As categorias de base feminina da Ferroviária voltam a campo a partir desta segunda-feira com a Liga de Desenvolvimento de Futebol, com organização e realização da CBF e CONMEBOL, na cidade de Sorocaba, sede da competição.
Pela primeira vez, as Guerreirinhas Grenás foram convidadas e terão a oportunidade de disputar um dos torneios mais importantes de base do país, sendo que os times campeões terão vaga garantida na CONMEBOL Festa Evolução de 2022, considerada a Libertadores das categorias.
Depois de disputar a Copa Nike Sub-17, o elenco Sub-14 das Guerreirinhas finalizaram a preparação para a estreia. A equipe está no Grupo B, com Chapecoense, Internacional e Santos. O primeiro desafio será diante do time catarinense, nesta segunda-feira, às 9h45, no CT 2 de Sorocaba.
“A Liga de Desenvolvimento é uma competição Sub-14 que só as melhores equipes participam e estamos inseridos nisso. Para a Ferroviária e pro clube, tá sendo sempre convidada para estas competições de alto nível”, declarou o técnico Anderson Clayton à TV Ferroviária.
Ele também falou sobre o que espera nesta primeira fase e que as equipes do Sul podem trazer muitas dificuldades.
“Chapecoense e Inter gostam muito de usar força, geralmente mais forte e altas, e estamos trabalhando com referência a isso”, contou.
Já o Sub-16, comandada pela técnica Júlia Passero, também está no Grupo B e terá pela frente Chapecoense, Santos e Vasco. O jogo de estreia será contra as Sereinhas, segunda-feira, às 16h, no CT 2.
“As competições de base são de extrema importância. A gente tem que entender que a atleta tem que ser exposta a um tipo de pressão, árbitro, torcida, com time adversário. O treino claramente não é o suficiente. Entendemos que jogo é treino e treino é jogo, e a competição precisa existir no calendário da categoria de base, para que a atleta possa chegar mais preparadas para a equipe profissional”, contou a treinadora.
Ela também falou sobre o que espera do grupo e ressaltou a dificuldade que será o jogo da estreia diante do Santos, um dos clubes que trabalham bem as categorias de base no país.
“É um grupo bem forte. Temos a participação do Santos no Campeonato Paulista, tem Vasco e Chapecoense. Não vai ser fácil e a nossa estreia vai ser contra o Santos. Costumo dizer para as meninas que é um truco, a primeira é caminhão. Por isso, temos que ganhar este primeiro jogo, mas também deixamos isso como uma forma mais leve, que elas entendam que tem que jogar bola e colocar em prática que a gente treina”, declarou Passero.
Ao todo, serão oito clubes participantes, divididos em dois grupos com quatro em cada. No Sub-14, o Grupo A é composto por Centro Olímpico, Criciúma, Grêmio e Minas Brasília, enquanto no Sub-16 estão Fluminense, Internacional, Palmeiras e São Paulo.
Os dois primeiros de cada grupo avançam para a semifinal, que será disputada em partida única, até que se conheça os campeões de cada categoria da Liga.