Home Destaques

Ferroviária chega a mais um recorde e iguala marca da Taça dos Invictos

Locomotiva repete feito de 50 anos atrás com a série de 14 jogos de invencibilidade

275
Crédito: Tiago Pavini / Ferroviária S/A

A Ferroviária já está em sua fase decisiva dentro do Brasileiro da Série D, mas neste domingo, ao empatar sem gols diante do Brasiliense, ela alcançou mais um recorde em sua história.

O clube igualou a marca de 14 jogos sem derrotas, marca também obtida em 1971 dentro do Paulistinha, torneio classificatório para o Campeonato Paulista, o que lhe rendeu a Taça dos Invictos, troféu entregue pelo jornal Folha de São Paulo aos times que ostentavam série de jogos de invencibilidade. Foram seis vitórias e oito empates, marcando 17 gols e sofrendo sete, obtendo 61,9% de aproveitamento

Na Série D deste ano, a Locomotiva só perdeu o primeiro jogo da primeira fase, para o Uberlândia, por 3 a 0, no dia 6 de junho. Depois, foi uma sequência de 14 jogos sem perder na primeira fase, mais este empate diante do Jacaré, somando 10 vitórias e quatro empates, marcando 24 gols e sofrendo apenas cinco, tendo um aproveitamento superior de 80%.

A maior sequência sem derrotas em torneios oficiais são de 16 jogos, somado o feito Taça dos Invictos de 71 com a temporada de 1972. No torneio Laudo Natel, empatou duas vezes com o América de Rio Preto por 1 a 1.

Na segunda partida, avançou nas penalidades ao vencer por 4 a 3. A sequência sem derrotas foi quebrada no duelo seguinte contra o Palmeiras, quando a Ferrinha foi derrotada por 1 a 0, no Parque Antarctica.

Nesta Série D, o clube obteve a marca de 12 jogos sem sofrer gols (1.076 minutos), o maior tempo de sua história, quando foi vazada na vitória sobre a Caldense por 3 a 1.

Confira a sequência de resultados:

1971 (conquista da Taça dos Invictos)

Ferroviária 4×2 Noroeste
Ferroviária 0x0 Paulista
Botafogo 1×3 Ferroviária
Ferroviária 3×0 Guarani
Juventus 0x0 Ferroviária
Marília 1×2 Ferroviária
Ferroviária 1×0 América
Comercial 1×1 Ferroviária
Ferroviária 0x0 Portuguesa Santista
XV de Piracicaba 1×1 Ferroviária
Ferroviária 0x0 São Bento
Noroeste 0x0 Ferroviária
Paulista 1×1 Ferroviária
Ferroviária 1 x 0 Botafogo

2021 (campanha no Brasileiro da Série D)

Caldense-MG 0x1 Ferroviária
Ferroviária 1×0 Rio Branco-VN
Rio Branco-ES 0x3 Ferroviária
Ferroviária 7×0 Águia Negra-MS
Ferroviária 1×0 Patrocinense
Boa Esporte-MG 0x0 Ferroviária
Ferroviária 2×0 Boa Esporte
Patrocinense-MG 0x2 Ferroviária
Águia Negra-MS 0x1 Ferroviária
Ferroviária 2×0 Rio Branco-ES
Rio Branco-VN 0x0 Ferroviária
Ferroviária 3×1 Caldense-MG
Uberlândia 1×1 Ferroviária
Brasiliense 0x0 Ferroviária

TROFÉU SUMIU! [ERRATA]

Como havíamos noticiado no último dia 13, o troféu desaparecido na galera da Ferroviária, na verdade, é do Tricampeonato do Interior, outro grande feito na história do clube.

Por ter conquistado três vezes, o jornal Folha de São Paulo, fez a entrega da posse definitiva, mas, de fato, está desaparecido quando o estádio da Fonte Luminosa passou pelas profundas reformas, entre 2008 e 2009, e parte de todo material histórico do clube foi colocado em um porão da Fundesport, no Gigantão, até que as obras fossem finalizadas e retornassem ao local de origem.

Já a Taça dos Invictos, conquistada em 1971, está exposta no Museu do Futebol e Esportes, anexo ao estádio da Fonte Luminosa.

Equipe de 1971: Em pé Fernando Sátiro, Fogueira, Getúlio, Mariani, Mauri, Ticão e Fernando. Agachados: Nicanor, Zé Luís, Lance, Bazani e Nei – Crédito: Blog Ferroviária Em Campo

Com informações do livro “Fonte Luminosa”, de Luís Marcelo Inaco Cirino