Home Destaques

Ferroviária perde para o São Bernardo e se complica no Paulistão

Locomotiva para no travessão e segue sem vencer na Fonte Luminosa

86
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

No início da noite deste sábado (4), a Ferroviária conheceu mais uma derrota dentro do Paulistão 2023. Diante do São Bernardo, a equipe foi superada pelo placar de 1 a 0, em partida disputada na Fonte Luminosa, em jogo válido pela sexta rodada.

Em primeiro tempo mais disputado, o Bernô deteve mais posse de bola, mas não conseguiu levar perigo até a meta do goleiro Saulo. Já a Locomotiva teve principal chance com o atacante Douglas Coutinho, em cabeceio na bola que acertou o travessão.

Já na segunda etapa, o Bernô foi eficaz e conseguiu abrir o placar aos 24 minutos com o volante Rodrigo Souza.

Sem poderio ofensivo, a Locomotiva não conseguiu impor o seu jogo após ter ficado atrás do placar e as alterações do treinador Elano Blumer não surtiram feito.

Estreante da tarde, o atacante Tailson bem que tentou, mas em finalização feita na grande área, o travessão esteve lá para impedir o gol.

Com o resultado, a Ferroviária chegou ao quinto jogo sem vitória e segue sem vencer na Fonte, ficando estacionada nos quatro pontos ganhos, na terceira colocação do Grupo C, mas podendo entrar na zona do rebaixamento ao término da rodada.

Na próxima rodada, a Ferroviária enfrentará o Mirassol terça-feira (7), às 19h30, no estádio José Maria de Campos, em Mirassol. Já o São Bernardo medirá forças diante do Corinthians, na quinta-feira (9), às 21h30, no estádio 1º de Maio, em São Bernardo do Campo.

O JOGO

Nos primeiros minutos, o São Bernardo se manteve com maior posse de bola, até pela proposta de jogo da Ferroviária. O treinador Elano Blumer optou em iniciar a partida no 3-5-2 com a equipe mais retraída, jogando no erro do adversário para pegar a zaga desguarnecida.

Em jogo sem muitas emoções, a Ferroviária teve uma baixa importante sem seu setor do meio de campo logo aos 15 minutos. Em lance isolado, o meia Rafael Costa acabou se lesionando e Elano Blumer precisou queimar a primeira alteração, colocando Matheus Galdezani.

Aos 17 minutos, a Locomotiva teve a primeira chance do jogo. Douglas Coutinho ganhou a bola pelo alto e a sobra ficou para Thomaz, que da intermediária, soltou uma bomba. Alex Alves teve dificuldades e espalmou a bola para longe da área.

Mesmo não tendo muita posse de bola, a Ferroviária criou a primeira chance clara de gol. Aos 26 minutos, em cobrança de escanteio, Thomaz cobrou na primeira trave, Douglas Coutinho se antecipou a marcação e cabeceou, mas a bola explode no travessão, para alívio do goleiro Alex Alves, que apenas acompanhou.

Devido ao forte calor que fazia em Araraquara, o árbitro Matheus Delgado Candançan fez a parada para hidratação aos 30 minutos.

Na volta, o Bernô voltou melhor e começou a frequentar mais o campo de ataque, ameaçando a meta grená, mas sem êxito.

A partida foi caindo de produção, com a Ferroviária tentando chegar mais ao ataque, porém sem perigo até a meta adversária, com a defesa se sobressaindo.

Na volta do intervalo, Elano promoveu mais uma alteração na equipe, sendo a estreia do atacante Tailson, que veio por empréstimo junto ao Santos, entrando no lugar de Ytalo.

Mais pegado, o segundo tempo começou faltoso com as equipes não conseguindo produzir ofensivamente. A Ferroviária conseguiu trabalhar melhor a bola, mas a partida logo se equilibrou com o São Bernardo conseguindo marcar a saída de bola grená, tentando chegar mais ao ataque.

Em sua melhor chance na partida, o São Bernardo chegou com perigo aos 23 minutos. Matheus Régis recebeu bola na área e chutou forte para Saulo fazer grande defesa, espalmando para escanteio.

Porém, no minuto seguinte, o Bernô abriu o placar. Justamente na cobrança de escanteio na primeira trave, a bola é desviada de cabeça e explode no travessão, mas ela chega limpa para Rodrigo Souza apenas empurrar para o fundo das redes: 1 a 0.

Tentando dar a resposta, aos 28 minutos, a Locomotiva quase chegou ao empate. Após bate rebate na grande área, a bola sobrou para Tailson chutar, mas acabou indo direto no travessão, com desvio no meio do caminho, saindo em escanteio.

Com a vantagem, o São Bernardo começou a administrar o resultado, com jogadores caindo em campo e também com alterações, uma delas sendo até canceladas pelo técnico Márcio Zanardi.

Já aos 40 minutos, o Bernô quase ampliou. Felipe Douglas recebeu por de trás da linha zaga, invadiu a área e finalizou, a bola desviou em Saulo e Ronaldo Alves chegou para afastar o perigo quase em cima da linha.

Aos 52 minutos, a Ferrinha pressionou e quase empatou. Bernardo fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Matheus Galdezani finalizar, mas a bola passou tirando tinta da trave esquerda de Alex Alves, saindo pela linha de fundo.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PAULISTA 2023 – 6ª RODADA

FERROVIÁRIA 0x1 SÃO BERNARDO
Data/horário: sábado, 4 de fevereiro de 2023, às 16h
Local: estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho e Mauro André de Freitas; 4º árbitro: Paulo César Francisco
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, auxiliado por Fabrício Porfírio de Moura
Público: 1.590 torcedores
Renda: R$ 38.335,00
Cartões amarelos: Pablo Gabriel (aos 5′ do 2T) e Bernardo (aos 49′ do 2T) para a Ferroviária; Matheus Salustiano (aos 16′ do 2T) e Rafael Vaz (aos 32′ do 2T) para o São Bernardo
Gols: Rodrigo Souza (aos 24′ do 2T) para o São Bernardo

Ferroviária – Saulo; Ronaldo Alves, Alisson Cassiano e Léo Santos (Felipe Ferreira, aos 39′ do 2T); Heitor (Bernardo, aos 20′ do 2T), Pablo Gabriel (André Lima, aos 20′ do 2T), Rafael Costa (Matheus Galdezani, aos 15′ do 1T), Thomaz e Kelvyn; Douglas Coutinho e Ytalo (Tailson, intervalo). Técnico: Elano Blumer

São Bernardo – Alex Alves; Jeferson, Romércio, Matheus Salustiano (Bruno Azevedo, aos 30′ do 2T) e Arthur Henrique; Rafael Vaz, Rodrigo Souza e Vitinho (Henrique Loderlo, aos 30′ do 2T); Felipe Marques (Matheus Régis, aos 20′ do 2T), João Carlos (Jhony Douglas, aos 38′ do 2T) e Chrystian Barletta (Felipe Diogo, aos 38′ do 2T). Técnico: Márcop Zanardi