecer ao treinador fazer o  seu trabalho. Nunca tive um tipo de contato, mas quando aconteceu, foi para assumir Série D e isso foi o início. O Pintado, pelo bom trabalho que fez no Juventude e aqui no Paulista, é normal que receba algum tipo de oferta. Eu estou feliz por estar aqui, lógico que não da para colocar tudo o que eu acho, penso e, aos poucos, vamos criar isso junto com os jogadores, acumulando com a sequência e acho que temos muito a ganhar”, analisou o novo treinador.

Elano comandou treinamento na Fonte Luminosa – Crédito: Jonatan Dutra / Ferroviária S/A

Sobre o trabalho que será desenvolvido, Elano não quis comparar o trabalho que foi feito por Pintado e diz que precisa de uma sequência para que o seu estilo seja compreendido em sua equipe.

“Não gosto de comparar trabalho. Tenho muito respeito e admiração pelo Pintado. É um amigo. Cada um tem as suas ideias, mas não tem como eu mudar totalmente o que está acontecendo, porque nem tudo foi errado. Nas sequências dos treinamentos, vamos colocando o que eu acho como importante para a equipe”, contou.

Um dos pontos fortes dentro do clube tem sido as categorias de base, com jogadores sendo aproveitados na equipe principal e que acabam chamando atenção de grandes potências do futebol nacional. Elano pretende continuar com a mesma ideia e espera utilizar estes jovens em seu planejamento.

“Eu acho muito importante o trabalho de base, é fundamental, e a Ferroviária tem uma força na base muito grande. Do pouco tempo que estou aqui, a minha ideia é poder frequentar a base do clube e, consequentemente, poder subir alguns meninos para integrar o grupo, assim como já está acontecendo. Acho isso importante para a história e quem tem a ganhar isso é o clube”, declarou o técnico.

Projetando o seu primeiro desafio, ele comentou sobre o seu adversário desta quinta-feira e enalteceu a campanha grená feita até aqui e brigará pela classificação às quartas de final.

“Eu assumi faz dois dias e são dois treinos para assumir o jogo de quinta-feira contra o Santo André. É um adversário que tem a sua força, a sua competitividade dentro do contexto do jogo e estamos voltados para esse jogo porque o resultado é muito importante para a nossa sequência”.

“Dentro dos treinamentos, mesmo durante o pouco tempo de trabalho, vamos colocando as ideias de jogo para que possamos ficar próximos da vitória. Estamos brigando por uma classificação, então estamos no caminho. Temos que valorizar o que foi feito, que são estes 11 pontos”, analisou o treinador.

A Ferroviária é vice-líder do Grupo B com 11 pontos, um a mais que a Ponte Preta. O São Paulo lidera com 25 pontos, enquanto o São Bento é o lanterna com seis.