Home Ferroviária

Ferroviária inicia caminhada dentro do Campeonato Paulista Sub-15 e 17

Equipes da Locomotiva recebem o Novorizontino, neste sábado (8), a partir das 9h, na Fonte Luminosa

146
Técnico Jean Carlo comando a equipe Sub-15 da Ferroviária - Crédito: Jonatan Dutra/Ferroviária SAF

As categorias de base masculina da Ferroviária voltam a entrar em campo, desta vez pelo Campeonato Paulista Sub-15 e 17. As equipes terão como primeiro desafio o Novorizontino, a partir das 9h, na Fonte Luminosa, com entrada gratuita.

Com as comissões técnicas reformuladas, as equipes buscam apagar a campanha feita no ano passado, quando ambas ficaram na segunda fase, sendo eliminadas de forma precoce da competição.

Quem dará o pontapé inicial será a equipe Sub-15, que nesta temporada será comandada pelo treinador Jean Carlo, que estava no Brasilis. Ele falou sobre a sua experiência e da expectativa de trabalhar pelo time araraquarense.

“Todos nós temos aquele sonho de ser jogador. Passei por alguns clubes nas categorias de base, mas não tive sucesso na busca em me tornar atleta e acabei ingressando nos estudos. Comecei como preparador físico e depois me tornei treinador, passando por  Atlético-MG, Ponte Preta, Ituano e outros clubes formadores”.

“A geração de 2008 acabou sendo prejudicada pela pandemia do coronavírus e vinham de um período longo sem competição. O competir, nesta idaden faz muita diferença. Estas seis semanas em que usamos para competir pela Copa Field [torneio que serviu de preparação], fez com que evoluíssemos, principalmente nos aspectos mentais, para que a gente chegasse bem preparado para esta estreia de Campeonato Paulista. Pra gente é uma final, que é contra o Novorizontino e é uma grande equipe do interior de São Paulo”, completou Jean Carlo.

Pelos lados do Sub-17, quem terá a missão de comandar a equipe grená é Filipe Mattos, que estava no time Sub-20 do Náutico. Com experiência nas categorias de base, ele já trabalhou também na equipe profissional da Chapecoense em três partidas pelo Catarinense de 2021.

O treinador ressaltou a importância da transição entre as categorias de base até a chegada dos jovens valores ao futebol profissional.

“É extremamente importante todas as categorias estarem alinhadas. Todos nós, isso inclui os atletas, somos parte deste processo no clube. Esta semana, por exemplo, eles estão treinando com o Sub-20. É importante esta interação entre as categorias porque estamos em um processo linear no objetivo que o clube busca dentro delas. Nós temos conteúdos a serem passados aos atletas e usamos o jogo em si como processo de avaliação para ver se está dando certo, transferindo o processo de treino para o jogo que o grande balizador de nossos processos. A integração acontece diariamente”, detalhou Mattos.

Os grupos do Paulista Sub-15 e 17 contam com as mesmas equipes nesta primeira fase. A Ferroviária está no Grupo 4, ao lado de Novorizontino, Taquaritinga, Grêmio São-carlense, São Carlos e Sertãozinho.

Avançam para a segunda fase os dois primeiros colocados de cada grupo, além dos os quatro melhores terceiros colocados.

Treinador Filipe Mattos comanda a equipe Sub-17 – Crédito: Jonatan Dutra/Ferroviária SAF