Na noite deste domingo (26), a Ferroviária encarou o Palmeiras e foi derrotada por 2 a 1, em partida disputada no Allianz Parque, pela penúltima rodada do Paulistão 2023.
Em primeiro tempo de alternâncias, o Verdão conseguiu ter mais volume de jogo, mas a Locomotiva também criou suas chances para poder abrir o placar. Mas, foi a equipe da casa que conseguiu inaugurar o placar com Gabriel Menino, aos 41 minutos.
Na segunda etapa, a equipe palestrina conseguiu ter maior volume de jogo e ampliou com Raphael Veiga, aos 16 minutos.
Diferente do primeiro tempo, a Ferrinha não conseguiu ir bem defensivamente e passou diversos apuros, podendo ter o seu gol vazado em várias oportunidades.
Na reta final de jogo, aos 46 minutos, Matheus Lucas conseguiu diminuir para o time araraquarense.
A equipe teve mais uma oportunidade nos acréscimos para empatar, mas Thomaz desperdiçou a chance em cabeceio pela linha de fundo.
O resultado mantém a Ferroviária com oito pontos e deixa a disputa em aberto para o próximo confronto, podendo se classificar às quartas de final, mas lutando contra o rebaixamento.
Com a última rodada completa no próximo domingo (5/3), às 16h, a Ferroviária vai decidir a vida dentro do Paulistão diante da Inter de Limeira, na Fonte Luminosa. Já o Palmeiras enfrentará o Guarani, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas.
O JOGO
Em primeiro lance de perigo, o Palmeiras quase abriu o placar aos dois minutos. Endrick recebeu no bico da grande área, passou pela marcação de Kelvyn e Alisson Cassiano, e chutou forte, mas a bola foi em cima de Saulo, que fez a defesa e a zaga afastou na sequência para escanteio.
Porém, a Locomotiva respondeu logo no minuto seguinte. Em contra-ataque pela direita, Heitor cruzou, a zaga alviverde afastou, Xavier pegou sobra e rolou na entrada da área para Thonny Anderson bater forte, mas a bola passou com perigo a esquerda do gol de Weverton, que apenas acompanhou ela saindo em tiro de meta.
Após começo eletrizante, o Palmeiras começou a ter mais a posse de bola e chegou mais uma vez com perigo. Aos oito minutos, em cobrança de escanteio na área, Raphael Veiga pegou a sobra e chutou no canto direito, Saulo conseguiu fazer a defesa, espalmando a bola para fora da grande área.
Depois da pressão, a Ferroviária conseguiu fazer um jogo mais equilibrado e chegou mais uma vez no campo de ataque. Aos 15 minutos, após boa jogada de John Kennedy pelo meio, a bola fica com Thonny Andersom, que finalizou de direita e novamente a bola saiu a esquerda do gol de Weverton.
O Palmeiras voltou a rondar o campo de ataque. Aos 20 minutos, Gabriel Menino recebeu pelo meio livre de marcação e arriscou, a bola passou com muito perigo sobre a meta do gol de Saulo.
A partida começou a cair o ritmo e as equipes não conseguiam criar lances de perigo. Já aos 41 minutos, o Verdão chegou novamente com perigo. Dudu recebeu na entrada da área e bateu colocado para Saulo fazer boa defesa, espalmando a bola para longe da área.
Porém, no lance seguinte, o Palmeiras conseguiu abrir o placar. Em jogada pela direita, Raphael Veiga recebe de Marcos Rocha e cruza na área. Gabriel Menino aparece livre de marcação entre os zagueiros e conseguiu o cabeceio no ângulo esquerdo de Saulo, que nada pôde fazer: 1 a 0.
O gol foi um balde de água fria para as pretensões grenás em sair, ao menos, com o empate na primeira etapa. A zaga estava suportando a pressão alviverde, mas o descuido no setor resultou na vantagem da equipe da casa nos primeiros 45 minutos.
Na volta do intervalo, o treinador Elano Blumer promoveu uma alteração na equipe da Ferroviária, saindo Antônio, dando lugar para Thomaz, reforçando maios o meio de campo.
Logo aos três minutos, o Palmeiras chegou com perigo pelo lado esquerdo. Léo Santos não consegue o desarme, Dudu ganha e cruza, Saulo estava mal posicionado no gol, mas conseguiu espalmar, com Alisson Cassiano completando com a bola longe da grande área.
Aos nove minutos, a equipe da casa insistia no campo de ataque e chegou próxima do segundo gol. Em cobrança de falta, a bola foi levantada na área, a zaga não conseguiu afastar e a sobra ficou com Gustavo Gómez, que chutou forte, mas a bola subiu, saindo pela linha de fundo.
Melhor na segunda etapa, o Palmeiras conseguiu ampliar o placar. Aos 16 minutos, Raphael Veiga recebe pelo meio e bateu forte, a bola desviou em Alisson Cassiano e Saulo não conseguiu fazer a defesa: 2 a 0.
Com o prejuízo maior para correr atrás do empate, a Ferroviária não conseguia sair para o ataque. Elano promoveu mais mudanças, mas parecia não surtir o efeito esperado.
Aos 29 minutos, a equipe grená chegou com perigo. Em falta na entrada da área, Heitor cobra direto para o gol e Weverton fez grande defesa, espalmando a bola para escanteio.
O Palmeiras esteve muito próximo de fazer o terceiro gol, mas não conseguiu caprichar na pontaria, para sorte afeana.
Já aos 46 minutos, a Ferroviária conseguiu diminuir o placar. Em cobrança de falta na área, Matheus Lucas apareceu livre para cabecear a bola no canto direito de Weverton para balançar as redes: 2 a 1.
Dois minutos depois, o time grená teve uma grande oportunidade para empatar. Kelvyn fez cruzamento na área e Thomaz subiu para cabecear, mas a bola saiu a esquerda do gol, desperdiçando grande chance.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PAULISTA 2023 – 11ª RODADA
PALMEIRAS 2×1 FERROVIÁRIA
Data/horário: domingo, 26 de fevereiro de 2023, às 18h30
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Arbitragem: Vinícius Gonçalves Dias Araújo, auxiliado por Luiz Alberto Andrini Nogueira e Leonardo Tadeu Pedro; 4º árbitro: Thiago Lourenço de Mattos
VAR: Thiago Duarte Peixoto, auxiliado por Alberto Poletto Masseira.
Público: 28.699 presentes
Renda: R$ 1.359.674,24
Cartões amarelos: Léo Santos (aos 31′ do 2T) para a Ferroviária
Gols: Gabriel Menino (aos 41′ do 1T), Raphael Veiga (aos 16′ do 2T) para o Palmeiras; Matheus Lucas (aos 46′ do 2T) para a Ferroviária
Palmeiras – Weverton; Marcos Rocha (Maike, aos 37′ do 2T), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga (Jailson, aos 37′ do 2T); Rony (Lopez, aos 28′ do 2T), Endrick (Giovani, aos 17′ do 2T) e Dudu (Breno Lopes, aos 28′ do 2T). Técnico: Abel Ferreira
Ferroviária – Saulo; Heitor, Léo Santos, Alisson Cassiano e Kelvyn; Pablo Gabriel (Matheus Lucas, aos 40′ do 2T)), Xavier e Thonny Anderson; Antônio (Thomaz, no intervalo), John Kennedy e Tito (Douglas Coutinho, aos 20′ do 2T). Técnico: Elano Blumer