A Ferroviária segue trabalhando para o futuro do futebol feminino. O departamento de captação das Guerreiras Grenás realizou, no último dia 15 de outubro, realizou uma seletiva na cidade de Fernandópolis, envolvendo meninas na faixa etária de 11 a 15 anos de idade. O evento contou com a parceria do Projeto Formiguinhas e ocorreu no Estádio Municipal Claudio Rodante, mais conhecido como “Ninho da Águia”.
Durante o dia, a seletiva teve, em torno, de 60 meninas, e contou com as presenças da captadora Karina Konzen e do avaliador José Rosa.
Além de representantes da cidade de Fernandópolis, também houve atletas de diversas cidades do Estado de São Paulo, tais como: Araçatuba, Palestina, Orindiúva, Ouroeste, São João das Duas Pontes, Monções e Paranaíba, esta do estado de Mato Grosso do Sul.
Nesta primeira fase, foram aprovadas 16 atletas da cidade e região, sendo cinco exclusivamente do Projeto Formiguinhas.
As atletas aprovadas irão até a cidade de Araraquara onde participarão dos treinamentos da segunda fase, ficando uma semana em avaliação juntamente com as demais jogadoras da mesma categoria e também para uma avaliação dos demais membros da comissão técnica. Aquelas que se destacarem, irão se vincular oficialmente ao elenco das categorias de formação do futebol feminino da Ferroviária.
Marcão, idealizador do Projeto Formiguinhas, agradeceu a presença e a parceria com a Ferroviária.
“O Projeto Formiguinhas foi idealizado pelo ex-atleta de futebol Marcão e a psicóloga Neusa Vieira com o objetivo de tirar as crianças da rua e formar cidadãos, associando ao esporte. Não esperávamos o crescimento e a grandeza do projeto, onde atualmente atendemos aproximadamente 180 adolescentes entre várias idades, no gênero feminino e masculino. O projeto é totalmente gratuito, os profissionais são voluntários, e teve a honra de receber a toda poderosa equipe de captação da Ferroviária de Araraquara em nossa cidade, onde tenho certeza que foi um grande impulso para o crescimento e desenvolvimento do futebol feminino na região, marcando a primeira avaliação feminina na história da cidade de Fernandópolis, que além de oportunizar essa experiência as atletas, acrescentamos um chute no preconceito e no machismo, pois essa avaliação provou a capacidade e competência das mulheres. Lugar de mulher é onde elas quiserem”, declarou.
Ainda nesta temporada, o clube realizará mais cinco seletivas, sendo que a última delas acontecerá no dia 26 de novembro, em Araraquara. As próximas seletivas acontecerão em Rio Claro (22/10), Ribeirão Preto (29/10), Maranhão (12 e 13/11) e Florianópolis (19 e 20/11).
Com informações da Ferroviária Futebol SAF