Home Destaques

Ferroviária empata no fim, vence nos pênaltis e está classificada às oitavas da Brasileirão Série D

Locomotiva marca aos 50 minutos, Saulo brilha nas cobranças e equipe segue viva na luta pelo acesso

145
Crédito: William Lampert/Hercílio Luz FC

A Ferroviária está classificada a fase oitavas de final do Brasileirão Série D. De forma dramática, a Locomotiva empatou com o Hercílio Luz em 2 a 2, e conseguiu a vitória nos pênaltis por 4 a 2, em partida no estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão, Santa Catarina, pelo jogo da volta da segunda fase.

A Locomotiva abriu o placar logo no começo de jogo com Antônio, mas sofreu a virada na segunda etapa, com gols marcados por Giovani e Vitinho.

Quando a classificação parecia estar encaminhada ao clube catarinense, o time grená conseguiu o empate já aos 50 minutos, com Pablo Gabriel.

Como a partida terminou empatada em 1 a 1, na Fonte Luminosa, pelo jogo de ida, a decisão foi para as penalidades. Pelos grenás, converteram Pilar, Lucas Rodrigues, Maílson e Pablo Gabriel.

No time catarinense, Anderson Ligeiro desperdiçou, chutando para fora, enquanto Saulo pegou a última cobrança, decretando a classificação grená às oitavas de final.

Agora, a Ferrinha aguarda que passar do confronto entre Anápolis-GO e Democrava-GV, que jogam neste domingo (6), às 16h, em Goiânia.

O JOGO

Logo no primeiro minuto de jogo, a Ferroviária abriu o placar. Lucas Rodrigues lançou bola da direita até Vitor Barreto, que dentro da grande área, ajeitou de cabeça para Antônio desviar de primeira, Rafael Pin tentou segurar, mas a bola morreu no fundo das redes: 1 a 0.

Com a vantagem no começo, a equipe do Hercílio Luz cresceu muito e pressionou a Locomotiva, que ficou encurralada no campo de defesa. A equipe criou chegou com perigo próxima do gol, mas o goleiro Saulo não fez nenhuma grande defesa na primeira etapa.

No segundo tempo, o panorama não mudou e por pouco o Leão do Sul não chegou ao gol de empate. Em cobrança de falta na entrada da grande área, Juliano chutou, a bola bateu na barreira e, no rebote, o jogador emendou chute forte e a bola explodiu na trave e depois nas costas de Saulo, por pouco não entrando no gol.

Porém, aos sete minutos, a equipe da casa conseguiu deixar tudo igual. Em cobrança de escanteio fechada, Saulo afasta mal a bola, que ficou viva na pequena área e Giovani apenas empurrou para as redes: 1 a 1.

Após a igualdade, a partida ficou mais morna e os treinadores começaram a fazer substituições. As mudanças pelo lado do Hercílio surtiram efeito e a equipe conseguiu chegar a virada.

Com o cronômetro marcando 25 minutos, Cleiton fez ótima tabela com Leozinho pela direita, ganhou na velocidade de Maílson e cruzou rasteiro para Vitinho fuzilar a bola para o fundo das redes, sem chances alguma de defesa para Saulo: 2 a 1.

O gol diminuiu o ímpeto grená e a equipe se mostrou nervosa no decorrer da partida, principalmente com os lances faltosos marcados pela arbitragem a favor do time da casa.

Na reta final de jogo, a Ferrinha quase chegou ao empate. Marcos Nunes deu passe precioso para Judá Aguiar, que finalizou da pequena área, mas Rafael Pin fez grande defesa, espalmando a bola para escanteio.

Quando a derrota parecia eminente, o clube grená chegou ao gol de empate na última jogada. Aos 50 minutos, Marcos Nunes cobrou escanteio, Maílson desviou de cabeça e Pablo Gabriel completou para o fundo das redes: 2 a 2.

Com o empate, a decisão se encaminhou para as penalidades. As cobranças começaram com a equipe da Ferroviária, com Pilar batendo no canto esquerdo de Rafael Pin para fazer 1 a 0.

Pelos lados do Hercílio Luz, Anderson Ligeiro iniciou, mas finalizou a direita do gol de Saulo, chutando para fora.

Lucas Rodrigues bateu no alto direito de Lucas Pin e ampliou a vantagem grená: 2 a 0.

Juliano, perlo Hercílio, cobrou colocando no canto direito de Saulo e diminuiu: 2 a 1.

Mailson cobrou forte no meio do gol e fez 3 a 1 para a Locomotiva.

Kaike bateu forte no canto esquerdo, a bola passou por Saulo, tocou na trave, mas entrou para o fundo das redes, diminuindo para o Leão: 3 a 2.

Pablo Gabriel bateu forte no canto direito de Rafael Pin e deixou a Locomotiva próxima da classificação: 4 a 2.

Dener, pelo Hercílio, bateu no canto esquerdo, mas Saulo defendeu a penalidade, colocando a Locomotiva na fase oitavas de final do Brasileirão Série D.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO BRASILEIRO SÉRIE D 2023 – SEGUNDA FASE – JOGO DA VOLTA

HERCÍLIO LUZ (2)2×2(4) FERROVIÁRIA
Data/horário: sábado, 5 de agosto de 2023, às 15h
Local: estádio Aníbal Torres Costa, em Tubarão, Santa Catarina
Arbitragem: Roger Goulart (RS), auxiliado por Gustavo Marin Schier (RS) e Estefani Adriati Estrela da Rosa (RS); 4º árbitro: William Machado Steffen (SC)
Público: 2.668 presentes
Renda: R$ 58.935,00
Cartões amarelos: Juliano, Davi Lopes (Hercílio Luz); João Paulo, Vitor Barreto, Ronaldo Alves, Paulinho Santos (Ferroviária)
Cartão vermelho: Thomaz (aos 39′ do 2T) para a Ferroviária
Gols: Giovani (aos 7′ do 2T), Vitinho (aos 25′ do 2T) para o Hercílio Luz; Antônio (a 1′ do 1T), Pablo Gabriel (aos 50′ do 2T) para a Ferroviária

Hercílio Luz – Rafael Pin; Cleiton (Luiz Renan), Wallace, Rafael Lima e Kaike; Igor Silva, Davi Lopes (Dener), Juliano e Felipe Menezes (Vitinho); Leozinho (Anderson Ligeiro) e Giovani (Hugo Almeida). Técnico: Raul Cabral

Ferroviária – Saulo; Lucas Rodrigues, Ronaldo Alves, João Paulo (Maílson, no intervalo) e Chico Bala (Vitor Ricardo); Pablo Gabriel, Paulinho Santos e Thomaz (Judá Aguiar); Vitor Barreto (Rafael Luiz), Pilar e Antônio (Marcos Nunes). Técnico: Alexandre Lopes