Home Destaques

Ferroviária sofre nova virada e é derrotada pelo Santo André pelo Paulistão

Pelo segundo jogo consecutivo, Locomotiva abre o placar e sofre virada do Ramalhão na reta final do segundo tempo

90
Crédito: Tiago Pavini/Ferroviária SAF

Na noite deste domingo (22), a Ferroviária sofreu uma nova virada e foi derrotada em casa, desta vez para o Santo André, por 2 a 1, em partida disputada na Fonte Luminosa, pela terceira rodada do Paulistão 2023.

A Locomotiva abriu o placar na primeira etapa com Ytalo. Porém, no segundo tempo, o Ramalhão empatou com o ex-afeano Dudu Vieira e, aos 47 minutos, Paulo Sérgio decretou a virada no placar.

No primeiro tempo, o Santo André ainda desperdiçou uma penalidade pelo atacante Pablo, que chutou para fora.

Quando a partida apontava 1 a 1, o zagueiro Ronaldo Alves acabou sendo expulso e deixou a Ferrinha numericamente inferiorizada em boa parte do segundo tempo.

Este foi o segundo revés consecutivo jogando na Fonte Luminosa e a equipe dorme novamente na terceira colocação do Grupo C com três pontos.

Agora, a Ferroviária terá uma sequência de dois jogos fora de casa. A primeira delas será diante do Red Bull Bragantino, quarta-feira (25), às 19h, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. Em seguida, enfrentará o Santos, sábado (28), às 18h30, no estádio do Canindé, em São Paulo.

Já o Santo André terá pela frente o Botafogo, também na próxima quarta-feira, às 20h30, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André.

O JOGO

A Ferroviária veio com três alterações em relação a derrota para o São Paulo, com Ronaldo Alves ganhando oportunidade no sistema defensivo. Já o lateral-esquerdo Sanchez não teve condições de jogo e Tito ganhou novamente oportunidade na equipe titular. No ataque, Matheus Lucas ganhou vaga.

Já com a bola rolando, a Locomotiva tentou trabalhar pelos lados do campo, com Heitor e Tito, mas foram brecados pela forte marcação do Ramalhão.

A equipe visitante se defendia para conseguir encaixar o contra-ataque. Em uma das subidas ao ataque, Dudu Vieira recebeu na entrada da área e arriscou chute, mas a bola subiu e passou por cima da trave de Saulo.

Em jogo bastante equilibrado, foi a Ferroviária quem chegou com perigo aos 19 minutos. Em lançamento pela direita, Álvaro serve para Heitor, que cruzou a bola na área na cabeça de Matheus Lucas. O atacante cabeceou, mas a bola resvalou na zaga e saiu por cima do gol de Lucas Frigeri, em escanteio.

Porém, foi o Santo André chegou e quase abriu o placar. Aos 28 minutos, Pablo cobrou escanteio, a zaga afeana afastou, mas Gerson Magrão pegou de bate pronto e a bola explodiu no travessão de Saulo e saiu pela linha de fundo. Seria um golaço na Fonte.

Já aos 36 minutos, em lance de mais sorte do que juízo, a Ferroviária conseguiu abriu o placar. Em boa trama no campo de ataque, John Kennedy buscou tabela com Ytalo, o zagueiro Matheus Mancini foi afastar a bola, mas ela bateu em Ytalo e foi no canto direito de Lucas Frigeri, que nada pôde fazer: 1 a 0.

Porém, aos 47 minutos, o Santo André teve uma grande oportunidade de empatar o jogo. Em levantamento feito na área, Ronaldo Alves divide com Gabriel Talhari pelo alto e a arbitragem vê uma cotevelada do zagueiro no atacante. Por isso, marcou penalidade no lance.

Depois de muita reclamação, Pablo partiu para a cobrança, mas a bola subiu e passou longe da meta do goleiro Saulo, quase acertando a arquibancada do gol de fundo da Fonte.

Na volta do intervalo, a partida iniciou equilibrada, mas o Santo André conseguiu chegar ao empate. Aos seis minutos, em cruzamento da direita, Gabriel Talhari divide a bola com o goleiro Saulo na pequena área, mas ela sobra com Dudu Vieira, que chega batendo, mandando a bola para o fundo das redes: 1 a 1.

