O ano para o futebol feminino da Ferroviária é o melhor de sua história. Neste último domingo, a equipe recebeu o Centro Olímpico, na Fonte Luminosa, e no jeito Ferroviária de ser, venceu, de virada, por 2 a 1 e carimbou a vaga às semifinais do Campeonato Paulista Sub-17 Feminino, sendo a representante do interior no meio dos grandes de São Paulo.
Empatadas na vice-liderança do Grupo 5 com sete pontos, a equipe paulistana precisava de um simples empate para carimbar a classificação, já que tinha um saldo de gols melhor que o do time grená, +9 contra +8.
Mesmo com a vantagem, foi o Centro Olímpico que abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo. Em contra-ataque, Ana Flávia faz jogada pela esquerda e toca no meio para a chegada de Manu, que domina e chuta forte. A bola encobre a goleira Lucielene, que nada pôde fazer: 1 a 0.
Após o gol, a equipe se recuou e a Ferroviária começou a chegar ao campo de ataque. O gol de empate aconteceu já nos acréscimos, aos 42 minutos.
Flávia cobrou falta na área, Isabelle cabeceia, a bola bate na trave e nas costas da goleira Isa Cruz, e sobra em cima da linha para Prado empatar: 1 a 1.
Na segunda etapa, sou deu Guerreirinhas Grenás. Porém, logo aos 10 minutos, o Centro Olímpico poderia ter matado o jogo. Em cobrança de escanteio, Manu, mais uma vez, consegue cabeçada na pequena área e a bola explode no travessão.
Com maior intensidade, o time de Araraquara buscava jogadas pelos lados direito, com Pietra e Paola, e esquerdo, com Maisa e Bia, que havia entrado no decorrer do jogo.
O resultado que a Ferroviária precisava veio e da forma mais dramática. Novamente aos 42 minutos, Pietra cobra lateral pelo lado direito para Paola, que vai até o limite da linha de fundo e cruza forte, rasteiro.
A bola passa pela marcadora e chega até Flávia, que domina e toca mais uma vez na área. Novamente, a bola passa pela zaga e chega até Bia, que ajeita e bate forte, rasteiro, sem chances de defesa para Isa Cruz. Era o gol emocionante da classificação grená rumo às semifinais do estadual.
Nas arquibancadas, o time profissional das Guerreiras Grenás, juntamente com a treinadora Tatiele Silveira, acompanharam o jogo com a torcida que estava presente no estádio, vibrando e apoiando muito o futuro do futebol feminino.
Na semifinal, a Locomotiva enfrentará o time de melhor campanha, o São Paulo, que estava no mesmo grupo de classificação e venceu todos os jogos. Também no domingo, o Tricolor venceu o São José por 10 a 0.
O outro jogo do mata-mata será com o clássico entre Corinthians e Santos. As datas e o horários dos jogos serão divulgados ainda esta semana pela Federação Paulista de Futebol.
A Ferroviária, comandada por Anderson Clayton, foi a campo com Lucilene; Pietra, Prado, Isabelle e Kailane (Bia); Mayra (Catarina), Laura (Cinthia) e Flávia; Paola, Mariana e Maísa.
Já o Centro Olímpico, de Rodrigo Roque Coelho, contou com Isa Cruz; Duda, Raíssa, Gabi Soares e Ravena (Ana Luíza); Ana Flávia (Júlia Eduarda), Luiza, Ju Xavier (Luísa Fontes) e Ana Carolina; Manu e Ana Júlia.
2019 SÃO DAS MULHERES
Se o masculino não trouxe um caneco desta vez, o cargo ficou por conta do futebol feminino da Ferroviária.
Em oito competições, a equipe conquistou três títulos (Brasileirão, Festival Sub-14 de Futebol Feminino – Sede de Araraquara – e os Jogos da Juventude); um vice-campeonato da Libertadores e chegou entre os quatro melhores do estado no Campeonato Paulista adulto e agora no Sub-17.
As Guerreiras Grenás ainda disputarão os Jogos Abertos do Interior, que começam nesta semana, na cidade de Marília.