Home Cultura e Lazer

Estádio da Fonte Luminosa é um dos destaques do guia Rota do Futebol SP

Guia turístico do esporte foi lançado esta semana pelo governo do Estado, destacando 10 estádios de 5 cidades diferentes

12
Arena da Fonte está no guia

Araraquara é um dos destaques do guia Rota do Futebol SP, lançado nesta última terça-feira (3) pelas Secretarias de Turismo e Viagens e de Esportes do Governo do Estado de São Paulo.  Com o objetivo de revisitar o passado, apresentar o presente do futebol e impulsionar o turismo esportivo, o guia contempla 10 estádios de cinco cidades diferentes, entre eles o Estádio Olivério Bazani Filho, o estádio da Fonte Luminosa, a Arena da Fonte, casa da Ferroviária.

De acordo com os organizadores do material, o guia é resultado da colaboração entre clubes de futebol da capital, interior e litoral e Prefeituras do Estado de São Paulo.

No capítulo dedicado à Arena da Fonte, além do estádio, com parte da sua história, o guia também apresenta o Museu do Futebol e Esporte de Araraquara. Outro tópico do capítulo tem como título “Pioneirismo no Futebol Feminino” e destaca a equipe feminina da Ferroviária/Fundesport, criada em 2001, através de uma iniciativa da Prefeitura de Araraquara.

O prefeito Edinho destacou a importância da inserção do estádio da Ferroviária e o destaque para o futebol feminino no guia turístico, lembrando do processo de reconstrução da Ferroviária desde 2003.

“É motivo de muito orgulho o reconhecimento do estádio de Araraquara como integrante do guia sobre a Rota do Futebol SP. A Ferroviária, que é o maior símbolo cultural da cidade, passou por um processo de reconstrução desde 2003. Fico feliz de ter feito parte desse processo e, nesse projeto de reconstrução, também aconteceu a reforma da Fonte Luminosa. Na época, junto ao Ministério do Esporte, conseguimos a verba para transformar o estádio em uma arena moderna, multiuso, dentro dos padrões da FIFA. Foi uma grande emoção quando reinauguramos a Fonte Luminosa, no dia 22 de outubro de 2009, com o estádio lotado pela população de Araraquara”, recordou o prefeito. “Hoje, o nome do estádio faz homenagem ao Bazani, que é o principal nome da história esportiva da Ferroviária. E a Ferroviária tem o projeto de futebol feminino mais perene do Brasil. É uma escolha, e acreditamos nele. A Ferroviária de Araraquara é mais que um time no futebol feminino. É uma concepção, uma forma de pensar o futebol para as mulheres, de se relacionar com a cidade. E somos um dos únicos times do país em que as equipes masculina e feminina atuam no mesmo local. A Fonte Luminosa é o estádio de Araraquara, o estádio da Ferroviária, que tanto nos orgulha”, acrescentou o prefeito.

Damiano Neto, vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, contou como se deu o processo de inserção no guia e também enalteceu a participação do estádio de Araraquara.

“Estamos muito felizes de termos sido inseridos no guia. Foi um processo que começou com a Coordenadoria da Indústria, Comércio, Tecnologia e Turismo respondendo os questionários enviados à Prefeitura pela secretaria estadual de Turismo e Viagens. Sem dúvida, uma grande conquista para a cidade que honra todo o trabalho que vem fazendo para estimular o turismo no nosso município, principalmente o turismo de negócios e eventos. E, obviamente, que é, acima de tudo, o reconhecimento à força da Ferroviária como um dos clubes de futebol mais tradicionais do País, que hoje tem um dos estádios mais modernos do interior de São Paulo”, avaliou Damiano.

Além de Araraquara, do interior de São Paulo foram contemplados os estádios de Bragança Paulista e Ribeirão Preto, além de Santos, no litoral paulista. De São Paulo, o guia destaca os seis estádios dos clubes mais tradicionais e de maior torcida, entre eles a Neo Química Arena, o Allianz Parque e o Morumbis. O material reúne ainda atividades disponíveis em cada um desses estádios, como visitas a salas de troféus.

A Rota do Futebol SP também indica memoriais e pontos turísticos do esporte, como o Píer do Rei Pelé, em São Vicente. Além disso, o documento explora estabelecimentos culturais e gastronômicos que têm relação com o esporte e a história da região.

O guia turístico Rota do Futebol SP pode ser acessado no link

https://www.turismo.sp.gov.br/guia-sobre-a-rota-do-futebol-sp