Home Destaques

Em manhã de John Kennedy, Ferroviária vira e estreia com vitória no Paulistão 2023

Em segundo tempo movimentado, Locomotiva sai perdendo, mas atacante marca três gols e garante a vitória diante do Água Santa

184
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

A Ferroviária estreou com grande estilo no Paulistão 2023. Na manhã deste domingo (15), a equipe encarou o Água Santa e, de virada, venceu pelo placar de 3 a 1, em partida disputada no estádio Distrital do Inamar, em Diadema

Os gols saíram no segundo tempo. O Netuno abriu o placar o zagueiro Didi, ex-Ferroviária, de cabeça, após cobrança de escanteio.

Porém, a Locomotiva contou com a inspiração do atacante John Kennedy, sendo decisivo e marcando os três gols que garantiram a vitória grená.

Na reta final de jogo, o Netuno acabou tendo dois jogadores expulsos, o lateral-esquerdo Rhuan e o zagueiro Rodrigo Sam, ficando com nove em campo.

Além dos três pontos, a Ferrinha encerrou um pequeno tabu diante do Netuno. A equipe nunca havia vencido em Diadema em jogos válidos pelo Paulistão. Antes, eram dois jogos e duas derrotas.

Com o resultado, a equipe araraquarense lidera provisoriamente o Grupo C com três pontos. O São Bento aparece em segundo com um ponto, enquanto Corinthians e Ituano estão zerados, mas ainda jogam pela primeira rodada.

Na próxima rodada, a Ferroviária estreia em casa e recebe o São Paulo, quinta-feira (19), às 19h30, na Fonte Luminosa. Os ingressos estão à venda para o duelo. Já o Água Santa encara o Corinthians, na quarta-feira (18), às 19h30, na Neo Química Arena.

O JOGO

A primeira etapa foi de predominância do time da casa, mas pecaram na pontaria. A principal chance aconteceu aos 29 minutos. Em cobrança de escanteio, Bruno Xavier cruzou na área e Kadi, livre de marcação, cabeceou e a bola explodiu no travessão do gol defendido por Saulo, que apenas acompanhou.

Já a única chegada perigosa do time grená aconteceu apenas aos 39 minutos. Em escapada rápida pelo lado direito, John Kennedy cruzou na medida para Ytalo cabecear de frente para o gol, mas a bola subiu, passando a meta de Gabriel Mesquita.

Dois minutos depois, o Netuno desperdiçou outra chance de abrir o placar, desta vez em cabeçada de Igor Henrique. A bola foi encobrindo o goleiro Saulo, mas Léo Santos apareceu para tirar de cima da linha, evitando o gol.

Na volta do intervalo, a Ferroviária voltou com duas alterações. O treinador Vinícius Munhoz promoveu as entradas de Rafael Costa e Felipe Ferreira, saindo Matheus Galdezani e Douglas Coutinho.

Já no início do segundo tempo, o Água Santa começou pressionando, mas sem efetividade.

A Ferroviária chegou ao ataque aos nove minutos. Em boa trama pelo lado direito, Felipe Ferreira recebe a bola pelo meio, carrega livre de marcação e arrisca chute. A bola vai mansamente no canto esquerdo de Gabriel Mesquita e acaba espalmando para escanteio.

Melhor na partida, o Água Santa conseguiu abrir o placar. Aos 22 minutos, em primeiro lance de Patrick Allan, o jogador cobrou escanteio na segunda trave e Didi subiu para cabecear no ângulo direito de Saulo, que nada pôde fazer, para fazer 1 a 0.

Após sofrer o gol, a Ferroviária acordou, começou a sair mais para o jogo e teve oportunidade para abrir o placar. Aos 32, em cobrança de falta, Rafael Costa bate no canto de Gabriel Mesquita, que espalma, e no rebote, John Kennedy finaliza de pé esquerdo, mas o goleiro faz outra defesa, evitando o gol.

Três minutos depois, a Ferrinha quase abriu o placar. Heitor faz cruzamento da direita, Matheus Lucas ajeita a bola de cabeça para a finalização de Rafael Costa, mas ela acaba saindo com perigo a direita do gol.

De tanto insistir, a Locomotiva conseguiu chegar ao empate. Aos 38 minutos, em vacilo da zaga, Rhua recua mal a bola para Didid, John Kennedy recupera dentro da área e toca na saída do goleiro Gabriel Mesquita: 1 a 1.

Sem desistir, a Locomotiva conseguiu a virada três minutos. Em contra-ataque fulminante, Matheus Lucas dá belo passe para entrada de John Kennedy por de trás da zaga, Gabriel Mesquita tenta se antecipar, mas o atacante grená dribla o goleiro e manda a bola para o fundo das redes: 2 a 1.

Já aos 47 minutos, o VAR foi acionado e o árbitro Rafael Marques das Flores acabou expulsando o lateral-esquerdo Rhuan, do Água Santa, após a acertar chute em John Kennedy fora do campo de jogo.

Em manhã de John Kennedy, o atacante ferz mais um. Aos 53, o atacante recebe passe de Felipe Ferreira pelo lado direito, invade a área, finta a marcação e chuta cruzado. Gabriel Mesquita tocou na bola, mas não evitou, morrendo mansamente no fundo do gol: 3 a 1.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A1 2023 – 1ª FASE

ÁGUA SANTA 1×3 FERROVIÁRIA
Data/horário: domingo, 15 de janeiro de 2023, às 11h
Local: estádio Distrital do Inamar, em Diadema
Arbitragem: Rafael Marques das Flores, auxiliado por Luiz Alberto Andrini Nogueira e Bruno Silva de Jesus; 4ª árbitra: Adeli Mara Monteiro
VAR: José Cláudio Rocha Filho, auxiliado por Marco Antônio de Andrade Motta Júnior
Público: 4.125 pagantes
Renda: R$ 66.825,00
Cartões amarelos: Igor Henrique (aos 17′ do 1T) para o Água Santa; Alisson Cassiano (aos 8′ do 2T) e John Kennedy (aos 45′ do 2T) para a Ferroviária
Cartão vermelho: Rhuan (aos 46′ do 2T), Rodrigo Sam (aos 56′ do 2T) para o Água Santa
Gols: Didi (aos 22′ do 2T) para o Água Santa; John Kennedy (aos 38′, 41′ e 53′ do 2T) para a Ferroviária

Água Santa – Gabriel Mesquita; Reginaldo, Rodrigo Sam, Didi e Patrick Brey; Kadi (Thiaguinho), Igor Henrique e Luan Dias (Bruno Mezenga); Lucas Tocantins (Ronald), Jr. Todinho (Patrick Allan) e Bruno Xavier. Técnico: Thiago Carpini

Ferroviária – Saulo; Heitor, Alisson Cassiano, Léo Santos (Augusto) e Sánchez; Pablo Gabriel (Thomaz), Matheus Galdezani (Rafael Costa) e Álvaro (Matheus Lucas); John Kennedy, Ytalo e Douglas Coutinho (Felipe Ferreira). Técnico: Vinícius Munhoz