Após ter sofrido o gol, a Locomotiva teve dificuldades para chegar até o campo de ataque. O treinador promoveu duas alterações, colocando Thomaz e Bernardo, tirando Pablo Gabriel e Tito.

Já aos 15 minutos, Munhoz precisou queimar mais uma alteração, desta vez por lesão. O atacante Matheus Lucas, após dividida, acabou sentindo a virilha e precisou deixar o gramado. Em seu lugar, Douglas Coutinho ganhou oportunidade.

Aos 19 minutos, a situação da Ferroviária se complicou numericamente. Em lance no meio de campo, Ronaldo Alves acabou cometendo falta e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso.

Tentando aproveitar a vantagem, o Ramalhão chegou com perigo aos 21 minutos. Em cruzamento na área, Nenê Bonilha sobe e cabeceia, mas a bola vai no meio do gol para Saulo fazer a defesa.

Não querendo se intimidar, a Ferroviária chegou no ataque aos 33 minutos. Thomaz recebe bola na entrada da área e chuta forte, mas a bola sai por cima do gol defendido por Lucas Frigeri.

Com as equipes diminuindo o ritmo de intensidade, o Santo André foi tentando manter mais a posse de bola e chegou com perigo. Aos 41 minutos, após bobeada da zaga, Ricardo Luz pega a sobra quase na pequena área e chutou forte. A bola passou perto, mas saiu por cima gol.

Em falta perigosa aos 44 minutos, a Ferrinha quase chegou ao segundo gol. Rafae Costa chutou por cima da barreira e Lucas Frigeri se esticou todo para espalmar a bola em escanteio.

O árbitro Guilherme Nunes de Santana marcou nove minutos de acréscimos e a Ferroviária, mesmo com um a mais, tentou chegar ao gol. Aos 47 minutos, Douglas Coutinho encheu a cara da bola e ela passou a esquerda do gol de Lucas Frigeri.

Porém no minuto seguinte, o Ramalhão chegou ao gol da virada. José Hugo fez jogada pela direita e cruzou na pequena área para Paulo Sérgio empurrar a bola para o fundo das redes: 2 a 1.

CAMPEONATO PAULISTA 2023 – TERCEIRA RODADA

FERROVIÁRIA 1×2 SANTO ANDRÉ
Data/horário: domingo, 22 de janeiro de 2023, às 20h30
Local: Fonte Luminosa, em Araraquara
Arbitragem: Guilherme Nunes de Santana, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Amanda Pinto Matias, 4º árbitro: Rodrigo Gomes Paes Domingues
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, auxiliado por Leonardo Augusto Villa
Público: 1.152 presentes
Renda: R$ 27.990
Cartões amarelos: Tito (aos 39′ do 1T), Saulo (aos 41′ do 1T), Ronaldo Alves (aos 45′ do 1T), Heitor (aos 34′ do 2T) para a Ferroviária; Pablo (aos 30′ do 1T), Matheus Mancini (aos 43′ do 2T) para o Santo André
Cartão vermelho: Ronaldo Alves (aos 19′ do 2T) para a Ferroviária
Gols: Ytalo (aos 36′ do 1T) para a Ferroviária; Dudu Vieira (aos 6′ do 2T), Paulo Sérgio (aos 48′ do 2T) para o Santo André

Ferroviária – Saulo; Heitor, Ronaldo Alves, Léo Santos e Tito (Bernardo, aos 12′ do 2T); Pablo Gabriel (Thomas, aos 12′ do 2T), Rafael Costa e Álvaro (Felipe Ferreira, aos 22′ do 2T); John Kennedy, Ytalo (Augusto, aos 22′ do 2T) e Matheus Lucas (Douglas Coutinho, aos 15′ do 2T). Técnico: Vinícius Munhoz

Santo André – Lucas Frigeri; Ricardo Luz, Rodolfo Filemon, Matheus Mancini e Romário; Marthã, Dudu Vieira (Claudinho (aos 35′ do 2T), Pablo (Will Viana, aos 24′ do 2T) e Gerson Magrão (Nenê Bonilha, aos 17′ do 2T); Gabriel Taliari (Paulo Sérgio, aos 35′ do 2T) e Léo Ceará (José Hugo, aos 24′ do 2T). Técnico: Vinícius Bergantin