Início Destaques

Ferroviária é superada nos pênaltis e está eliminada da Copinha

Em arbitragem polêmica, Locomotiva empata no tempo normal por 0 a 0 contra o Santos, mas Jhoninha perde penalidade e equipe araraquarense dá adeus à competição

104
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SA

A Ferroviária deu adeus à disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na noite desta sexta-feira, a Locomotiva encarou o Santos e ficou no empate por 0 a 0, no tempo normal, e foi derrotada por 5 a 4 nas penalidades, em partida disputada na Fonte Luminosa, pela terceira fase da competição.

No tempo normal, a arbitragem de Flávio Roberto Mineiro Ribeiro foi bastante polêmica com a expulsão do lateral-esquerdo afeano Victor Hugo logo no início da segunda etapa por conta de uma suposta cotovelada em Weslley Patati.

O jogo ficou bastante nervoso em seu restante e a Ferrinha soube se comportar bem, conseguindo levar para a decisão por pênaltis.

A Locomotiva iniciou a cobrança com Jhoninha, mas acabou desperdiçando, parando em defesa de Diógenes com os pés. Caio, Modesto, Xavier e Diogo converteram as outras cobranças grenás.

Lucas Pires, Rwan Seco, Pedrinho, Fernandinho e Weslley Patati converteram as cobranças pelo lado do Peixe. O goleiro Benassi acertou todos os cantos, mas não evitou a eliminação em plena Fonte Luminosa.

A partida foi observada pelo técnico Elano Blumer e parte deste elenco Sub-20 deverá ser aproveitado para a disputa do Paulistão.

Nas oitavas de final, o Santos enfrentará o Fluminense, domingo, na Fonte Luminosa, com o horário a ser definido pela FPF.

O JOGO

Sem muitas chances na primeira etapa, o Santos teve maior volume de jogo, mas não conseguiu levar perigo até a meta do goleiro Benassi.

Já a Locomotiva melhorou na parte final do jogo e criou a chance mais clara de gol aos 36 minutos. Benassi lança bola do campo de defesa, Jhoninha aproveita espaço e entra na área e tenta toque por cobertura, mas Diógenes sai bem do gol e consegue fazer a defesa.

Na segunda etapa, a partida esquentou logo no primeiro minuto. Em jogada na linha de fundo, o lateral-esquerdo Victor Hugo deixou o cotovelo e o atacante Weslley Patati trombou e caiu. O árbitro, Flávio Roberto Mineiro Ribeiro, entendeu como agressão e mostrou cartão vermelho para o jogador afeano.

O banco de reservas da Ferroviária e torcedores presentes na Fonte foram a loucura com a marcação, fazendo o jogo ficar paralisado por alguns minutos.

Mesmo com desvantagem numérica, o Peixe não oferecia perigo para o gol grená e pecou em muitos erros de passes. Para a Locomotiva, restou o contra-ataque para tentar surpreender a defesa santista, mas sem grande efeito.

Já aos 36 minutos, o árbitro mostrou cartão amarelo para o treinador Leonardo Mendes por supostamente ter falado algo para Weslley Patati e o auxiliar, Leonardo Ducci, foi expulso. O clima estava tenso desde a expulsão de Victor Hugo.

Aos 45 minutos, o Peixe perdeu uma grande chance de abrir o placar e até mesmo em decretar a vitória. Victor Michell recebe na área e bate forte, mas acaba tirando muito do goleiro Benassi e a bola se perde pela linha de fundo. Com isso, a decisão se encaminhou para as penalidades.

Na série, a Ferroviária iniciou e a primeira cobrança foi de Jhoninha, que chutou a meia altura no meio do gol, mas Diógenes defende com o pé.

O Peixe iniciou com Lucas Pires batendo no canto esquerdo, Benassi toca na bola, mas não evita: 1 a 0.

Caio cobra com muita categoria no canto esquerdo e deixa tudo igual: 1 a 1. Rwan Seco bate alto, na direita, e coloca o Santos em vantagem novamente. Benassi acertou o canto.

Xavier cobra no meio e faz para a Ferrinha: 2 a 2. Pedrinho bate no canto esquerdo, Benassi acerta novamente o canto, mas não alcança: 3 a 2 pro Santos.

Modesto bate forte no canto esquerdo e faz: 3 a 3. Fernandinho bate forte no ângulo direito, Benassi acerta o canto, mas faz: 4 a 3.

Diogo bate no canto direito, Diógenes vai na bola, mas não evita: 4 a 4. Por fim, Weslley Patati bate no canto esquerdo, faz 5 a 4 para o Santos e elimina a Ferroviária.

FICHA TÉCNICA

COPA SÃO PAULO FUTEBOL JÚNIOR 2022 – TERCEIRA FASE – JOGO ÚNICO

FERROVIÁRIA (4)0x0(5) SANTOS
Data/horário: sexta-feira, 14 de janeiro de 2022, às 19h30
Local: estádio Fonte Luminosa, em Araraquara
Arbitragem: Flávio Roberto Mineiro Ribeiro, auxiliado por Orlando Massola Júnior e Gabriel Rodrigues Santos; 4º árbitro: Carlos Fernando Moreira
Cartões amarelos: Ian Luccas, Leonardo Mendes (Ferroviária); Jhonnathan, Fernandinho, Derick (Santos)
Cartão vermelho: Victor Hugo, auxiliar Leonardo Ducci (Ferroviária)

Ferroviária – Benassi; Vinícius Oliveira, Welton (Patrick), Dreifke e Victor Hugo; Malheiro, Ian Luccas (Caio) e Pedro Acácio (Xavier); Jhoninha, Luan (Diogo Oliveira) e Pedro Paulo (Modesto). Técnico: Leonardo Mendes

Santos – Diógenes; Sandro Perpétuo, Derick, Jair e Lucas Pires; Jhonnathan (Matheus Nunes), João Victor (Pedrinho) e Ed Carlos (Fernandinho); Weslley Patati, Lucas Barbosa (Victor Michell) e Rwan Seco. Técnico: Elder Campos