Home Ferroviária

Ferroviária passa a contar com categoria Sub-12 no futebol feminino

Na fomentação de novas atletas, Guerreirinhas Grenás passam a contar com nova categoria; primeiro desafio será o Festival de Futebol Feminino Sub-12, que será disputado em maio, na cidade de Santo André

180
Categoria Sub-12 feminina foi apresentada oficialmente pela Ferroviária - Crédito: Ingrid Molan/Ferroviária SAF

A Ferroviária segue fazendo história dentro do futebol feminino e, afim de fomentar ainda mais as a formação de atletas, criou a categoria Sub-12. A oficialização aconteceu no último dia 12, justamente quando o clube completou 73 anos de vida.

O objetivo da nova categoria é oportunizar às novas atletas a experiência de integrarem uma equipe de alto rendimento.

Com este intuito, o clube anunciou a participação no 1º Festival Feminino Sub-12, organizado pela Federação Paulista de Futebol, que será realizado no dia 21 de maio, em Santo André, para jogadoras nascidas entre 2011 e 2013.

O projeto, criado em 2001 e sem as exigências por parte das entidades em ter a obrigatoriedade em contar com a modalidade do futebol feminino, a Ferroviária é o único clube a participar de todas as competições oficiais desde o sub-12 ao sub-20. Além do Festival sub-12, participará também do Sub-14, Paulista Sub-15, 17 e 20, Brasileiro Sub-17 e 20. As equipes também representarão Araraquara nos Jogos Regionais e Abertos.

“É um momento histórico para todos que vivem no futebol feminino e entendem o contexto em que ele é inserido. Essas jovens atletas que atuam na Ferroviária estão trilhando um caminho que outras gerações não tiveram a possibilidade e isso é motivo de muito orgulho para todos nós envolvidos. Termos a categoria sub-12 faz com que as atletas possam começar a praticar o futebol desde cedo, tenham um processo de formação mais adequado, transitando dentro das etapas de desenvolvimento e tendo a chance de competir desde cedo. O futebol de mulheres é uma realidade e a Ferroviária continua sendo pioneira, esperamos que mais clubes acompanhem esse caminho para que a modalidade siga crescendo e pensando a longo prazo”, comentou a coordenadora de futebol feminino, Nuéli Silveira.

No último dia 20, a equipe Sub-12, comandada pela treinadora Janaine Camargo, realizou um amistoso com um time masculino, formado por alunos da CBF Social, e venceu pelo placar de 5 a 2. Luiza, duas vezes, Lavínia, Yasmin Gonçalves e Godoy foram as autoras dos gols das Guerreirinhas Grenás.

Equipe Sub-12 realizou amistoso contra alunos da CBF Social e venceu por 5 a 2 – Crédito: Rafael Zocco

Para a coordenadora das categorias de base, Rafaela Esteves, comentou sobre a criação da nova categoria, enaltecendo o apoio da Prefeitura de Araraquara, e da importância dos pais acompanharem este processo de evolução das futuras atletas profissionais.

“Fico muito feliz e lisonjeada em participar da criação de uma nova categoria dentro do departamento de futebol feminino da instituição. Em parceria com a Prefeitura de Araraquara, o sub-12 chega com o intuito de desenvolver as atletas, não só em suas habilidades técnica, como também pensando no lado humanizado, com uma equipe multidisciplinar oferecendo todo suporte necessário nesse processo de desenvolvimento das atletas”.

“O apoio dos pais nesse início é fundamental para que a atleta possa seguir o seu sonho em ser uma atleta de futebol, quebrando paradigmas contra os preconceitos, fazendo com que o esporte seja universal, sem gênero e limitações”, completou Esteves.

E as transições dentro das categorias são frutos para o sucesso dentro do futebol feminino do clube. Sete jogadoras do Sub-15 já integram o Sub-17, visando a participação do Campeonato Paulista da categoria, que começa no m6es de maio.

Atletas, como Yanne, Leilane, Grazy, Gessica, Luana, Nicoly, Ana Luiza e Aline Gomes, que fizeram trabalho na base afeana, integram o elenco profissional, comandado pela treinadora Jéssica de Lima.

Na temporada, o Sub-14 conquistou a Liga de Desenvolvimento e disputará a CONMEBOL Festa Evolução, considerada a Libertadores da categoria, enquanto o Sub-16 ficou com o vice-campeonato. Já o Sub-20 está na disputa do Brasileirão Feminino e encerrou o primeiro turno com 100% de aproveitamento, obtendo cinco vitórias nos cinco jogos disputados e lidera o Grupo B, ao lado do São Paulo.