Home Destaques

Há 70 anos, a Ferroviária realizava primeira viagem de avião

Fato aconteceu no dia 1º de março de 1953, quando a delegação grená foi até Marília enfrentar o São Bento pelo Campeonato Paulista da Segunda Divisão

189
O desembarque da Ferroviária para enfrentar o São Bento de Marília, em 1953 - Crédito: Museu do Futebol e Esportes de Araraquara

Foram cerca de 40 minutos, mas que fizeram parte da história. No dia 1º de março, a Ferroviária completou 70 anos da primeira viagem feita de avião, um marco para um clube que estava prestes a completar apenas três anos de vida em 1953 – faz aniversário no dia 12 de abril.

No tempo em que era enriquecida pela Estrada de Ferro Araraquara (EFA), foi proporcionado este momento em que a equipe estava em meio a disputa do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1952 – equivalente a Série A2 na época.

Para que o torcedor possa entender, o Paulista da Segunda Divisão teve início em 1952 e o  término em 1953. O calendário era semelhante ao que vemos no cenário europeu, mas é claro que sem as disputas de nível nacional naquela época.

O torneio era inchado com incríveis 45 equipes participantes e apenas uma – o campeão – tinha o direito do acesso à elite paulista.

Na primeira fase, que começou a ser disputada em agosto de 1952, as equipes foram divididas em cinco regiões e apenas os dois melhores de cada uma delas avançavam à segunda fase, para o chamado “Torneio dos Finalistas”.

A Locomotiva fez brilhante campanha e terminou na liderança da Terceira Região com 33 pontos, a frente do Botafogo de Ribeirão Preto, ficando na segunda colocação com 30.

Na segunda fase, a equipe grená ficou no Grupo 2, com Bragantino, Garça e São Paulo de Araçatuba. O outro clube da chave era a Associação Atlética São Bento, de Marília, instituição de 1928 e uma das mais tradicionais da região oeste do estado de São Paulo.

Foi neste jogo em que a delegação grená criou o cenário perfeito para ir até a cidade de Marília, através de um avião da Cruzeiro do Sul, empresa fundada em 1927, no Rio de Janeiro, e teve as suas atividades encerradas em 1993.

Com a bola rolando, a Ferroviária empatou em 3 a 3, com gols marcados por Luiz, Vaguinho e Omar a favor do escrete grená. A igualdade não foi de todo ruim, até porque teria o jogo da volta, sendo realizado no dia 4 de abril, com goleada imposta pelo time araraquarense por 4 a 1, na Fonte Luminosa.

Apesar da grande campanha, não foi nesta ocasião em que a Ferroviária conseguiu o seu primeiro acesso ao Paulistão. Na decisão, disputada no dia 31 de maio de 53, em que envolveu o Linense, no estádio do Pacaembu, a Locomotiva acabou sendo derrotada por 3 a 0. O primeiro acesso viria em 1955.

Com informações do Museu do Futebol e Esportes de Araraquara, RSSSF e Ferroviária Em Campo