Home Destaques

Fora de casa, Ferroviária empata com o Santos

Em estreia de Elano Blumer, Locomotiva abre o placar, mas sofre gol de empate no segundo tempo e volta a pontuar no Paulistão

72
Crédito: Raul Baretta / Santos FC

Na noite deste sábado (28), a Ferroviária enfrentou o Santos e empatou em 1 a 1, em partida disputada no estádio do Canindé, pela quinta rodada do Paulistão 2023.

A Locomotiva abriu o placar na reta final da primeira etapa em pênalti convertido por John Kennedy. No segundo tempo, o Peixe voltou pressionando e chegou a igualdade, em cabeceio de Mendoza.

Durante todo o segundo tempo, a Ferrinha criou poucas oportunidades, mas soube suportar a pressão santista fora de casa.

A partida marcou a estreia do técnico Elano Blumer no comando técnico grená e a equipe voltou a pontuar dentro da competição, chegando a quatro pontos ganhos.

Com o resultado, a Ferroviária permanece na terceira colocação do Grupo C, enquanto o Santos sobe para o segundo lugar do Grupo A, com seis pontos.

Na próxima rodada, a Ferroviária volta a jogar em Araraquara e enfrentará o São Bernardo, sábado (4/2), às 16h, na Fonte Luminosa. Já o Santos fará clássico diante do Palmeiras, também no sábado, às 18h30, no estádio do Morumbi.

O JOGO

A Ferroviária de Elano Blumer entrou a campo com uma formação diferente, partindo para o 3-5-2 e promovendo a estreia do lateral-esquerdo Kelvyn, que foi anunciado na sexta-feira (27), e já foi para campo.

Em jogo equilibrado nos primeiros minutos, o Santos criou a primeira oportunidade aos sete minutos. Em jogada pela direita, Mendoza recebeu aberto e cruzou fechado, a bola passa por todo área e quase morre no canto esquerdo de Saulo, mas se perdeu pela linha de fundo.

Com maior volume de jogo, o Peixe não dava chances e encurralou a locomotiva no seu campo de defesa e buscava o gol inaugural no Canindé, mas não conseguia ser efetiva no setor ofensivo.

A partida seguia sob controle santista, enquanto a equipe grená tentava se aproveitar do erro do adversário para contra-atacar, mas se êxito.

Já aos 25 minutos, o alvinegro quase abriu o placar. Após cobrança de falta na área, a zaga afeana afastou o perigo, mas a sobra ficou com Soteldo que, livre de marcação, bateu colocado de fora da área precisou se esticar todo para espalmar a bola em escanteio.

No minuto seguinte, o goleiro grená precisou trabalhar novamente, desta vez em finalização de Mendoza dentro da área, precisando espalmar a bola para tiro de canto.

Aos 35, o time santista chegou com perigo novamente. Marcos Leonardo ganha no corpo de Pablo Gabriel, domina a bola e chuta de fora da área. Ela passa por cima do gol, levando perigo para Saulo, que apenas acompanhou.

Dois minutos depois, a Ferroviária conseguiu chegar pela primeira vez ao campo de ataque. Em boa jogada pela direita, Heitor dá belo drible em Lucas Pires e cruza, John Kennedy passa pela bola e deixa para Rafael Costa bater de primeira, mas a bola sobe muito e passa sobre a meta defendida por João Paulo.

Aos 44, a Ferrinha mais uma vez ao ataque. Em cruzamento da esquerda, a bola chega até Rafael Costa dentro da grande e emenda uma bicicleta, mas a bola passa por cima do gol de João Paulo.

Nos acréscimos da primeira etapa, a Ferroviária conseguiu abriu placar. Aos 49, John Kennedy foi derrubado por Sandry dentro da grande área e o árbitro marcou penalidade no lance. O camisa 7 pegou a bola e cobrou no canto direito de João Paulo para balançar as redes: 1 a 0.

Atacante John Kennedy marcou o seu quarto gol no Paulistão – Crédito: Bob Paulino/Ag. Paulistão

Já na volta do intervalo, a Ferroviária chegou com perigo e por pouco não ampliou. Aos cinco minutos, John Kennedy faz grande jogada, dribla Bauermann e cruza na área, mas Messias se antecipa a Ytalo e consegue afastar de cabeça.

No minuto seguinte, o Peixe tentou responder. Em bola levantada na área, Saulo acaba soltando e, após bate rebate, Marcos Leonardo finalizou, mas a bola bate na zaga afeana e sai em escanteio.

Melhor na partida, o Santos conseguiu chegar ao gol de empate. Aos 15 minutos, em boa jogada de Dodi dentro da grande área, o meio-campista cruza na área para Mendoza mergulhar livre e cabecear a bola para o fundo das redes: 1 a 1.

Tentando suportar a pressão santista, a Ferrinha tentou responder e chegou com perigo. Aos 19, John Kennedy recebe livre de marcação na entrada da área e finaliza forte. A bola passa muito perto do gol e saiu a direita de João Paulo.

Aos 23, o Santos respondeu. Dodi bate forte da entrada da área e Saulo se estica todo para poder espalmar a bola em escanteio.

Com o passar do tempo, os treinadores começaram a fazer alterações, seja por cansaço ou por alteração no esquema tático, mas a equipe santista começou a ser predominante na reta final e a Locomotiva foi se segurando já se contentando com o empate fora de casa.

Já aos 46 minutos, em lance incrível, o Santos quase virou o placar. Em cobrança de escanteio, Saulo sai mal do gol, a bola bate em Bauermnan, mas Bernardo tira de cima da linha e, em nova tentativa, foi a vez de Alisson Cassiano cabecear e tirar a bola novamente em cima da linha.

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO PAULISTA 2023 – 5ª RODADA

SANTOS 1×1 FERROVIÁRIA
Data/horário: sábado, 28 de janeiro de 2023, às 18h30
Local: estádio do Canindé, em São Paulo
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza, que será auxiliado por Alex Ang Ribeiro e Ítalo Magno de Paula Andrade; 4º árbitro: Ilbert Estevam Garcia
VAR: Adriano de Assis Miranda, auxiliado por Herman Brumel Vani
Público: 11.573 presentes
Renda: R$ 536.355,00
Cartões amarelos: Marcos Leonardo (aos 48′ do 1T), Soteldo (aos 35′ do 2T), Odair Hellmann (aos 50′ do 2T) para o Santos; Léo Santos (aos 39′ do 1T), John Kennedy (aos 49′ do 1T), Pablo Gabriel (aos 6′ do 2T), Rafael Costa (aos 26′ do 2T), Matheus Galdezani (aos 45′ do 2T) para a Ferroviária
Gols: Mendoza (aos 15′ do 2T) para o Santos; John Kennedy (aos 49′ do 1T) para a Ferroviária

Santos – João Paulo; João Lucas (Nathan, aos 11′ do 2T), Messias, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Dodi, Sandry (Rwan Seco, aos 11′ do 2T), Carabajal e Soteldo (Ângelo, aos 37′ do 2T); Marcos Leonardo e Mendoza (Lucas Braga, aos 35′ do 2T); Técnico: Odair Hellmann

Ferroviária – Santos; Ronaldo Alves, Alisson Cassiano e Léo Santos (Augusto, aos 11′ do 2T); Heitor, Pablo Gabriel, Rafael Costa, Thomaz (Álvaro, aos 20′ do 2T) e Kelvyn; John Kennedy (Bernardo, aos 30′ do 2T) e Ytalo (Matheus Galdezani, aos 30′ do 2T). Técnico: Elano Blumer