Home Destaques

Ferroviária vence a Liga Vallecaucana nos pênaltis e sagra-se campeã da Libertadores Feminina Sub-16

Time colombiano teve três chances nas penalidades para ficar com o título, Guerreirinhas Grenás conseguem virada incrível e entram para a história do continente

152
Crédito: CONMEBOL

Foi com muita emoção, mas o futebol feminino da Ferroviária conquistou o título da CONMEBOL Fiesta Evolución Sub-16, a Libertadores da categoria.

Na tarde deste domingo (19), as Guerreirinhas Grenás venceram a Liga Vallecaucana-COL, nos pênaltis, por 4 a 3, após empatarem por 1 a 1 no tempo normal.

Com a bola rolando, Rhaissa fez para o time araraquarense, enquanto Andrea Giraldo fez para as colombianas.

Já nas cobranças de pênaltis, o placar chegou a apontar 3 a 1 para a Vallecaucana, tendo a oportunidade de sacramentar o título, mas com três erros seguidos, as Guerreirinhas conseguiram virar o placar já nas alternadas e faturaram o título inédito.

Além da conquista, a Ferroviária foi o primeiro clube do continente a conquistou títulos na base e no profissional em torneios promovidos pela CONMEBOL no futebol feminino.

Na artilharia, a atacante Rhaissa foi a principal goleadora, marcando nove gols em seis jogos disputados.

O clube grená também garantiu participação na Copa Disney, torneio que acontecerá em Orlando, na Flórida, com data a ser definida.

O JOGO

Em jogo bastante equilibrado, as Guerreirinhas Grenás conseguiram criar a primeira chance de gol aos 18 minutos. Rhaissa recebeu bola dentro da grande área e bateu forte, a bola passou pela goleira Dominguez, mas acertou caprichosamente o pé da trave.

De tanto insistir, a Ferroviária conseguiu abrir o placar aos 34 minutos. Fernando cobrou falta na área, Naty Vendito dominou, mas foi derrubada. A arbitragem flagrou penalidade no lance. Na cobrança, Rhaissa bateu forte, no meio do gol, para fazer 1 a 0.

Logo no início da segunda etapa, a Ferrinha quase ampliou novamente com Rhaissa, em chute cruzado de dentro da área, mas a goleira Dominguez fez a defesa.

Porém aos cinco, a Vallecaucana conseguiu alcançar o empate. Após cruzamento na área, Andrea Giraldo domina livre de marcação e bate na saída de Leilane para estufar as redes: 1 a 1.

Tentando sair mais para o jogo, as Guerreirinhas tiveram muitas dificuldades no decorrer da partida, mas chegaram com perigo. Aos 19, Naty Vendito escapa no campo de ataque e tenta o toque por cima da goleira Dominguez, mas a bola passa longe do gol, desperdiçando ótima chance.

Já aos 30 minutos, o time araraquarense quase ficou novamente a frente do placar. Aninha deu bom passe para Rhaissa no comando de ataque, entrou na área, mas a finalização parou em cima de Dominguez.

Com o empate persistindo até aos 38 minutos, a partida se encaminhou para as cobranças de penalidades no estádio da CONMEBOL.

As colombianas iniciaram a série e Quintero abriu o placar, batendo no canto direito de Leilane. Pelos lados da Ferrinha, Geovanna bateu no canto esquerdo, mas Dominguez fez a defesa.

Na segunda cobrança, Arboleda bateu no canto direito, Leilane encostou na bola, mas não evitou: 2 a 0. Já o time grená, Grazy também bateu no canto direito e fez o primeiro: 2 a 1.

Abrindo a terceira cobrança, Sules bateu no ângulo esquerdo, Leilane acertou o lado, mas não evitou: 3 a 1. Novamente, a goleira Dominguez se destacou e pegou a cobrança de Fernanda.

Na quarta cobrança, Obregon bateu, mas acertou o travessão, trazendo uma nova esperança grená na disputa. Já a Ferrinha, conseguiu diminuir com Rhaissa: 3 a 2.

Já na última cobrança colombiana, Mosquera cobrou, mas acertou o pé da trave esquerda de Leilane e a bola se perdeu pela linha de fundo. Pelo lado grená, Aninha converte e deixa tudo igual: 3 a 3.

Nas alternadas, Camila Giraldo bateu no ângulo, mas a bola tocou no travessão e em cima da linha, errando o alvo.

Foi nos pés de Naty Vendito que saiu o gol que decretou o primeiro título continental das categorias de base do futebol feminino da Ferroviária.

FICHA TÉCNICA

CONMEBOL FIESTA EVOLUCIÓN SUB-16 FEMININA – FINAL

LIGA VALLECAUCANA-COL 1(3)x(4)1 FERROVIÁRIA
Data/horário: domingo, 19 de junho de 2022, às 16h (Brasília)
Local: estádio da CONMEBOL, em Luque, na Grande Assunção/PAR
Arbitragem: Gabriela Analia Arce Aquino (PAR), auxiliada por Rossana Mabel Salinas Garcia (PAR) e Liz Pereira Ortiz (PAR); 4ª árbira: Fany Raquel Martinez Rolon (PAR)
Cartões amarelos: Olaya Obregon, Velasquez (Vallecaucana); Luana Gusmão, Anita, Samara (Ferroviária)
Gols: Andrea Giraldo (aos 5′ do 2T) para a Vallecaucana; Rhaissa (aos 34′ do 1T) para a Ferroviária

Liga Vallecaucana – Jimena Dominguez; Mosquera, Tamy Rosero, Camila Giraldo e Olaya Obregon; Noguera, Andrea Giraldo, Tatiana Velasquez e Natalia Sules; Vanegas e Quintero. Técnico Henry Parra Aguilon

Ferroviária – Leilane; Luana Gusmão, Grazy, Fogaça e Anita; Fernanda, Pepê (Samara) e Naty Vendito; Duda Frazão (Aninha), Rhaissa e Geovanna. Técnico: Julia Passero