Home Destaques

Ferroviária joga mal e é derrotada pelo Ituano no Paulistão

Irreconhecível, Locomotiva apresenta pouco futebol e Galo de Itu quebra tabu no Novelli Júnior

122
Crédito: Jonatan Dutra/Ferroviária SA

Na noite deste sábado, a Ferroviária encarou o Ituano e foi derrotada por 3 a 1, em partida disputada no Novelli Júnior, em Itu, pela nona rodada do Paulistão.

Com pouco futebol, a Locomotiva apresentou muitos erros defensivos e o Galo de Itu começou a construir a vitória ainda no primeiro tempo, abrindo 2 a 0, com Igor Henrique e Neto Berola.

Na segunda etapa, o treinador Elano Blumer voltou com três alterações na volta do intervalo, mas a equipe foi apática e o time da casa conseguiu ampliar em cobrança de pênalti convertida por Iago Teles.

Já no fim da partida, o zagueiro Arthur descontou para o time grená, dando números finais no jogo.

Além da vitória, o Ituano encerrou um tabu que durou seis anos. O rubro-negro não sabia o que era vencer a Locomotiva, desde 2016, no Novelli Júnior.

Com o resultado, as chances de classificação do time araraquarense diminuem e resta apenas a sobrevivência na primeira divisão estadual. A equipe fica estacionada na terceira posição do Grupo B com 10 pontos e está 11ª posição na classificação geral.

Na próxima rodada, a Ferroviária recebe o Santos, no sábado (5/3), às 18h30, na Fonte Luminosa, enquanto o Ituano encara o Santo André, no mesmo dia, às 20h30, fora de casa.

Antes, a Locomotiva tem duelo diante do Vasco pela Copa do Brasil. A partida acontecerá nesta quarta-feira (2/3), às 21h30, também em Araraquara.

O JOGO

A Ferroviária iniciou dominando e teve o primeiro ataque do jogo feito aos cinco minutos, Gegê recebe bom passe de João Lucas, mas acaba finalizado a esquerda do gol de Pegorari.

Mesmo com o domínio, a Locomotiva tinha dificuldades na criação e não conseguia chegar de forma efetiva no campo de ataque.

Porém, aos 21 minutos, em primeira descida ao ataque, o Ituano foi mais efetivo e abriu o placar. Pacheco recebe de Kaio na direita e cruza na medida para Igor Henrique cabecear no canto esquerdo de Saulo: 1 a 0.

A Ferroviária mostrou abatimento e o Galo se aproveitou da fragilidade, ampliando dois minutos depois. Neto Berola ganha na corrida de Vidal, entra na área, finta Uillian Correia e bate rasteiro, sem chances de defesa para o goleiro grená: 2 a 0.

Tendo que correr atrás do prejuízo, a Ferrinha começou a esboçar uma reação, trocando passes mais efetivos no campo de ataque, mas a melhor chance surgiu com a bola parada.

Aos 28, Gegê cobra falta na área, Thomaz cabeceia e a bola vai caprichosamente no travessão. No rebote, a zaga rubro-negra consegue afastar o perigo e joga a bola para longe da área.

Por pouco o Ituano não chegou ao terceiro gol ainda na primeira etapa. Aos 32 minutos, Thomaz perde a bola no meio de campo, Rafael Elias recebe na entrada da área e chuta. Saulo resvala na bola e ela acerta o pé da trave, desperdiçando grande chance.

Sem incomodar, a Ferroviária manteve mais a posse de bola, mas não conseguia criar e o jogo persistiu assim até o término da primeira etapa.

Na volta do intervalo, Elano Blumer promoveu três mudanças na equipe, com as entradas de Guilherme Nunes, Rafael Luiz e Hygor, nos lugares de Uillian Correia, Netto e Orejuela, que tiveram atuações apagadas.

O time grená melhorou no segundo tempo e chegou por duas vezes no campo de ataque, mas sem incomodar o goleiro Pegorari.

Aos 10 minutos, a Ferroviária chegou com perigo no campo de ataque. Rafael Luiz cruza forte na pequena área, Bruno Mezenga se estica todo, mas não alcança a bola.

No minuto seguinte, mais uma vez a Locomotiva foi para o ataque. Hygor cruzou rasteiro, Cleberson desviou e por pouco não faz contra. Pegorari fez a defesa no meio do gol.

A Locomotiva fez as duas últimas alterações aos 18 minutos, com as entradas de Bernardo e Murilo Rangel, saindo Vidal e Thomaz.

O Ituano ficou no campo de defesa tentando encaixar o contra-ataque, mas era a Ferroviária que tinha mais a posse de bola e voltou a chegar no campo de ataque.

Aos 26 minutos, Murilo Rangel recebe na esquerda e chuta cruzado, Pegorari espalma e consegue afastar a bola da pequena área.

Dois minutos depois, o Galo voltou a rondar a grande área grená e por pouco não fez o terceiro. Iago Teles, que havia acabado de entrar, recebe na esquerda, corta pra dentro e bate forte. Saulo desvia e manda a bola para escanteio, mas a arbitragem não viu a defesa do goleiro e sinalizou apenas tiro de meta.

Aos 36 minutos, veio o golpe de misericórdia. Iago Teles recebe na área, Arthur desloca o jogador rubro-negro e é derrubado. O árbitro marca penalidade no lance. Na cobrança, o próprio atacante deslocou Saulo e bateu com categoria, no canto esquerdo, para fazer: 3 a 0.

Já aos 48, a Ferroviária conseguiu descontar. Guilherme Nunes cruzou na área, Pegorari espalmou e Arthur aproveitou a sobra para balançar as redes: 3 a 1.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PAULISTA 2022 – SÉRIE A1 – 9ª RODADA

ITUANO 3×1 FERROVIÁRIA
Data/horário: sábado, 26 de fevereiro de 2022, às 20h30
Local: estádio Novelli Júnior, em Itu
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Leonardo Tadeu Pedro; 4º árbitro: Thiago Lourenco de Mattos
VAR: Rafael Gomes Félix, auxiliado por Herman Brumel Vani
Público: 1.067 pagantes
Renda: R$ 16.500,00
Cartões amarelos: Didi (aos 2′ do 2T), Gegê (aos 22′ do 2T) e Arthur (aos 38′ do 2T) para Ferroviária
Gols: Igor Henrique (aos 21′ do 1T), Neto Berola (aos 23′ do 1T), Iago Teles (aos 36′ do 2T) para o Ituano; Arthur (aos 48′ do 2T) para a Ferroviária

Ituano – Pegorari; Léo Santos, Cleberson e Rafael Pereira (Jiménez); Pacheco, Kaio (Gabriel Barros), Lucas Siqueira, Igor Henrique (Aylon) e Roberto; Rafael Elias (Iago Teles) e Neto Berola (João Vitor). Técnico: Mazola Júnior

Ferroviária – Saulo; Vidal, Arthur, Didi e João Lucas; Thomaz (Murilo Rangel), Uillian Correia (Guilherme Nunes) e Gegê; Netto (Rafael Luiz), Bruno Mezenga e Orejuela (Hygor). Técnico: Elano Blumer