Em meio a formação do elenco para a disputa do Paulistão, a Ferroviária definiu o futuro de atletas que foram emprestados no segundo semestre logo após a eliminação precoce no Brasileiro da Série D.
Mesmo enxugando a folha salarial por conta da inatividade no restante deste ano, ficaram definida as saídas do goleiro Jefferson Paulino e dos zagueiros Léo Silva e Carlão.
Paulino deverá firmar vínculo em definitivo com o Ituano, enquanto Léo Silva defenderá o São Bento na disputa do Paulistão.
Outros atletas que também estavam emprestados, os laterais-direito Bernardo (Ponte Preta) e Jeferson (Londrina), Thomaz (Náutico), e os atacantes Hygor (Criciúma) e Júlio Vitor (Náutico), seguem com situações indefinidas.
Até o momento, a Locomotiva não divulgou oficialmente reforços para a disputa do Paulistão. O goleiro Saulo (ex-Chapecoense), o zagueiro Augusto (ex-Londrina), o lateral-esquerdo Tito (ex-Inter de Limeira) e o atacante João Veras (ex-Portimonense-POR) estão próximos de um acerto com o clube.
O lateral-esquerdo Sánchez (Vitória-BA) e o meia Álvaro (Brusque-SC), também são pautados pela diretoria grená.
No Paulistão 2023, a Ferroviária está no Grupo C, ao lado de Corinthians, Ituano e São Bento. A estreia será diante do Água Santa, prevista para o dia 15 de janeiro.