Diante de mais de 10 mil pessoas, a Ferroviária escreveu mais um capitulo triste em sua história. Na tarde deste domingo (5), a equipe ficou no empate por 0 a 0 contra a Inter de Limeira, na Fonte Luminosa, pela última rodada do Paulistão.
Em primeiro tempo de poucas oportunidades, a Locomotiva teve a chance de ouro de abrir o placar com o atacante Antônio, que chutou a bola com o gol aberto, mas a zaga da Inter conseguiu chegar a tempo para desviar a bola para escanteio.
Já na segunda etapa, o nervosismo se fez presente dentro de campo e a equipe grená não conseguiu produzir para chegar ao gol que poderia salvá-la da queda.
Pela primeira vez na história, a Ferroviária foi rebaixada jogando em casa. Os outros descensos aconteceram longe de Araraquara.
A equipe terminou na última colocação com nove pontos. Outro rebaixado foi o São Bento, que ficou com 10 pontos.
Este foi o segundo rebaixamento da “era clube-empresa”, desde 2004, sendo o primeiro como SAF. O primeiro aconteceu em 2009, quando foi rebaixada para a Série A3.
Na temporada, a Ferroviária terá ainda a disputa do Brasileiro da Série D, que acontecerá a partir de maio.
O JOGO
O início de jogo foi retardado em três minutos por conta do restante das outras partidas começarem de forma simultânea.
Com presença maciça da torcida, a equipe da Ferroviária contou com grande apoio, proporcionando um verdadeiro show nas arquibancadas.
Já com a bola rolando, o time afeano propunha mais futebol, mas era brecado pelo ferrolho da Inter, que queria o contra-ataque para buscar a vantagem no placar.
Só aos 24 minutos a Ferroviária conseguiu chegar ao ataque e quase conseguiu abrir o placar. Thonny Anderson cobrou lateral rápido para John Kennedy e o atacante grená fez jogada espetacular, passando de dois marcadores e rolou na medida para Antônio, com gol aberto, chutar, mas a zaga da Inter se recuperou no lance e a bola desviada, saindo em escanteio.
Dois minutos depois, a partida foi paralisada para hidratação dos jogadores por conta do forte calor que fazia na tarde de domingo, em Araraquara.
A Inter de Limeira fez o seu primeiro chute a gol apenas aos 42 minutos. Em sobra na entrada grande área, Zé Mário pega de primeira e a bola saiu por cima do gol de Saulo.
Na reta final da primeira etapa, aos 46, a Locomotiva chegou novamente ao ataque. Alisson Cassiano tocou para Heitor na direita e cruzou. Thonny Anderson subiu mais que a zaga, mas o cabeceio não saiu legal e a bola se perdeu pela linha de fundo.
O treinador Elano Blumer promoveu duas alterações na volta do intervalo, colocando Bernardo e Matheus Lucas nos lugares de Tito e Antônio.
Assim como no início da partida, o segundo tempo também demorou alguns minutos a mais para começar por conta dos outros jogos.
Logo no primeiro minuto, a Ferrinha chegou pela primeira vez no ataque. Matheus Lucas recebeu no bico da entrada da grande área, a rede balançou, mas pelo lado de fora, passando a esquerda do gol de Léo Vieira.
No decorrer da partida, a Ferroviária se aventurou no campo de ataque em diversos momentos, mas não conseguiu ser eficaz até o gol limeirense e desperdiçou diversas chances de chegar ao gol que poderia garanti-la na elite.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PAULISTA 2023 – 12ª RODADA
FERROVIÁRIA 0x0 INTER DE LIMEIRA
Data/horário: domingo, 5 de março de 2023, às 16h
Local: estádio Fonte Luminosa, em Araraquara/SP
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Gustavo Rodrigues de Oliveira; 4º árbitro: Pablo Rodrigo Soares de Oliveira
VAR: Márcio Henrique de Góis, auxiliado por Fabrício Porfirio Moura
Público: 12.900 pagantes
Renda: R$ 258.720,00
Cartões amarelos: Antônio (aos 40′ do 1T), Bernardo (aos 41′ do 2T) para a Ferroviária; Claudinei (aos 19′ do 2T), Uillian Corrêa, aos 22′ do 2T), Pintado (aos 26′ do 2T) para a Inter de Limeira
Ferroviária – Saulo; Heitor (João Veras, aos 26′ do 2T), Ronaldo Alves, Alisson Cassiano e Kelvyn; Pablo Gabriel (Rafael Costa, 34′ do 2T), Xavier e Thonny Anderson (Álvaro, aos 34′ do 2T); Antônio (Matheus Lucas, no intervalo), John Kennedy e Tito (Bernardo, no intervalo). Técnico: Elano Blumer
Inter de Limeira – Léo Vieira; Léo Duarte, João Paulo, Wellington e Zé Mário; Claudinei, Carlinhos, Uillian Corrêa e Fernando Canesin (Bill, aos 17′ do 2T); Jonathas (Eliandro, aos 17′ do 2T) e Iago Telles (Chrigor, aos 26′ do 2T). Técnico: Pintado