Neste dia 11 de novembro, a Ferroviária Futebol S/A completa 18 anos de existência. Surgida em 2003, após grave crise e, consequentemente, o rebaixamento para então Série B1 do Campeonato Paulista, a quarta divisão estadual da época, foi feita uma assembleia com empresários da cidade para eleger o Conselho de Administração da Empresa.
A sua primeira diretoria foi constituída da seguinte maneira: Valdir Massucato (Diretor Presidente), Waldemar Paschoalino Júnior (Diretor Vice-presidente), Bruno José Ópice de Mattos (falecido) (Diretor Administrativo/Financeiro) e Osmar Alberto Volpe, o Pio (Diretor de Futebol).
Em seu início, empresas da cidade deram apoio e foram cruciais para o recomeço: Lupo, Unimed, Patrezão, Empresa Cruz, Usina Maringá, Uniara, Viação Paraty e entre outras.
O principal objetivo traçado era trazer novamente o clube à elite paulista. Em 2004, conquistou o seu primeiro acesso para a Série A3 do Campeonato Paulista.
A primeira conquista aconteceria em 2006 com o título da Copa Paulista em cima do Bragantino e retornou a disputa de uma competição nacional, a Copa do Brasil. Até hoje, a Ferroviária é o único clube campeão da competição disputando uma terceira divisão estadual.
Em 2007, conquistou o acesso para a Série A2 do Paulista e quase chegou a elite em 2009. Porém, em 2009, sofreu um duro golpe com o rebaixamento novamente para a Série A3, este sendo o único descenso como S/A até hoje.
Mas, em 2010, conseguiu novamente o acesso para a segunda divisão estadual. Depois de 11 anos desde seu surgimento, o clube conseguiu o seu tão sonhado objetivo que era o retorno ao Paulistão.
Presidida hoje por Carlos Alberto Salmazo, que está há sete anos a frente do cargo, a Locomotiva voltava a disputar a elite de São Paulo 19 anos depois.
Com ele, vieram novas disputas de Copa do Brasil. Em 2017, veio o segundo título da Copa Paulista e o retorno a uma divisão de Campeonato Brasileiro, com a disputa da Série D.
Além deles, o futebol feminino do clube é um dos mais vitoriosos do país, sendo campeã de todas as competições que disputou durante o período como sociedade anônima: Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores da América.
Em 2019, foi anunciada a chegada da nova investidora, a MS Sports, para fortalecer ainda mais o futebol do clube, ajudando em novo planejamento e conceito no futebol do interior paulista.
Outras partes foram sendo reestruturadas com o seu retorno a Série A1 do Paulista, fortalecendo as categorias de base do masculino, com a recente criação das categorias Sub-11 e 13, também no feminino, além da criação de outros departamentos dentro do clube, como o Departamento de Desenvolvimento Humano, um dos mais importantes dentro da instituição.
Agora, o clube quer sonhar com voos mais altos, buscando acessos dentro das divisões nacionais para que possa se tornar uma das grandes potências do nosso futebol.
Troféus da Ferroviária durante o período da Sociedade Anônima (somando masculino e feminino):
2006
Campeã da Copa Paulista (Masculino)
2013
Campeã do Campeonato Paulista (Feminino)
2014
Campeã do Campeonato Brasileiro (Feminino)
Campeã da Copa do Brasil (Feminino)
Vice-campeã do Campeonato Paulista (Feminino)
2015
Campeã do Campeonato Paulista Série A2 (Masculino)
Campeã da Copa Libertadores (Feminino)
2016
Vice-campeã da Copa Paulista (Masculino)
2017
Campeã da Copa Paulista (Masculino)
2018
Vice-campeã Copa Paulista (Masculino)
2019
Campeã do Campeonato Brasileiro (Feminino)
Campeã do Festival Feminino Sub-14 (Feminino)
2020
Vice-campeã do Campeonato Paulista (Feminino)
Vice-campeã do Campeonato Paulista Sub-17 (Feminino)
Campeã da Copa Libertadores (Feminino)