Na noite deste sábado, a Ferroviária recebeu a equipe do Água Santa e venceu pelo placar de 1 a 0, no reencontro com sua torcida na Fonte Luminosa, pela segunda rodada do Paulistão.
O gol da vitória grená aconteceu aos 15 minutos do segundo tempo através do atacante Bruno Mezenga em cobrança de penalidade.
No lance, o zagueiro Jeferson Bahia acabou sendo expulso por ter tocado a mão na bola e já havia recebido um cartão amarelo.
Esta foi a primeira vitória da Ferrinha diante do Netuno na primeira divisão estadual. Antes haviam se enfrentado duas vezes e o time grená foi derrotado nas duas por 1 a 0.
Com o resultado obtido, a equipe comandada por Elano Blumer divide a liderança do Grupo B com quatro pontos ganhos, ao lado do São Bernardo. Além disso, alcançou também a invencibilidade de 21 jogos sem derrotas.
Na próxima rodada, a Ferroviária fará clássico diante do Botafogo, terça-feira (1/2), às 21h, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, enquanto o Água Santa enfrentará o Palmeiras, também na terça, às 19h, no Allianz Parque.
O JOGO
Logo no primeiro minuto, o Água Santa chegou com perigo. Em saída errada de bola de Murilo Rangel, a sobra fica com Matheus Oliveira, que chuta da entrada da área e Saulo cai para fazer a defesa.
A Ferroviária deu as caras no campo de ataque aos 12 minutos através de cobrança de falta pela direita. Murilo Rangel lança a bola na área, mas a zaga se antecipa e consegue desvio para escanteio.
O time grená tinha muitas dificuldades em criar no campo ofensivo e não levava perigo até a meta de Matheus Inácio. Aos 16, Gegê arriscou de longe, mas a bola não foi forte o suficiente para surpreender o goleiro, que fez a defesa tranquila no meio do gol.
Aos 20 minutos, em escanteio a favor do Netuno, Dadá Belmonte levou a bola na área e Arthur e Jeferson Bahia bateram cabeça numa dividida pelo alto. O jogo foi paralisado para atendimento médico e ambos ficaram bem.
O tempo foi passando e a Ferroviária conseguiu ter mais posse de bola, mas não foi produtiva. As dificuldades da saída de bola e falta de velocidade pelos lados de campo já apontavam o que a equipe de Elano Blumer precisava melhorar.
Sob algumas vaias, a igualdade persistiu até o final da primeira etapa na Fonte Luminosa.
Na volta do intervalo, o técnico Elano Blumer promoveu duas mudanças na equipe, entrando os atacantes Júlio Vitor e Hygor, nos lugares de Netto e Murilo Rangel.
A Ferroviária começou a chegar mais no campo ofensivo e conseguiu abrir o placar aos 15 minutos. Hygor recebe na entrada da área e chuta. A bola bate no braço de Jeferson Bahia e o árbitro marcou pênalti. Minutos antes, o zagueiro do Netuno havia recebido cartão amarelo por falta cometida no meio de campo e recebeu o segundo, sendo expulso de campo.
Na cobrança, o capitão Bruno Mezena bateu forte no canto esquerdo de Matheus Inácio para fazer 1 a 0.
Mesmo com um a menos, o Água Santa começou a se lançar ao ataque em busca do empate. Aos 24 minutos, Fernandinho recebe na esquerda e finaliza para o gol. Saulo por pouco não é surpreendido e consegue espalmar para longe da área.
Aos 28, o Netuno chegou mais uma vez ao ataque. Alyson recebe dentro da área e chuta forte, mas Saulo faz boa defesa e evita o gol.
Com o passar do tempo, O Água Santa mantinha mais a posse de bola, mas não conseguia levar perigo até a meta de Saulo.
A Ferroviária teve uma grande oportunidade ampliar o placar aos 46 minutos. Júlio Vitor fez bela jogada individual pela esquerda, cortou para dentro e chutou forte, mas Matheus Inácio fez grande defesa e evitou o gol.
Já aos 49, a Locomotiva partiu para o contra-ataque com Júlio Vitor e o goleiro Matheus Inácio saiu do gol e fez falta no meio de campo. Vinícius Gonçalves Dias Araújo aplicou apenas o cartão amarelo.
A Ferrinha se segurou até o apito final e garantiu a sua primeira vitória no Paulistão 2022.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PAULISTA 2022 – SÉRIE A1 – 2ª RODADA
FERROVIÁRIA 1×0 ÁGUA SANTA
Data/hora: sábado, 29 de janeiro de 2022, às 18h30
Local: estádio Fonte Luminosa, em Araraquara
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Dias Araújo, auxiliado por Bruno Silva de Jesus e Edson Rodrigues dos Santos; 4º árbitro: João César Ferreira da Silva Júnior
VAR: Adeli Mara Monteiro, auxiliada por Herman Brumel Vani
Público: 902 pagantes
Renda: R$ 11.520,00
Cartões amarelos: Gegê, Didi (Ferroviária); Jeferson Bahia, Matheus Inácio (Água Santa)
Cartão vermelho: Jeferson Bahia (Água Santa)
Gols: Bruno Mezenga (aos 15′ do 2T) para a Ferroviária
Ferroviária – Saulo; Bernardo, Arthur, Didi e João Lucas; Marquinhos (Vitinho), Uillian Correia (Ian Luccas) e Murilo Rangel; Gegê, Bruno Mezenga e Netto. Técnico: Elano Blumer
Água Santa – Matheus Inácio; Leandro (Emerson), Jeferson Bahia, Helder e Rhuan (Alyson); Rodrigo Sam, Cristiano e Matheus Oliveira (Fernandinho); Dadá Belmonte, Caio Dantas (Wesley Pionteck) e Lelê (Gabriel Terra). Técnico: Sérgio Guedes