Home Destaques

Ferroviária empata com o Botafogo pelo Paulistão 2022

Locomotiva saiu na frente, mas sofre empate do Pantera; equipe grená lidera provisoriamente o Grupo B da competição

181
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SA

Na noite desta terça-feira, a Ferroviária foi até Ribeirão Preto fazer clássico diante do Botafogo e saiu com o empate de 1 a 1, no estádio Santa Cruz, pelo jogo da terceira rodada do Paulistão 2022.

Em um primeiro tempo bastante monótono e com jogadores “batendo cabeça”, os gols aconteceram apenas na segunda etapa.

A Locomotiva saiu na frente com o atacante Hygor, mas Bruno Michel conseguiu deixar tudo igual para o Pantera.

Os ataques das duas equipes também desperdiçaram chances incríveis de gol, mas os goleiros Saulo e Deivity evitaram com que a rede balançasse novamente.

Nos acréscimos, o Pantera teve um gol anulado de Tiago Reis por impedimento. O VAR precisou ser acionado e partida ficou paralisada por mais de dois minutos para que a irregularidade fosse confirmada e o empate fosse confirmado.

Com o resultado, a Ferrinha chegou ao sexto jogo de invencibilidade diante do seu maior rival e amplia também a sua sequência invicta para 22 jogos, não perdendo desde o 5 de junho de 2021, pelo Brasileiro da Série D.

A equipe grená lidera provisoriamente o Grupo B da competição com cinco pontos ganhos, com São Bernardo, Novorizontino e São Paulo ainda jogando pela rodada do meio de semana.

Na próxima rodada, a Ferroviária recebe o Red Bull Bragantino no domingo (6), às 20h30, na Fonte Luminosa. Já o Botafogo encara a Inter de Limeira, no mesmo dia e horário, no estádio Major Levy Sobrinho, fora de casa.

FICHA TÉCNICA

Aos cinco minutos, a Ferroviária chegou com perigo. Gegê cobra escanteio na primeira trave, Hygor desvia de cabeça e a bola passa por Bruno Mezenga, que por pouco não acerta o cabeceio para o gol.

Depois do ataque, o ritmo da partida caiu e ficou mais faltoso. As equipes abusaram muito dos erros de passes e não conseguiam finalizar para os gols de Deivity e também de Saulo.

Apesar do pouco futebol, dois lances trouxeram preocupação para o torcedor grená. Aos 35 minutos, Vitinho dividiu a bola no ar com Emerson e o afeano levou a pior. Na queda, a chuteira do adversário acertou a sua cabeça e precisou de atendimento médico, mas retornou ao campo de jogo.

Já nos acréscimos, aos 48, foi a vez de Arthur levar a pior, desta vez em chute de fora da área de Matheus Carvalho. A bola acertou fortemente o rosto do zagueiro grená, que desabou no gramado. Apesar do susto, o jogador saiu andando normalmente do gramado e o árbitro optou em encerrar o primeiro tempo depois deste lance.

Na volta do intervalo, o treinador Elano Blumer promoveu duas mudanças na equipe grená, justamente nos jogadores que “bateram cabeça” na primeira etapa: saíram Arthur e Vitinho, entraram Gustavo Medina e Uillian Correia.

As alterações promovidas começaram a dar resultado e o time melhorou no toque de bola. O resultado veio aos 12 minutos.

Em boa troca de passes no lado direito, Hygor tabela com Bernardo, recebe na área e bate forte no ângulo direito de Deivity para fazer 1 a 0.

Hygor comemora com o Didi o gol da Ferroviária, o primeiro do clássico – Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SA

Após ficar com a vantagem, a Locomotiva recuou e o Botafogo começou a sair mais para o jogo. O técnico Leandro Zago também promoveu mudanças na equipe e foi pra cima.

De tanto insistir, a equipe da casa conseguiu chegar ao empate. Aos 22 minutos, Uillian Correia perde a bola no meio de campo e em contra-ataque rápido, Bruno Michel recebe na esquerda e bate forte no canto direito de Saulo para fazer 1 a 1.

O empate foi uma ducha de água fria para as pretensões grenás que tinha maior posse de bola. A equipe acabou sentindo o golpe e viu o Pantera chegar com mais ao ataque.

Já aos 38 minutos, Didi sai jogando errado no campo de defesa e acaba servindo Bruno Michel, que entra na área e rola na marca do pênalti para finalização de Tiago Reis, mas Saulo consegue fazer a defesa com os pés e evita o gol.

No minuto seguinte, por pouco a Ferroviária não fica novamente a frente do placar. Desta vez, foi a zaga tricolor que vacilou e o Bruno Mezenga recuperou dentro da grande área e finalizou, mas a bola foi em cima de Deivity, que faz a defesa e manda a bola para escanteio. O atacante grená desperdiçou chance incrível.

Quando a partida estava quase em seu término, o Botafogo balançou as redes aos 48 minutos com Tiago Reis, mas foi marcado impedimento no lance. Porém, o VAR foi acionado e, dois minutos depois, foi confirmado o lance ilegal.

Com o anulação do gol, o empate persistiu até o apito final de Douglas Marques das Flores.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PAULISTA 2022 – SÉRIE A1 – 3ª RODADA

BOTAFOGO 1×1 FERROVIÁRIA
Data/horário: terça-feira, 1º de fevereiro de 2022, às 21h
Local: estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto
Arbitragem: Douglas Marques das Flores, auxiliado por Rafael Tadeu Alves de Souza e Amanda Pinto Matias; 4º árbitro: João César Ferreira da Silva Júnior
VAR: José Cláudio Rocha Filho, auxiliado por Gustavo Rodrigues de Oliveira
Público: 2.018 pagantes
Renda: R$ 36.140,00
Cartões amarelos:
  Breno Lopes (Ferroviária)
Gols: Bruno Michel (aos 22′ do 2T) para o Botafogo; Hygor (aos 12′ do 2T) para a Ferroviária

Botafogo – Deivity; Marlon, Diego Guerra, Joaquim e Jean Victor; Tárik, Fillipe Soutto, Emerson (Djalma) e Rafael Tavares (Tiago Reis); Matheus Carvalho e Dudu (Bruno Michel). Técnico: Leandro Zago

Ferroviária – Saulo; Arthur (Gustavo Medina), Didi e Léo Rigo; Bernardo (Vidal), Vitinho (Uillian Correia), Thomaz (Ian Luccas), Gegê e Breno Lopes; Hygor (Júlio Vitor) e Bruno Mezenga. Técnico: Elano Blumer