Na noite desta quinta-feira (13), a Ferroviária estreou com vitória dentro da Libertadores Feminina. Em jogo que atrasou por conta da forte chuva que caiu em Quito, a equipe venceu por 1 a 0, em partida disputada no estádio Banco Guayaquil, pela primeira rodada.
As Guerreiras Grenás começaram a partida mantendo mais a posse de bola e teve a primeira chegada no ataque com a volante Luana, em chute de longa distância, para defesa de Vera.
Porém, não demorou muito e a equipe araraquarense conseguiu abrir o placar aos 13 minutos. Vera repôs a bola em jogo errada e a bola foi interceptada por Laryh, que viu a goleira adiantada e bateu de longe, encobrindo-a e viu a bola estufar as redes.
Durante todo o primeiro tempo, a Ferrinha soube controlar mais a bola e criou outras duas oportunidades em que poderia ter ampliado, em cabeceios de Luana e Laryh na pequena área, e outro em boa trama entre Laryh e Eudimilla, que culminou em finalização a direita do gol, tirando tinta da trave.
Na segunda etapa, a treinadora Jéssica de Lima promoveu uma alteração na equipe, colocando Carol Tavares no lugar da Eudimilla. Logo em seu primeiro lance, quase ampliou o placar em chute de dentro da área, mas a bola passou perto do gol, saindo pela linha de fundo.
Com o passar do tempo, a Ferrinha começou a recuar e Luciana se destacou, fazendo duas grandes defesas, evitando os gols da equipe da casa. Já no ataque, o time desperdiçou diversas chances para “matar o jogo” e passou sufoco, mas soube se segurar para sair com a vitória.
A atacante Laryh foi eleita a craque da partida pela CONMEBOL e recebeu troféu da entidade logo após a partida.
O resultado levou o time grená aos três pontos ao lado do Boca Juniors. O time argentino venceu o Defensor Sporting-URU por 2 a 0 e está a frente por conta do saldo de gols.
Na próxima rodada, a Ferroviária enfrentará o Defensor Sporting, domingo (16), às 19h15 (Brasília), novamente no estádio Banco Guayaquil, em Quito.
FICHA TÉCNICA
LIBERTADORES FEMININA – GRUPO B – 1ª RODADA
CLUB ÑAÑAS 0x1 FERROVIÁRIA
Data/horário: quinta-feira, 13 de outubro de 2022, às 21h30
Local: estádio Banco Guayaquil, em Quito, Equador
Arbitragem: Adriana Farfan (BOL), auxiliada por Liliana Bejarano (BOL) e Ines Choque (BOL); 4ª árbitra: Maria Belen Carvajal (CHI)
Cartões amarelos: Daiane, Amanda, Vanessa Cataneo, Mylena Carioca (Ferroviária)
Gols: Laryh (aos 13′ do 1T) para a Ferroviária
Club Ñañas – Andrea Vera; Analiz Zambrano, Mayerly Rodríguez, Jessy Caicedo e Dayanna Díaz (Enyer Higuera); Marcela Quiñónez, Lucía Zarza (Nelly Córdoba) e Maireth Pérez; Ámbar Torres (Lisseth Moreno), María Bravo e Karen Páez. Técnico: Francisco Ramírez
Ferroviária – Luciana; Daiane, Géssica, Camila e Barrinha; Luana (Nicoly), Ingryd e Rafa Mineira (Amanda); Eudimilla (Carol Tavares), Laryh (Ana Alice) e Mylena Carioca. Técnica: Jéssica de Lima